terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Calor e alta concentração de umidade no ar podem provocar chuvas no Sertão





O boletim de análise e previsão meteorológica divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) aponta a possibilidade de voltar a chover no interior do Estado. A precipitação deve ser provocada pela alta concentração de umidade presente no ar combinada ao calor.

Nesta terça-feira (19), o céu está parcialmente coberto em grande parte do Estado, o que pode favorecer as pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite, principalmente no Semiárido paraibano. “A região do Sertão está mais propícia para chuvas. Mas isso não quer dizer que o fenômeno meteorológico não possa ocorrer no Litoral ou no Brejo”, alertou a meteorologista Carmem Becker.

De acordo com o boletim, as regiões do Litoral, Brejo e Agreste devem apresentar sol entre nuvens com possibilidade de chuvas isoladas. Na primeira, a temperatura deve ficar entre a máxima de 30°C e mínima de 24°C. Na segunda, o termômetro varia entre 28°C e 20°C. E nesta última, de 29°C a 21°C. Já no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão o céu fica parcialmente nublado com chuvas isoladas no fim do dia e temperaturas entre 35°C e 21°C. Os ventos esperados para todas as regiões devem ficar entre fracos e moderados. A previsão completa está disponível na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).

Durante o final de semana as estações meteorológicas da Aesa registraram chuvas em 78 cidades paraibanas. A região mais atingida foi o Sertão, onde 23 municípios tiveram precipitações. Mas a maior concentração aconteceu em Alhandra, no Litoral Sul, que recebeu 109,3 milímetros de chuva.



SECOM

Comandante do 14º BPM promove palestra com Promotor de Justiça em Sousa


Comandante do 14º BPM promove palestra com Promotor de Justiça em Sousa
Na manhã desta segunda-feira (18/02), o Tenente-Coronel Plutarco, Comandante do 14º BPM, promoveu uma palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Valfredo Alves Teixeira, que atua na cidade de Sousa-PB, com o tema: “Prisão em flagrante de autoridades com foro privilegiado: Como proceder?”, em continuidade às comemorações dos 181 (cento e oitenta e um) anos da Polícia Militar da Paraíba, tendo sido  mesma realizada no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Campus Sousa), que fica localizado próximo à sede física do 14º BPM.

Antes de iniciar a palestra, o TC Plutarco recepcionou a todos os militares estaduais servindo um coffee break, e em ato posterior entregou os troféus de Campeão e Vice-campeão do minitorneio, realizado pelo 14º BPM na última sexta-feira, ás equipes da Companhia do Corpo de Bombeiros de Sousa, representado pelo 3º Sgt BM Abrantes, e à 1ª Companhia de Polícia Militar, que fora representada pelo Cabo PM Valdivan. Dando continuidade ao cerimonial foi lido aos presentes o Boletim Interno da Unidade Operacional, que constava alguns elogios aos militares estaduais lotados naquela unidade, e entregues Certificados de Bons Serviços Prestados aos Policiais Militares que vêm se destacando pelas suas ações exitosas nas ocorrências de maior destaque.

Após o respectivo cerimonial militar acima descrito, o Dr. Valfredo Alves Teixeira, Promotor de Justiça da Comarca de Sousa, iniciou a sua palestra, demonstrando grande conhecimento jurídico acerca do tema, deu uma enorme contribuição aos militares estaduais presentes de como proceder ao se depararem com ocorrências envolvendo autoridades que detém foro privilegiado, tendo inclusive dando a oportunidade dos milicianos exporem suas dúvidas relacionadas ao tema tratado, como também, acerca de outros procedimentos em outras espécies de ocorrências, respondendo sempre atenciosamente a todas as perguntas formuladas.

Após a conclusão da palestra o Dr. Valfredo Alves Teixeira foi aplaudido fervorosamente pelos militares estaduais presentes, e se pôs a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas posteriores. Assim, o Comandante da Unidade (TC Plutarco) agradeceu a presença do Ilustre Representante do Ministério Público, presenteando-lhe com um Certificado de Ministrante da referida palestra, agradeceu também a presença de todos os Policiais Militares, enaltecendo a necessidade de constante atualização de todos os militares nos assuntos tocantes à tipificação e condução desse e de outros tipos de ocorrências, o TC Plutarco firmou compromisso com os presentes de realizar mais eventos dessa natureza, trazendo para discussão temas sempre oportunos aos bons serviços policiais prestados à sociedade Sousense.



Ascom

Militares da 1ª CRBM de Sousa são destaques na imprensa Paraibana pelo pioneirismo no Estado



O Aspirante Batista e o 1º Sargento Semaías Victor foram destaques na imprensa paraibana pelo pioneirismo ao comandar o Programa de Rádio Emergência 193.

Além dos sites da região do sertão, o Jornal da Paraiba publicou matéria na coluna do Jornalista Gutemberg Cardoso desta sexta-feira (15).

A matéria fala sobre o pioneirismo e a iniciativa da 1ª Companhia Regional de Bombeiros de Sousa em levar a população sousense dicas de segurança e prevenção.

O Programa "Emergência 193" vai ao ar sempre as quintas-feiras das 9h as 10h pela rádio Progresso AM 610 de Sousa.

1º Sgt Semaías Victor
Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM/Sousa
Foto: Reprodução/Jornal da Paraíba 

Politicagem? André Gadelha diz “não” para construção de novo Mercado Público de Sousa, e devolve 4 Milhões ao Estado

tyrone_ricardo_2012_assinatura_conv_mercado(1).jpg

No dia 27 de janeiro de 2012, o Governador Ricardo Coutinho (PSB) esteve em Sousa, trazendo na bagagem R$ 4000000,00 para a construção de um novo mercado público, que além de revitalizar o centro econômico da cidade, serviria também para resolver o problema dos barraqueiros que tem seus comércios nas calçadas do município.
A época, o então Prefeito Fábio Tyrone (PTB) concedeu entrevistas falando do Upgrade que uma obra dessas traria para Sousa.
Mas o novo prefeito André Gadelha (PMDB), anunciando como primeiro ato de governo já depois de eleito declarou que não iria realizar a obra, chegando segundo informações de seus próprios aliados, a entrar em contato com o proprietário da empresa vencedora da licitação para comunicar que se a empresa começasse a obra, ele não pagaria a mesma. Então, o que toda cidade de Sousa temia aconteceu. A prefeitura de Sousa deixou o convênio se Vencer, impossibilitando a cidade de ter a obra.
Para Fábio Tyrone, um ato de pura maldade com a cidade, que deixa de ter uma obra dessa envergadura, além de definitivamente resolver os problemas dos comerciantes ambulantes, que podem a qualquer momento ter que fechar seus comércios, por conta da ação do Ministério Público, que pede na Justiça a imediata retirada dos mesmos das ruas.
Esse é o segundo Presente de Grego em menos de dois meses que a nova gestão dá a cidade. Primeiro foi o cancelamento do carnaval de Sousa, que este ano se resumiu apenas aos desfiles das escolas de samba. Agora, eles deixam Quatro Milhões escorrer pelo ralo, dizendo não, a uma parceria com o Governo do Estado, simplesmente por que o Governador apóia o nosso grupo político, e a cidade sabe o meu empenho para buscar essa obra, que seria um divisor de águas em Sousa, e livraria os barraqueiros do problema de ter que deixar o único meio de sobrevivência que é o comércio.” Declarou Tyrone.
Ao assumir em 1º de janeiro de 2013, o novo Prefeito de Sousa, recebeu nos cofres do Município quase quatro Milhões deixados em caixa por Fábio Tyrone. Além disso, as contas da Prefeitura estavam pagas junto a servidores e fornecedores, como pode ser facilmente comprovado.
A população de Sousa ficou chocada com a notícia de que a cidade perdeu uma obra de: R$ 4000.000,00 unicamente porque o novo prefeito não aceita parcerias com o Governo do Estado, por não estar alinhado ao grupo do Governador em Sousa, e agora quer explicação da nova administração da cidade, sobre esse “Presente” ao contrário dado ao Município por André Gadelha.
 
ASCOM