quarta-feira, 18 de abril de 2012

São João 2012: Prefeito Fábio Tyrone Anuncia Programaçã​o

O Prefeito de Sousa, FábioTyrone, anunciou na manhã desta quarta-feira (18/04) no Centro de Reabilitaçãoe Prevenção da Pessoa com Câncer a programação oficial do São João 2012 nacidade de Sousa, que será uma das maiores festas juninas da região, contandocom atrações musicais de renome nacional, regional e local.

A imprensa escrita e falada locale das cidades circunvizinhas participaram da coletiva, onde puderam perguntardiretamente ao Prefeito de Sousa as ações que estão sendo implantadas noMunicípio e demais detalhes acerca do São João 2012.

O clima junino na cidade de Sousa começa na24ª edição do Forró Fest, com a 3ª eliminatória,na Estação do Forró, com as seguintes atrações musicais: Forró da Xêta, BandaEncantus e Três Desejos.

Também fará parte da programaçãooficial do São João 2012 o “Forró Matriz”, iniciando no dia (27/05), com muita animaçãoentoada pelo som do zabumba, do triângulo e da sanfona.

Já no dia (16/06) no distrito daLagoa dos Estrelas, a Prefeitura de Sousa realizará o “São João da Lagoa”, com asseguintes atrações: Kaceteiros do Forró, Wilson e Matias e Banda Arreio dePrata.

A abertura oficial do São João 2012na Estação do Forró inicia no dia (23/06) com as bandas: Swingão das Cadeiras,Ramon do Acordeon, Gilson e João Bandeira.

No dia (24/06) as atrações ficarampor conta das bandas: Forró da Pegada, Chico Sales e Forró Real.

Já no dia (25/06) a banda Zazuêta,Cobra de Cipó e Dorgival Dantas garantirão animação do São João 2012 em Sousa.

Forró Danado de Bom, Forró daCurtição e Garota Safada animará o quarto dia (26/06) das festividades juninasno Município, já no dia (27/06) a banda Garotos do Axé, Aleijadinho de Pombal eTrês do Nordeste entusiasmarão os sousenses e os turistas no quinto dia defesta.

Encerrando a programação no dia (28/06)com Ary do Cavaco, Spido Reis e Banda e Léo Magalhães.

A Estação do Forró será no mesmolocal da edição 2012 do Sousafolia, onde foi realizado a Expovale.

A Prefeitura de Sousa apoiaráfinanceiramente dezenas de quadrilhas juninas, que se apresentarão nas festasnos bairros, na Estação Forró e no “Forró Matriz”.

A Prefeitura de Sousa concederá empréstimosaos pequenos comerciantes que comercializam durante as festas tradicionais, atravésdo “Fazer Negócio Relâmpago”, que empresta sem juros e correções monetárias aospequenos comerciantes, sendo que o pagamento somente será realizado após oencerramento das festas juninas.

A Prefeitura de Sousa realiza oSão João 2012 com recursos próprios, investindo na cultura e proporcionandobem-estar aos sousenses.

O Prefeito de Sousa, FábioTyrone, ressaltou a importância em realizar o São João no Município.

“Estamos realizando um grandeevento festivo, com atrações de prestigio nacional, que com certeza irá alegrartodos os sousenses, além de fomentar e incentivar a economia e o comércio localcom a vinda dos turistas e das pessoas que irão comercializar nestes dias queacontecem as tradicionais festividades juninas. Realizamos este mega-evento comrecursos próprios, sem acarretar prejuízos ao pagamento dos servidores, dosfornecedores e das ações e projetos que estão sendo executadas no Município”.

Prefeitura de Sousa vencendo comtrabalho, valorizando as tradicionais festas no Município.



Ascom

Reportagem denuncia escândalo promovido pelo prefeito vampiro “Galego Sousa”, no município de São Bento

A edição da revista POLITIKA que chega nesta 4ª feira às bancas traz uma reportagem-denúncia em torno do enorme escândalo de corrupção e nepotismo promovido pelo prefeito “Galego Sousa”, em São Bento, beneficiando parentes com uma sangria de R$ 11 milhões dos cofres públicos.

A matéria também vai revelar detalhes exclusivos de como surgiu o rico império do “Prefeito Vampiro” no município conhecido como Capital Mundial das Redes e que passa por vexame administrativo, sofrendo com inúmeros casos de corrupção. A reportagem ainda denuncia um esquema de pagamentos fraudulentos usando falsos CPF's e testemunhas contam como secretários manobram para terceirizar o desvio de verbas públicas.

A revista POLITIKA traça o “Mapa da Sangria” aos Cofres Municipais em São Bento, onde você vai conferir, com fotos, documentos e tabelas, como o dinheiro da cidade vai pelo ralo.







REVISTA POLITIKA

Ricardo Coutinho avisa que não quer mais conversa com ‘traidores’ na ALPB

O governador Ricardo Coutinho (PSB) declarou, nesta quarta-feira (18), que não quer mais conversa com os deputados que votaram contrário as Medidas Provisórias (MPs) na Assembleia da Paraíba durante sessão de ontem.

“Conversar o quê, nós já conversamos antes”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual enquanto entregava vinte novas ambulâncias em solenidade no Palácio da Redenção. Os parlamentares que votaram contrário as matérias do Governo foram Doda de Tião (PPL) e Wilson Braga (PSD).

“Não vai haver conversa com deputados a respeito do que foi votado nas Medidas Provisórias. Cada um é que vai decidir quem é da oposição e quem é da situação”, frisou o governador.

Ricardo Coutinho afirmou que, se possível, vai até ao Supremo Tribunal Federal para tentar anular o que foi decidido pelos deputados.

“Nós vamos buscar o Poder Judiciário para saber se tem ou não tem guarita a nossa pretensão”, avisou o governador.

A revolta do Governo contra decisão dos parlamentares se deve ao fato dos deputados terem suprimido o artigo 8º da Medida Provisória 185/2011 que revogaria a Lei do Subsídio dos agentes do Fisco Estadual.




MaisPB

Açude de São Gonçalo está com menos de 55% de sua capacidade máxima

Os principais reservatórios do Sertão, já não apresentam os mesmos índices de anos anteriores, sendo assim, açudes apresentam volume abaixo da media normal de outros períodos em virtude do fraco inverno registrado ate agora.

No caso de São Gonçalo, o volume atual registra 24.161.860 metros cúbicos (m3) de água, o que representa apenas 54,2% do seu volume máximo, que é de 44.600.000 m3. A chuva deste dia 18 (quarta-feira) foi de 33.2 milímetros.

Em Lagoa do Arroz, o volume atual é de 45.807.700 m3 de água, o que representa 57,2%. A chuva do dia 18 foi de 12.5 milímetros.

Em Coremas, o maior reservatório do Estado, 884.210.000 m3, 65,8% de sua capacidade, tendo a chuva sido registrado do dia 18 de abril de 8.7mm. O complexo Coremas/Mãe D’água não sangrou em 2011 e neste ano de 2012 está muito abaixo da media de anos anteriores, como em 2010, 2009 com sangrias de quase um metro.

A situação mais critica é a do açude de Engenheiro Avidos (foto ilustrativa), o Boqueirão de Cajazeiras, que tem capacidade de 255 milhões de metros cúbicos de água, mais só registra hoje um volume de 82.807.700 m3, ou seja, apenas 32,5%. De ontem para hoje, por exemplo, não choveu na cabaceira do referido açude.

O Engenheiro Avidos é responsável hoje pelo abastecimento de água da Grande Cajazeiras e ainda para o complemento do reservatório de São Gonçalo responsável pelo abastecimento de Sousa, sem falar na manutenção das culturas permanentes ao longo da extensão do açude que compreende, o Distrito de Boqueirão, Gravatá em São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e São Gonçalo.




Mario Gibson

Volta a chover bem na Região da Grande Sousa

Os agricultores de nossa região foram surpreendidos nas ultimas 24 horas com boas chuvas registradas em nossa Região. Confira alguns índices, conforme informações do Escritório Regional da Emater de Sousa e do DNOCS.

Aparecida – 28,7 milímetros (mm)
Lastro – 52,7 mm
Nazarezinho – 25,8 mm
São Francisco – 46,0 mm
Vieirópolis – 31, 0 mm

E a maior precipitação ocorreu em São Jose da Lagoa Tapada, onde a chuva foi de 86,2 milímetros.

Já através de informações de moradores que possuem pluviômetros caseiros se observaram registros com chuvas com ate 110 milímetros de chuvas, como no caso do Sitio Mirante, lá mesmo em São Jose da Lagoa Tapada.
Na região de Aparecida e São Francisco tivemos chuvas registradas nas Comunidades de Angico e Acauã, que choveu cerca de 70 milímetros, já na Ramada a chuva foi de 90.





Mario Gibson

Governo convoca prefeitos para discutir enfrentamento à seca

O governador Ricardo Coutinho reuniu a equipe de governo para discutir estratégias que minimizem os efeitos da estiagem na Paraíba. Durante o encontro, no Palácio da Redenção, o governo do Estado decidiu convocar prefeitos de 191 municípios para uma reunião de trabalho.

O evento foi agendado para a próxima quinta-feira (26), no Espaço Cultural, em João Pessoa, e pretende discutir o Plano Estadual de Enfrentamento à Seca que, este ano, deve ser maior que a registrada nos anos de 2010 e 2011.

Os prefeitos deverão apresentar o levantamento dos poços artesianos, nos respectivos municípios, e listar os dessalinizadores que não estejam em funcionamento. O Governo pretende, em parceria com as prefeituras, construir propostas que serão inseridas no plano de enfrentamento à seca.

Na reunião, realizada na terça-feira (17), após analisar relatório da Defesa Civil sobre a situação dos poços e dos municípios abastecidos por carros pipas, e relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) sobre o nível das barragens, o governador Ricardo Coutinho cobrou que as pastas envolvidas discutam ações de enfrentamento para questões como falta d´água, alimentação, Seguro Safra e preservação das plantações. “Estamos preocupados com o quadro de falta d´água e vamos definir ações e pleitos que serão levados ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra”, destaca o governador.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Agricultura, Desenvolvimento Humano, Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aesa, Cagepa e DER.

Estiagem - O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Azevedo, disse que a previsão de chuvas feita pela Aesa demonstra um cenário de preocupação que deverá ser enfrentado pelos três níveis de governo para que a população não sofra com a falta d’água.

Já o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, ressaltou a importância do envolvimento dos prefeitos para que o governo faça um relatório e encaminhe ao Ministério da Integração os pleitos e a quantidade de recursos necessária para que a Paraíba consiga se antecipar e minimizar ao máximo os efeitos da seca que se anuncia.

“Nossa preocupação não é só com o cidadão, mas também com a sobrevivência do rebanho. Por isso, estamos trabalhando na elaboração de um plano de enfrentamento que atenda as necessidades da nossa gente”, completa Efraim.




SECOM