quinta-feira, 7 de abril de 2011

Demissões de Formiga e do Sargento Denis são confirmadas no Site oficial do Governo da PB

O novo secretário de Estado da Cidadania e Administração Penitenciária, advogado Harrison Targino, será empossado durante solenidade a ser realizada a partir do meio dia desta sexta-feira (8) no Palácio da Redenção, em João Pessoa/PB. Também será empossado o secretário executivo José Bernardino. Eles assumem as vagas deixadas pelos ex-secretários José Alves Formiga e Denis Soares dos Santos.

Harrison Alexandre Targino será o titular da pasta. Ele é advogado inscrito na OAB/PB desde 1988. Professor titular de Direito Processual da UEPB e professor titular do Unipê. O novo secretário é mestre em Direito Processual pela PUC/SP e presidente da União dos Juristas Católicos da Paraíba. Já exerceu diversos cargos e funções dentro da administração pública, dentre eles o de procurador geral do Estado da Paraíba e de secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social.

José Bernardino da Silva será o secretário executivo. Ele é formado em Direito e Relações Públicas, com Mestrado em Marketing pela UFPB. Ex-vereador de Santa Rita e ex-vice presidente da Associação Brasileira de Supermercado, já atuou como secretário de Indústria e Comércio de Santa Rita, e também como superintendente da Guarda Municipal de João Pessoa.


Ascom

Aliado não vai à reunião com Prefeito e Secretários e deve entregar o cargo ainda hoje

Um aliado e amigo, ou amigo aliado do Prefeito Fabio Tyrone Braga do PTB deverá entregar ainda hoje o cargo que exerce na Prefeitura Municipal de Sousa. Segundo informações a decisão já foi tomada, só falta a conversa com o próprio chefe do executivo municipal que deverá acontecer ainda hoje.

Os motivos não foram revelados ou descobertos por este blogueiro.



Mário Gibson

Morre em Sousa o Farmacêutico Geraldinho da Farmácia Santana

Faleceu nas primeiras horas da manhã de hoje, o comerciante e conhecido Geraldinho da Farmácia Santana do Bairro da Estação. Segundo informações, Geraldinho teria se sentido mal durante a noite de ontem e foi internado no Hospital Regional de Sousa na Unidade de Terapia Intensiva com problemas cardíacos, tenha falecido no dia de hoje.

O Corpo ainda se encontra na Pedra do Hospital Regional de Sousa e horário do sepultamento ainda será informado pela família.



Mário Gibson

Secretário sousense desconhece ato de exoneração

O Secretário da Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, José Alves Formiga desconhece rumores existentes na imprensa da Capital sobre uma possível demissão do cargo. De acordo com informações, estes boatos já são rotineiros, sem falar que existe uma campanha aberta dentro da própria mídia e de pessoas interessadas na saída de Dr. Formiga, que não aceita certos atos que eram praticados dentro da referida secretaria estadual.

O Secretário garante está tranquilo sobre o assunto que para ele, não passa de boatos.




Mário Gibson

Blog do Luis Torres destaca possíveis demissões de Formiguinha e Sargento Denis da Administração Penintenciária

Foi o governador Ricardo Coutinho (PSB) que disse e repetiu: “Ninguém no governo tem estabilidade, à exceção do governador e do vice-governador. E mesmo assim por quatro anos”.

Por causa disso, o blog não estranhou quando recebeu, de fonte fidedigna, a informação de que o governador já teria preparado o ato de exoneração de dois secretários de Estado. Um titular e o outro executivo.

De uma vez só, de acordo com a informação, serão exonerados o secretário de Administração Penitenciária, José Formiga, e o executiva da pasta, Sargento Denis. O motivo é simples, embora curioso: os dois secretários vivem se “batendo” na Secretaria e o governador considera de que a dupla não tem mais como conviver sob o mesmo teto.

De fato, Formiga e Denis se estranharam desde o começo da gestão. Certa vez, num encontro de secretários em pleno domingo, Formiga não gostou de ver Denis chegar com motorista da Secretaria. Dispensou o motorista e o carro, deixando o executivo a pé ao final do encontro.

Esse episódio foi apenas um entre tantos em que eles se confrontaram.

Ricardo teria achado por bem brigar apenas com a oposição.




Fonte Blog do Luis Torres



Será que a dupla vai realmente deixar a Pasta! Agora é aguardar o Diário Oficial

STF aprova piso salarial nacional para professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira (6), por 8 votos a 1, a lei que criou o piso nacional de salário do professor, fixado em R$ 1.187,97 para este ano. A decisão considerou como piso a remuneração básica, sem acréscimos pagos de forma diversa pelos estados.

Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais.

A lei do piso foi questionada por governadores de cinco estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará. Entre os argumentos da ação estão os custos com a folha de pagamento, que podem ultrapassar o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e fim da autonomia dos estados e municípios.

O valor do piso foi calculado em função do reajuste do custo-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deste ano.

O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, defendeu que o piso se refere ao salário básico, sem vantagens ou benefícios e disse que a lei não oferece risco à autonomia dos estados. Barbosa afirmou que os estados tiveram tempo para se adaptar à regra.

“Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrínseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande número de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12, até 15 vezes mais que esse piso”, disse o ministro.

Também votaram a favor da manutenção do salário mínimo os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ellen Gracie, Celso de Mello e Ayres Britto e Gilmar Mendes. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra a manutenção do piso.

“Sou filho de professores. Vivi sempre nesse ambiente. E tenho acompanhado, desde então, essa jornada terrível que os professores da rede escolar enfrentam, sempre sendo marginalizados no processo de conquistas sociais”, disse Celso de Mello.

Por falta do quórum necessário, o Supremo deixou de analisar o artigo da lei que obrigava o professor a passar um terço da jornada de trabalho de 40 horas fora da sala de aula, em atividades de planejamento. No julgamento, alguns ministros defenderam que a regra fere a Constituição.

O plenário decidiu aguardar a manifestação dos ministros Cezar Peluso, que não participou da sessão, e da ministra Ellen Gracie, que precisou se ausentar antes do fim do julgamento. O ministro Dias Toffoli se declarou impedido.

Julgamento

Para o procurador do Estado de Santa Catarina, Ezequiel Pires, a lei abre precedente para que policiais militares, bombeiros e servidores de saúde tenham piso salarial nacional também.

Segundo advogado-geral da União, Luís Adams, a existência de regras nacionais não significa uma violação dos princípios federativos. O ministro disse ainda que a lei prevê complementação da União dos valores para o pagamento do piso para estados e municípios que necessitarem. Em 2009, 20 municípios pediram a complementação e, em 2010, foram 40 cidades, de acordo com Adams.

Votaram contra a lei que fixa o piso salarial os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, que falou sobre a importância da valorização da educação brasileira, mas ponderou sobre os riscos dessa norma para a autonomia governamental e normativa dos estados.

“Diria mesmo que a educação ela se encontra sucateada. Mas não estamos aqui a atuar num campo da disciplina em si da matéria. Aprendi, desde cedo, que para as unidades da federação – e nisso está a essência do pacto federativo – se há de reconhecer a autonomia governamental e normativa”, disse o ministro.

O ministro Luiz Fux rebateu os argumentos do colega. “Como a lei é boa, não vamos aplicar”, afirmou o ministro que foi aplaudido pelos professores que assistiam à sessão.

A manifestação popular provocou reação do ministro Marco Aurélio. “Eu não estou aqui a ocupar cadeira para relações públicas, para receber aplausos ou vaias”. Ele sugeriu a suspensão do julgamento, proposta rejeitada pelos demais integrantes da Corte.




Tudoglobal

Bombeiors anuncia Operação Arca de Noé

Dando cumprimento a política de Governo, a qual prevê uma maior interação entre os Órgãos de Segurança e a população, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba realizará neste dia 07 de Abril de 2011 uma operação preventiva intitulada “Operação Arca de Noé”, nas comunidades em áreas de risco, de João Pessoa à cidade de Cajazeiras, onde temos a presença de Unidades e Subunidades do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, com a qual pretende apoiar mais efetivamente os municípios de forma a evitar e/ou minimizar os desastres relacionados às grandes precipitações hídricas. O Corpo de Bombeiros em Sousa já fazia tais trabalhos desde o início das precipitações de chuvas no mês de Janeiro de 2011, monitorando as áreas de risco e orientando a população em quais medidas a tomar em eventos adversos, tais procedimentos também ocorreram em outros municípios representados por outras Unidades e Subunidades Bombeirísticas, porém, o intuito agora é interação com a demonstração desses trabalhos de forma simultânea e agora coordenada pessoalmente pelo Comandante Geral o Coronel Jair Carneiro de Barros.

CAPITÃO BM JEAN – Comandante da 1ª Companhia Regional de Bombeiros Militar em Sousa-PB



ASCOM

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 33 milhões no sábado

Ninguém acertou os números do concurso 1.272 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quarta (6) em Pindamonhangaba (SP). O prêmio acumulou e pode pagar R$ 33 milhões no sábado (9), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram: 13 - 26 - 27 - 28 - 35 - 52.

Ao todo, 113 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 22.189,35 cada um. Outras 9.626 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 372,11.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.



Uol Notícias