quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Segundo Aesa, chuvas no Sertão da Paraíba só se darão início no mês de março



Sete municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos registraram uma quantidade de chuvas acima da média no mês passado, considerado um dos mais quentes do ano. Foram 904,3 milímetros (mm) de água, quando a média histórica é de 100 mm, em alguns municípios.

Apesar de ter aliviado um pouco a sensação de calor nos dias de chuvas, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que o período chuvoso na região só começa em março e até lá, a temperatura pode chegar até 37ºC.

Os municípios que registraram um índice pluviométrico acima da média foram: Cacimba de Areia, com 179,4 mm; seguida de Desterro, 149,9 mm; Livramento, 140,4 mm; Lastro, com 125 mm; Coremas, que registrou 104,8 mm e; Patos e São Francisco, com 102,4 mm, cada um.

Os dados foram coletados pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, mas de acordo com a meteorologista Carmen Becker, apesar dos altos índices registrados principalmente nas duas últimas semanas de janeiro, a expectativa é que haja uma diminuição das precipitações nos próximos dias.

“De acordo com a previsão para o primeiro trimestre deste ano, as chuvas no Sertão só começarão no final de fevereiro para início de março, se estendendo até abril. Por enquanto podem ocorrer chuvas esparsas, mas são situações isoladas”, disse.

Por este motivo, a especialista afirmou que é aconselhável que os agricultores se programem de acordo com a previsão, para o início do plantio.

Ela explicou que o problema da seca no ano passado não foi maior do que a registrada em 1998, mas foi muito significativa por causa da escassez de chuvas, principalmente no período de inverno de muitas regiões paraibanas, atingindo assim pessoas que vivem da agricultura para sobreviver. “Daqui até o início da próxima semana não deveremos ter grandes chuvas no Sertão.

No Litoral, Brejo e Agreste podem ocorrer chuvas esparsas.

Lembrando que o período mais chuvoso destas três últimas regiões só começa em abril”, ressaltou Becker.

Segundo ela, a previsão para este mês continuará a mesma, com altas temperaturas e chuvas esparsas, mas a expectativa é que na região sertaneja, o período de chuvas comece ainda no final do mês. Para os próximos dias, a temperatura para o Sertão é de máxima de 37ºC e mínima de 22ºC; para o Alto Sertão, a temperatura varia entre 36ºC e 22ºC; no Cariri/Curimataú, a variação é de 35ºC a 21ºC; no Brejo, a previsão é de máxima de 30ºC e mínima de 20ºC; no Agreste, fica entre 32ºC e 21ºC; e Litoral, entre 25ºC e 30ºC, sendo que nesta região poderão ocorrer chuvas ocasionais.

Aesa

OAB/PB solicita do TJ-PB reforma do Fórum de Sousa e juiz em Itaporanga

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, Odon Bezerra, realizou uma visita institucional à presidenta do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra, nesta terça-feira (5). Também estiveram presentes os presidentes da Subseção Sousa, Lincon Bezerra de Abrantes e da Subseção Itaporanga, Francisco Miguel da Silva Filho e o conselheiro federal, Wilson Belchior. O objetivo foi apresentar e reforçar alguns pleitos dos advogados que vivem e trabalham no Sertão do Estado.

“A OAB tem deposita muita esperança em sua gestão”, com essas palavras, o presidente Odon Bezerra solicitou providências por parte do Poder Judiciário e destacou questões como a reforma urgente no prédio do Fórum de Sousa, a necessidade de mutirões para julgamento de processos nos juizados especiais e a designação de juízes para a Comarca de Itaporanga.

“É sempre motivo de satisfação receber os dirigentes da OAB do nosso Estado. Mais do que isso, escutamos suas demandas, as quais julgamos justas, mas precisamos de tempo para dar uma resposta”, comentou a presidenta do TJ-PB, Fátima Bezerra. Ao fim do encontro, ela afirmou também que irá determinar o início da reforma do Fórum de Sousa e ainda garantiu que até o mês de março haverá a nomeação de juiz para Comarca de Itaporanga.

Na ocasião, o conselheiro federal Wilson Belchior sugeriu que uma nova reunião seja realizada entre a OAB e o TJ-PB dentro de um prazo de 100 dias. A intenção é discutir quais pleitos foram atendidos durante este período, bem como apresentar outras questões de interesse da advocacia paraibana.
Ascom

Prefeito André Gadelha visita núcleos para solucionar problemas de abastecimento d’água

 
_DSC0953.JPG
 
O Prefeito André Gadelha esteve na manhã de hoje (06), reunido com a população dos núcleos habitacionais II e III com o intuito de solucionar os problemas relacionados com a constante falta d’água naquelas comunidades. Junto à sua comitiva estavam lideranças políticas, assessores e o Diretor do DAESA, Marcelo Elias.
 
Durante a visita, André Gadelha pode constatar - in loco – a dificuldade enfrentada pelas famílias que residem nos núcleos e assumiu o compromisso de viabilizar todas as ferramentas do seu governo para resolver definitivamente o problema.
 
A falta d’água que a população dos núcleos e o perímetro de São Gonçalo enfrentam, não é de hoje. É uma seqüela deixada por sucessivos governos por falta de investimento no departamento de água e saneamento do município através de novos e modernos equipamentos e que ultimamente tomou outras proporções em conseqüência da forte estiagem no semi-árido nordestino, sobretudo na região da grande Sousa.
 
O Prefeito André Gadelha já determinou a aquisição de novos hidrômetros e melhoramentos na estrutura do DAESA para oferecer um serviço de qualidade, não só no perímetro irrigado, mas em toda a cidade, uma vez que a população merece tratamento digno e humano, como é a filosofia do seu governo.
Ascom

BNB lança edital de seleção para compor programação dos seus centros culturais em 2013 e 2014


Fortaleza, 7 de fevereiro de 2013 – O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o período de julho de 2013 a junho de 2014.
 
Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – Juazeiro do Norte – fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (83) 3522.2980) realizarão quatro oficinas, no período de 16 a 28 deste mês. Serão ministradas duas oficinas em Juazeiro do Norte (dias 16, sábado, às 15h; e 26, terça-feira, às 19h) e Sousa (dias 16, sábado, às 14h; e 28, quinta-feira, às 19h).
 
Os interessados devem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, atividades infantis e música. O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estarão disponíveis em formato eletrônico, a partir do dia 18 (segunda-feira), no portal do Centro Cultural Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura), para download.
 
Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as duas unidades do CCBNB. As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta devidamente preenchido e enviado eletronicamente para o endereço de e-mail programacao@bnb.gov.br. Os anexos obrigatórios para a análise das propostas (vídeos, músicas, textos) deverão estar citados no formulário-proposta de inscrição, com seus respectivos links de consulta na Internet.
 
O BNB receberá propostas de 18 de fevereiro a 15 de março, e o resultado da seleção será divulgado no dia 08 de maio, pela Internet, no portal do BNB (www.bnb.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
Critérios
O gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, destaca que serão selecionadas, prioritariamente, propostas que façam uma “reflexão crítica sobre os desenvolvimentos contemporâneos da Arte”.
 
A comissão de seleção será composta por profissionais do Banco do Nordeste de notória competência e experiência em cada área cultural, sendo a mesma indicada e coordenada pelo Ambiente de Gestão da Cultura, que observará os seguintes critérios: possuir qualidade artística e técnica; promover a formação de plateias; viabilidade físico-financeira; difundir a arte e a cultura regional e universal; priorizar as atividades que estão fora do mercado; e promover a experimentação, reconhecendo também as manifestações artísticas da tradição nordestina, bem como os hibridismos entre essas duas vertentes (inovação/tradição).