segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aníbal Marcolino tira licença e Mikika Leitão reassume mandato na ALPB

Aníbal Marcolino

O deputado estadual Aníbal Marcolino (PSL) tira licença da Assembleia Legislativa de 150 dias, ainda esta semana. Em seu lugar reassume o suplente Mikika Leitão (PSL). Aníbal confirmou a saída na manhã desta segunda-feira (11) e adiantou que, dependendo da conversa com Mikika, pode deixar a ALPB ainda nesta terça (12).

Mikika Leitão já havia assumido a titularidade do mandato, quando Tião Gomes (PSL) tirou licença por 130 dias. Sua chegada na Assembleia Legislativa muda o perfil das bancadas. Ele é da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB) e assume no lugar de um deputado de opsoição.

Segundo o próprio líder da oposição, deputado André Gadelha (PMDB), sem contar com o presidente da ALPB, a situação tem 20 deputados em sua base. Com a chegada de Mikika, o governador passa a ter 21 aliados, contra 14 oposicionistas.

Hermes de Luna

STJ nega liminar e prefeito do Sertão continua sem poder registrar candidatura

O ministro Adilson Vieira Macabu, do Superior Tribunal de Justiça, negou pedido de liminar no Habeas Corpus impetrado pela defesa do prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva (PSDC), que tenta se livrar de pena de condenação do Tribunal de Justiça para disputar a reeleição. A decisão foi publicada no Diário da Justiça.

Ano passado, Vieira foi condenado a quatro anos de reclusão por irregularidades na Prefeitura. O Tribunal substituiu a condenação prisional por pena restritiva de direito.

A defesa do prefeito entrou com liminar no STJ para suspender os efeitos da sentença que lhe tira o direito de registrar candidatura a reeleição por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

Com a rejeição da medida liminar, José Vieira não tem como apresentar os requisitos de elegibilidade previstos pela legislação e deve ter dificuldades para registrar a candidatura e conseguir disputar o seu quarto mandato.


Portal Correio



Apesar da negativa da liminar, a defesa do Prefeito Jose Vieira da Silva aguardará ainda o julgamento do mérito do habeas corpus que ainda não tem data definida.

Com a decisão de hoje, o prefeito Jose Vieira da Silva continua no cargo e sem qualquer penalidade, com a exceção da inelegibilidade, pois, como o prefeito foi condenado por um colegiado, no caso, o Tribunal de Justiça, Zé Vieira continua inelegível para o pleito municipal.

Redação

Governo oferece mais mil vagas para habilitação gratuita na Paraíba

Cerca de 100 mil pessoas já se inscreveram no Programa de Habilitação Social, que oferece Carteira Nacional de Habilitação gratuita para candidatos de baixa renda da Paraíba. A demanda fez com que o governo aumentasse o número de vagas. Nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Comunicação divulgou que estão sendo oferecidas mais mil vagas. O número de beneficiados pelo programa passou de 2 para 3 mil .

As inscrições, iniciadas no dia 21 de maio, seguem até o dia 22 de junho e só podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br.

Podem se candidatar os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal; pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; alunos matriculados na rede pública nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado.

Além dessas pessoas, o projeto também é voltado para quem for liberado do sistema penitenciário, ou que tenham cumprido medida socieoeducativa, e por fim, aos beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Mesmo que o candidato se encaixe em mais de um desses grupos, ele tem que optar por apenas um no ato da inscrição. Os interessados no projeto precisam cumprir algumas exigências, como saber ler e escrever, ter CPF e comprovar que reside na Paraíba.

Depois de inscritos, os candidatos serão chamados para comprovar as informações do cadastro, entre os dias 18 de junho e 6 de julho, explicou o diretor superintendente do Detran PB, Rodrigo Carvalho. Caso seja identificado que houve algum tipo de fraude, mesmo após o fim do curso, o cidadão terá a CNH cancelada automaticamente.

Os selecionados começarão a fazer os exames de saúde e psicotécnico no dia 9 de julho e passam a assistir as aulas teóricas e práticas no dia 23. Quem for reprovado, ou faltar com motivo justificado em algum dos exames, poderá renová-los por duas vezes sem custos. A tolerância para reprovação ou falta, também justificadas, para os exames teóricos e práticos é de até cinco vezes.

Já quem abandonar o processo após a realização de qualquer exame ou não concluir em 12 meses, fica impossibilitado de participar do programa pelo prazo de dois anos. Além da primeira habilitação, o programa também permite a adição de categoria A ou B e também a mudança para C, D ou E. Do total de vagas oferecidas, 80% são destinadas a novos condutores e 20% para adição ou mudança.



SECOM

Tyrone, Lindolfo, João Estrela e Johana reforçam pacto de união e pré-candidato único sai esta semana


Uma reunião que envolveu o prefeito Fábio Tyrone (PTB), o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), o ex-prefeito João Estrela (PDT), a vice-prefeita Johana Estrela (PDT) e mais sete vereadores da câmara municipal de Sousa reafirmou a união do bloco situacionista para as eleições deste ano e definiu convenção partidária para o dia 29 de junho.

O encontro aconteceu no escritório do ex-prefeito João Estrela, na famosa rua estreita, no centro da cidade. O prefeito Fábio Tyrone disse que o encontro serviu para demonstrar a união do grupo, que até a próxima semana terá apenas um pré-candidato a prefeito.

“Discutimos a convenção que já está marcada para o dia 29 e traçamos estratégias para a campanha que se avizinha, mostrando a força do grupo, a sua coesão, tudo sob a égide de um projeto para a cidade de Sousa e esperamos que o nosso grupo tenha pelo menos vinte anos de poder, para podermos definitivamente organizar a cidade e colocá-la de uma vez por todas nesta trajetória de progresso”, disse.

Tyrone afirmou que o nome do pré-candidato a prefeito do bloco já será divulgado na próxima semana, “nós vamos antecipar o nome do nosso candidato. Obviamente que até o dia 29, mas a intenção nossa é já na semana que vem anunciar uma única pré-candidatura que vai com certeza ser homologada”.

O prefeito confirmou a permanência de Johana Estrela como pré-candidata a vice-prefeita, “dizer que já decidimos a vice que é a companheira Johana. A companheira Johana é pré-candidata obviamente. Todos concordam que a candidatura dela vai ser homologada e para deixar um suspense, até a semana que vem a gente anuncia a nossa outra pré-candidatura”.

Tyrone voltou a lembrar de que o deputado estadual Lindolfo Pires deixou a chefia de governo a seu pedido para que apresentasse como uma opção para disputa eleitoral deste ano. “Claro, fomos nós que depois de longas conversas com o grupo, pedimos a Lindolfo que ele pudesse estar apto a disputar e para tanto era preciso sair até o dia seis e graças a Deus, ele saiu e está apto aí”, disse.

Fábio fez questão de frisar que nenhum acordo será mantido com o esquema oposicionsita na cidade de Sousa. “O que preciso afirmar para vocês em alto e bom som, é que nós não vamos ter nenhuma espécie de aliança, nenhuma espécie de acordo com os adversários. Nós não queremos conversa com quem destruiu Sousa. Vamos mostrar que nosso projeto prepondera com relação aos nomes e semana que vem vamos ter um único pré-candidato e que vamos vencer as eleições como o nosso bloco. Não tem mistura, não tem conversa, não tem miscigenação, não tem aliança”.

Sobre a disputa pelas quinze vagas na câmara municipal de Sousa, o prefeito Tyrone disse que as conversas irão envolver todos os partidos da base aliada, “começamos a conversar. Temos aí um grande número de partidos aliados. Não é uma equação fácil. Não é fácil de ajeitar isso, mas vamos começar a conversar com o PMN, PC do B, PTN, PTB que é nosso, com o Democratas, com PSB, com PDT, com PSDB, e com todos os partidos que integram o nosso arco de alianças”.



George Wagner
Foto Folha do Sertão

Paraíba supera meta do Ministério da Saúde e vacina 82% dos grupos prioritários


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vacinou 526.070 pessoas dos grupos prioritários contra a Influenza, o que representa 82,64% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era de vacinar 80% de 636.595 pessoas contra esse tipo de gripe, também identificada como H1N1. Os grupos prioritários incluem idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz é importante que as gestantes e idosos a partir dos 60 anos que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina.

“A Paraíba registrou dois casos de H1N1 este ano, então é necessário que a população se conscientize sobre a importância da vacina, principalmente as gestantes e os idosos a partir de 60 anos”, afirmou a gerente. Ela ainda disse que os grupos que não são prioritários já podem se vacinar.
Júlia Vaz destacou ainda que outro fator importante na campanha deste ano é que a meta relacionada à população indígena foi alcançada, o que não aconteceu no ano passado “Este ano uma aldeia indígena foi escolhida para fazermos a abertura da campanha, como forma de estimular a vacinação também nos indígenas e isso deu certo. Eles entenderam a importância que representa a vacina para a saúde, por isso foi possível alcançarmos a meta estipulada pelo MS”, defendeu.

Para Júlia Vaz, a meta de vacinação também foi atingida graças a um trabalho de conscientização por parte das secretarias municipais de saúde. Dos nove Estados do Nordeste, a Paraíba ficou em terceiro lugar como o Estado mais bem vacinado. O 1º lugar ficou com o Estado do Maranhão, que apresentou uma cobertura de 87,27%, em segundo ficou Alagoas, com a cobertura de 85,70%..
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A e B foi aberta no dia 5 de maio com previsão de encerramento para dia 25 do mesmo mês. O Ministério da Saúde prorrogou o prazo inicial para possibilitar que mais pessoas fossem imunizadas.

A campanha de vacinação tem como grupos prioritários crianças de seis meses a dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e as privadas de liberdade. As doses foram disponibilizadas nos mais de mil postos de saúde administrados pelas Secretarias Municipais.

Em 2011 a SES também conseguiu superar a meta do Ministério da Saúde e vacinou 87,21% do público alvo. De acordo com Missânia Moreira, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não foram imunizadas contra Influenza devem procurar um posto de vacinação.


Balanço:

Crianças
Meta: 90.073 – Vacinadas: 80.056 (88.88%)
Trabalhadores de saúde
Meta: 37.702 – Vacinados: 49.835 (132.18%)
Gestantes
Meta: 45.041 – Vacinadas: 33.132 (73.56%)
Indígenas
Meta: 12.394 – Vacinados: 11.509 (92.86%)
Idosos
Meta: 451.385 – Vacinados: 355.468 (78.75%)

Bomba: Câmara Municipal de Sousa terá apenas 13 vagas para 2013



Após uma reunião secreta realiada por vereadores na Cidade de Sousa, os parlamentares mirins em sua maioria decidiram optar pelo aumento de apenas 13 vagas na Casa de Otacílio Gomes de Sá e, não mais 15 como se esperava para o pleito deste ano na disputa proporcional.

A novidade vem de encontro aos interesses principais dos pequenos partidos, que com a mudança que será votada nos próximos dias dificultará o projeto dos candidatos dessas agremiações, já que o coeficiente eleitoral irá aumentar e com isso, muita gente poderá nadar e nadar e morrer na praia, como diria aquele velho ditado popular.



Mário Gibson

Oposição define chapa na próxima quarta-feira em São Francisco





No mês de maio o grupo de situação definiu a chapa com João Bosco Filho para prefeito e o atual vice Chico de Duzinha irá para reeleição, já a oposição coordenada pelo vereador Geroncio Junior (foto) decidirá na próxima quarta-feira (13/06) a sua chapa que conta com os seguintes nomes para a composição da chapa. A atual vereadora Arlane de Marquinhos do PMDB, o ex-prefeito Chico de Assis, além dos nomes de Wilson de Bento, irmão do vereador Luis de Bento da situação, que tem atuações na Sede e na Comunidade de Paraíso, e também Assis Neto e Gilvani Batista da comunidade de Ramada.

Esta semana, Junior e Filho estarão prontos para homologarem nas convenções as suas pré-candidaturas e reviverem em palanques diferentes a disputa ocorrida entre os pais em 1996, que por sinal foi à disputa mais acirrada da recente e tradicional historia política de São Francisco.



Mário Gibson