quinta-feira, 9 de julho de 2009

Na véspera do dia da Cidade, Prefeito de Sousa Fabio Tyrone prestará entrevista ao vivo no Programa FM Alerta











09/07/2009.
Nesta quinta-feira véspera de feriado municipal em virtude dos 155 anos de emancipação política da Cidade de Sousa, o prefeito constitucional do município Fabio Tyrone do PTB será o entrevistado ao vivo do Programa Fm Alerta da Rádio Sousa, 104 FM, na oportunidade, o chefe do executivo responderá perguntas formuladas pela produção do programa e também feitas pelos ouvintes e ainda terá a oportunidade de prestar contas de sua gestão a frente do comando da Prefeitura de nossa Cidade.

Tyrone que já confirmou presença, também trará informações sobre a programação das Festividades de Emancipação Política da Cidade e ainda dirá quais os seus planos para o futuro administrativo. A entrevista será coordenada pelos Radialistas Ademar Nonato e Mário Gibson (fotos) que comandam o FM Alerta, programa que vai ao ar todos os dias de segunda as sextas-feiras a partir do meio dia na 104,3 FM.

Mário Gibson

Caso Assis Estrela - Promotor Eleitoral da Capital determina envio de oficio para Cartório de Sousa para esclarecer notificação de PM

09/07/2009.
O Promotor Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral com sede na Grande João Pessoa, determinou ontem durante audiência envolvendo o Caso das denuncias de irregularidades em tese praticadas pelo vereador Assis Estrela do PDT de Sousa, o envio de um oficio para o Juiz da 63ª Zona Eleitoral da Comarca de Sousa Henrique Jácome, no tocante as informações prestadas por um PM notificado através de Carta Precatória, por determinação da justiça local, para prestar esclarecimentos sobre a apreensão de algumas camisetas durante o dia da eleição de 2008 na Comunidade de Lagoa dos Estrelas, zona rural de Sousa. O problema é que este PM informou na justiça que não esteve em Sousa durante os trabalhos de segurança por parta da Polícia Militar na Cidade Sorriso, fato este que causou estranheza aos presentes na Audiência iniciada e suspensa ontem por voltas das 17h00min.

Agora, um novo ofício será enviado ao Cartório da 63ª Zona para que o magistrado preste os devidos esclarecimentos, com isso, uma nova carta precatória deverá ser enviada após as informações do juiz local sobre o fato.

Enquanto isso, o Caso Assis Estrela deverá tomar novos rumos e porque não dizer, demorar ainda mais para definir um resultado sobre a denuncia. Já que após ouvir o depoimento desses policiais, as informações terão que ser devolvidas a justiça local para a oitiva das testemunhas de defesa do vereador, depois as referidas, alegações finais e por último, sentença. Isso é claro depois que encontrar o policial que estava de serviço.


Mário Gibson

Vereador diz que Energisa cobra Taxa de Iluminação Pública que não existe em bairro marizopolense

09/07/2009.
Moradores do bairro vila nova na cidade de Marizópolis, mais precisamente nas mediações da Rua Manoel Aniceto de Almeida, revoltados, procuraram o vereador sandrinho para fazer uma grave denúncia, afirmam que deste janeiro é cobrado nas suas contas de luz, a taxa de iluminação, que foi aprovada, em dezembro último, pelos vereadores da gestão passada. O problema é que essa iluminação jamais chegou a estas imediações, sendo que esta parte do bairro fica intransitável devido a escuridão, e o medo de assaltos ou atrocidades piores.

Os vereadores da gestão passada, em dezembro de 2008, aprovaram de uma só vez 11(onze) projetos de interesse do executivo na câmara municipal de marizópolis, e entre eles estavam: a implementação do piso nacional para o magistério, o qual os próprios vereadores que votaram acompanhados de alguns novatos, desmancharam em maio deste ano, e o da transferência da responsabilidade da taxa de iluminação pública da prefeitura, para os munícipes. o que acontece agora, é que nem a Energisa, nem a prefeitura querem assumir esta responsabilidade, e o bairro Vila Nova, Rua Manoel Aniceto de Almeida, vive uma terrível escuridão, pois lá só existem os postes, e a iluminação que é cobrada não se encontra, sendo de difícil acesso e perigo para seus moradores, e o agravante é que todos pagam a referida taxa, todos os meses em suas contas de luz.

Fica aqui o apelo deste vereador, em nome da comunidade do bairro vila nova, para que seja sanado este problema, evitando que sejam tomadas medidas jurídicas para tal. Como consumidores, exigimos respeito e correção nas atitudes por parte da Companhia de energia, ficando este parlamentar a disposição da empresa para comprovar tal denuncia.
Vereador Sandrinho Farias (PTB)

Prefeitura Promove VII Conferencia Municipal da Assistência Social em Sousa

09/07/2009.
A Prefeitura Municipal de Sousa, juntamente com a Secretaria de Ação Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (08/07) a VII Conferência Municipal da Assistência Social, nas dependências do Auditório Neroaldo Pontes na UFCG.

A Conferência teve como tema principal: “Controle e Participação Social”, com a participação do Prefeito Municipal de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira, da Secretária de Ação Social, Johanna Dinah Abrantes de Carvalho Marques Estrela e do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Emmanuel Gomes Furtado, entre outras autoridades.

Na ocasião foi realizada uma apresentação cultural com os jovens do PETI e logo após aconteceu uma palestra da Dra. Francineide Fernandes de Lucena com o tema: “Controle e Participação Social”.

A área social é de vital importância em qualquer sociedade, abrangendo vários setores da comunidade sousense, procurando melhorar e integrar as ações do governo municipal e os anseios da população mais carente a cidade de Sousa, sendo essas iniciativas de suma importância para o bom funcionamento da cidade.

Mário Gibson

Polícia Federal apreende armas, documentos e computador em residência de Promotor de Cajazeiras

09/07/2009.
Uma equipe da Polícia Federal (PF) da delegacia da cidade de Patos, no Sertão do Estado, cumpriu, na última segunda-feira, um mandado de busca e apreensão na residência do promotor Carlos Guilherme Santos Machado, na cidade de Cajazeiras. No local, conforme a polícia, foram apreendidas munições, uma espingarda calibre 12, documentos, um computador e medicamentos.

As apreensões foram realizadas atendendo a uma determinação do Tribunal de Justiça do Estado, a pedido do Ministério Público (MP), e tiveram por objetivo dar continuidade às diligências que estão sendo realizadas durante uma investigação em que o promotor é acusado de ter atirado contra o cunhado, o pedreiro Patrício da Silva, de 30 anos, no dia 14 do mês passado. “Nós apenas demos o apoio para as ações que o Ministério Público está adotando no caso”, explicou o delegado chefe da PF patoense, Francisco Martins. Na época do incidente, o promotor alegou que tinha sido insultado pela vítima e teria disparado em legítima defesa, para que o pedreiro se afastasse.

De acordo com o delegado da PF, o material apreendido poderá servir de prova no caso e foi encaminhado para ser analisado na capital do Estado, pelo Ministério Público. Um dia depois do fato, Carlos Guilherme foi afastado do cargo por uma decisão do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba.

As investigações estão sendo feitas por uma comissão formada pela procuradora de Justiça, Sônia Maria Guedes Alcoforado e pelos promotores de Justiça Francisco Paula Ferreira Lavor e Romualdo Tadeu de Araújo Dias.

Carlos Guilherme ingressou no Ministério Público da Paraíba através de concurso público realizado em 2006 e assumiu o cargo de Promotor de Justiça substituto em julho de 2008. Em maio deste ano, ele foi promovido para o cargo de Promotor de Justiça de 1ª Entrância, para a Promotoria de Justiça cumulativa do município de Uiraúna. A posse da promoção também foi suspensa por deliberação do Conselho Superior do MP, até que as investigações sobre o caso sejam concluídas.

Por telefone, o promotor Carlos Guilherme informou que estava em João Pessoa e não tinha sido informado de nenhuma diligência em sua residência. A procuradora-geral de Justiça do Estado, Janete Ismael, informou que o procedimento que investiga Carlos Guilherme está sob segredo de Justiça e por isso “não posso tecer qualquer comentário, porque não é oportuno para não prejudicar o andamento das investigações”.

Jornal da Paraíba

UFCG vai iniciar debates pela Criação da Universidade do Sertão

09/07/2009.
A Comissão de Estudo da Viabilidade Técnica de Criação da Universidade Federal do Sertão, a partir do desmembramento dos campi Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) definiu o calendário dos debates com a comunidade universitária.

Serão três ciclos de discussões, os dois primeiros nos campi diretamente envolvidos com o desmembramento e um terceiro nos campi Campina Grande e Cuité.
A reunião, segunda da comissão, aconteceu segunda-feira, 06/07, no gabinete do reitor Thompson Mariz (foto).

O primeiro ciclo de debate começa na tarde do próximo dia 29, no campus Patos, e, à noite, em Pombal. No dia seguinte, será a vez dos técnico-administrativos e professores de Cajazeiras debaterem sobre o desmembramento. À noite, no mesmo dia 30, os servidores do campus Sousa analisarão a proposta.

Também ficou agendado, para o próximo dia 20, o terceiro encontro da comissão. Na pauta, a sistematização e publicação dos dados coletados para substanciar as discussões e a elaboração do relatório - infraestrutura, gestão financeira, assistência estudantil, quadro de pessoal e número de alunos e outros números – como também, a definição da dinâmica dos debates.

Participaram da reunião, o coordenador de Orçamento da Pró-Reitoria de Administração, Lourinaldo Pontes – que apresentou os números da gestão financeira dos campi envolvidos no desmembramento - e o chefe de Gabinete Francisco Estrela.

Debates:

1º Ciclo (professores e técnico-administrativos)
29 de julho – campus Patos (manhã)
29 de julho – campus Pombal (Noite)
30 de julho – campus Cajazeiras (manhã)
30 de julho – campus Sousa (noite)

2º Ciclo (professores, técnico-administrativos e estudantes)
18 de agosto - campus Patos (manhã e noite)
19 de agosto - campus Pombal (manhã)
20 de agosto - campus Sousa (manhã e noite)
21 de agosto - campus Cajazeiras (manhã e noite)

3º Ciclo (professores, técnico-administrativos e estudantes)
26 de agosto – campus Campina Grande (manhã e noite)
27 de agosto – campus Cuité (manhã e noite)

Comissão Reitor Thompson Mariz (presidente)

Vice-reitor Edilson Amorim (vice-presidente)

Paulo Bastos, diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, campus Patos. e

Marcílio Fontes, vice-diretor (suplente)

Fábio de Freitas, diretor do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras e

Valdeberto de Lira, vice-diretor (suplente)

Martinho Salgado, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, campus Pombal e Romilson Paes, vice-diretor (suplente)

Joaquim Alencar, diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, campus Sousa e Maria Marques, vice-diretor (suplente)


Ascom

14º Batalhão de Polícia Militar continua com a operação “Sousa Folia 2009”

09/07/2009.
A Polícia Militar continua dando sequência a Operação "Sousa Folia 2009" que teve início na última segunda (06/07), coordenada pelo 14º Batalhão de Polícia Militar, em Sousa. A operação conta com um reforço no número de policiais, chegando a 100 homens nos principais dias, e viaturas, na região da grande Sousa, principalmente nos acessos à cidade e nos principais bairros.

Abordagens a carros, motos, ônibus e passageiros, transeuntes e bares, estão intensificadas. Segundo o comandante do Batalhão, o tenente coronel Almeida, o foco principal é o combate ao porte ilegal de armas e o consumo e comercialização de drogas, que tendem a aumentar nesse tipo de eventos.

Além do reforço na rádio-patrulha, o batalhão contará também com reforço no policiamento especializado, com a tropa de choque e o canil, que ficarão sob o comando direto do tenente Feitosa, como também um efetivo da seção de inteligência.

A expectativa, segundo o capitão Lima Filho, Novo comandante da 1ª Companhia, é que as ações que ora são preventivas, tragam maior tranquilidade no transcorrer do evento, evitando assim, ações repressivas e corretivas da segurança pública.

14º Batalhão de Polícia Militar/Sousa