terça-feira, 5 de abril de 2011

Ministério Público sugere afastamento provisório do Prefeito de Marizópolis do Cargo

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba irá proceder nesta quarta-feira o julgamento de uma Ação Penal movida pelo próprio Ministério Público de Sousa contra o Prefeito da Cidade de Marizópolis José Vieira da Silva do PSDC.

No parecer do MP, o procurador pede o afastamento provisório do chefe do executivo do cargo, até que sejam apurados todos os fatos relatados na ação, que envolvem recursos de obras firmados pelo município e uma empresa representada pelo empresário Jeová Cursino. A ação tramita desde 2002, e só agora deve ser apreciada pelos membros do TJPB.

O advogado de defesa do prefeito é Dr. Johnson Abrantes que terá a missão de tentar impedir o afastamento do gestor marizopolense. Caso deixe o comando da Prefeitura, Zé Vieira será substituído pela sua filha, que formaram a Chapa de 2008 nas eleições municipais.

Segundo as informações os advogados já preparam um memorial que será entregue aos membros do TJ, eles esperam arquivar a denuncia no pedido inicial, mas caso não consigam, vão sustentar a tese de que não existe a necessidade do Prefeito ser impedido de administrar temporariamente o seu município sob a alegação de que poderia atrapalhar as investigações sobre o caso estando no exercício do poder, pois, segundo Johnson Abrantes, todas as testemunhas já foram ouvidas e as provas já estão todas documentadas e juntadas aos autos, no que, a seu ver, não a motivo para afastamento do Prefeito Municipal.

A expectativa em Marizópolis é grande, a oposição torce pela derrota de Zé Vieira, enquanto aliados estão confiantes de que ele permanecer no cargo. O Prefeito José Vieira da Silva se encontra em Brasília e só deverá receber informações do julgamento através do telefone.

Se entender apenas por receber a denuncia, a possibilidade do prefeito Marizopolense é grande de não só continuar a frente do executivo por um bom tempo, mas como também de disputar mais uma vez as eleições de 2012.




Mário Gibson

Por 5x0: TRE derrota recurso da oposição de Sousa que acusava Prefeito Tyrone e sua vice de compra de votos em 2008

O Grupo Gadelha sofreu mais uma derrota referente ao doloroso Processo Eleitoral de 2008 na Cidade de Sousa, onde por 121 votos perdeu a eleição municipal e até hoje tenta provar na Justiça que teria ocorrido a famosa compra de votos por partes dos eleitos Fábio Tyrone e Johanna Estrela. O recurso interposto pelos advogados do ex-candidato André Gadelha visava modificar a decisão do Juiz Eleitoral da Comarca de Sousa, que já havia julgado a AIJE improcedente. Indignados com a decisão a parte prejudicada recorreu ao Tribunal, e dos 6 membros da corte eleitoral, uma se absteve de votar, e os demais por unanimidade mantiveram a decisão do Juiz Henrique Jacome de Figueiredo, fechando o placar de 5x0.

Da decisão ainda cabe recurso, mais geralmente a Presidência do TRE na Paraíba não tem admitido recursos ao TSE quando a parte perde nas duas primeiras instancias como foi o caso de Vieirópolis. Portanto, mesmo tendo anunciado que os advogados recorrerão da decisão, possa ser que este não seja admitido.

Este é o segundo processo movido pela Coligação Sousa Cresceu e Vai Crescer Muito Mais contestando o resultado das urnas em Sousa julgado no TRE julgado improcedente por unanimidade.

Atuaram na defesa dos eleitos os advogados, Johnson Abrantes, Edward Johnson e Delosmar Mendonça. Já os advogados, Fabio Leite e Felipe Abrantes defenderam a causa dos denunciantes.

O Prefeito Fabio Tyrone que está em Porto Alegre não participou da Sessão, mas foi representado pelo Deputado Estadual Lindolfo Pires que acompanhou todo o julgamento e comemorou ao lado dos advogados do Prefeito mais uma vitória.





Mário Gibson

Sigla do PSD na Cidade de Sousa poderá servir para abrigar peemedebistas

A política de 2012 na Cidade de Sousa já começo e faz tempo, e agora muitos já buscam espaços e acomodações para a disputa do ano que vem. Como é do conhecimento de todos, o atual prefeito Fabio Tyrone do PTB recebeu no final do ano de 2010 novos apoios políticos e a idéia é buscar espaço para acomodá-los sem se preocupar com o perigo da tal infidelidade partidária, com isso, os vereadores Junior de Nedimar e Cacá Gadelha podem ter destinos certos, o PSD, Partido do Prefeito de São Paulo que poderá ser comandado na Paraíba pelo atual vice governador Rômulo Gouveia, que deve deixar o PSDB até o final deste mês.

De acordo com informações, o novo Partido deverá ainda contar com um reforço de peso, o da atual vice-prefeita da Cidade de Sousa e Secretaria de Ação Social Joahanna Estrela, pessoa da qual detém a total confiança do Prefeito Fabio. Agora, tudo vai depender de uma reunião que deverá acontecer entre o próprio Tyrone e o ex-prefeito João Estrela, já que Joanna que é filha de João pertence aos quadros do PDT para acertar a sua saída tem assim, alguém da confiança do grupo para que enfim possa se faça a acomodação dos vereadores do PMDB, que hoje fazem parte da situação.

Portanto o PSD pode se tornar forte, já iniciando o Diretório com uma vice Prefeita, dois vereadores e uma grande lista de suplentes. Por outro lado, a quem diga que já tem aliado de Rômulo Gouveia em Sousa querendo a sigla do PSD.



Mário Gibson

Presidente do TRE nega seguimento de Recurso interposto por advogados da Oposição de Vieirópolis

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Manuel Soares Monteiro negou no último dia 20 de Março de 20011, um Recurso Especial que havia sido interposto pelos advogados dos ex-candidatos, Célio Aristóteles e Antonio Barbosa, que pretendiam levar até o TSE em Brasília a decisão do Juiz Eleitoral e da própria Corte do TRE que julgou improcedente a denuncia apresentada pelos derrotados.

De acordo com as informações, o Presidente inadmitiu o RESP e tirou mais uma vez o sonho dos oposicionistas de tentarem cassar o prefeito vieiropolense e seu vice dos cargos conquistados nas urnas em 2008. Agora, resta apenas a possibilidade de uma tentativa de impetrar um agravo de instrumento junto ao Tribunal Superior Eleitoral, mas isso demoraria muito e seria considerado apenas mais uma perca de tempo, já que só para analisar este agravo o TSE poderia demorar anos, para determinar se o Recurso subiria ou não para ainda haver a analise do mérito.

Portanto, a verdade é que Marcos Pereira e Antonio de Braga (foto) concluíram os seus mandatos e a oposição se quiser que busque apresentar fortes candidatos para chegar mais uma vez ao poder através das urnas, e é bom cuidar logo, pois, 2012 estar mais perto do que nunca.



Mário Gibson

Prefeitura de Sousa Recebe Mais Um Ônibus Para o Transporte Escolar

Na manhã desta segunda-feira (04/01) a Secretaria de Educação e Desporto do Município recebeu mais um ônibus, sendo este com 60 assentos para passageiros, que servirá no transporte dos estudantes e profissionais da educação da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Sousa em menos de 1 ano adquiriu 8 novos veículos para educação, agora já são 5 ônibus escolares, 2 carros modelo Uno Mille e um caminhão baú que servirá para o transporte da merenda escolar.

Os investimentos que somam mais de 850 mil reais foram feitos em parceria com o Governo Federal através do Fundo Nacional de Educação (FNDE).

De acordo com Neumira Abrantes, Secretária de Educação e Desporto do Município, a implantação de mais veículos melhorará o desempenho educacional dos estudantes da rede municipal de ensino.

“A aquisição de novos veículos para educação somente vem a melhorar o desempenho educacional de nossos estudantes, facilitará também a locomoção dos profissionais da educação e da merenda escolar. Ainda destacamos à importância destes novos veículos na segurança do transporte do corpo discente de nosso município. A Prefeitura de Sousa tem sensibilidade e compromisso com a boa educação”.

A Administração Municipal compreende que somente através da educação de qualidade é que se poderá exercer condignamente a cidadania.



Assessoria da Prefeitura Municipal de Sousa