terça-feira, 13 de setembro de 2011

Governo convoca mais 200 para curso de formação de agentes penitenciários

O Governo do Estado convocou mais 200 candidatos classificados em concurso público para efetuarem a matrícula no Curso de Formação de Agente de Segurança Penitenciária. O edital foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13), nas páginas 21 a 23.

A formação é a terceira etapa do concurso realizado em julho de 2008. As matrículas serão realizadas entre os dias 26 e 30 deste mês, no horário de 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep – Rua Neuza de Souza Sales, s/n, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa).

Dos 2 mil candidatos classificados no concurso o Governo do Estado já formou e nomeou mil. Outros 200 estão sendo chamados agora para o curso de formação, restando ainda 800 candidatos. O Governo vai convocando para a formação e nomeando de acordo com a disponibilidade financeira do Estado.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Harrison Targino, revela que a duração do curso de formação é de 100 horas/aula sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba.

Quem não efetuar a matrícula no prazo acima será considerado desistente e sua vaga será ocupada por outros convocados para matrículas no período de 19 a 21 de outubro.

A convocação feita nesta terça-feira é composta de dois grupos: o 9º grupo assistirá aulas no período de 21 de novembro a 3 de dezembro e o 10º grupo, entre 5 e 17 de dezembro.

Disciplinas – As disciplinas a serem ministradas no curso são: estatuto do servidor público, lei de execuções penais, direito processual penal, redação oficial, primeiros socorros, rotinas e procedimentos operacionais, procedimentos disciplinares e sindicância, direitos fundamentais do preso, gerenciamento de crises, inteligência penitenciária, mediação de conflitos, comportamento humano em instituições carcerárias, psicologia das relações interpessoais, direitos humanos, ética e cidadania, criminologia clínica, equipamentos de proteção e tiro defensivo e defesa pessoal e técnicas de imobilização.

A grade curricular é exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). São 18 disciplinas distribuídas em cinco módulos.



Da Secom/PB

TCE solicita documentos da Prefeitura de Sousa e da gestão Socorro Pinto na Décima Região de Ensino

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba estiveram na manha de hoje na Décima Região de Ensino, onde na oportunidade solicitaram uma farta documentação. O mais estranho é que a documentação solicitada se refere à gestão da ex-coordenadora Socorro Pinto.

Os auditores chegaram na manha de hoje na Cidade de Sousa, com o objetivo de realizar diligencias na Prefeitura de Sousa e também na décima região de ensino. Com relação a prefeitura de Sousa, são documentos do setor financeiro e de licitação. Já na décima foram solicitados todos os documentos da prestação de contas da ex-coordenadora, como também toda relação dos contratados.


Mario Gibson

Policiais e Agentes conseguem evitar entrada de recipientes com cachaça e objetos na Colônia Penal

Policiais Militares que estavam nas guaritas da Colônia Penal Agrícola de Sousa conseguiram evitar que uma grande quantidade de Aguardente, além de objetos com um estilete e uma bateria para celular conseguissem adentrar aquela casa de detenção, por volta das 12 horas da tarde de ontem.

Segundo informações dos 6 litros existentes de garrafas pet de 2 litros, 4 continham cachaça e outros 2 apenas água. Os objetos teriam sido jogados próximos a um terreno baldio após uma cerca que corta o terreno da Colônia Penal, por um desconhecido que veio em uma bicicleta, “ele parou e estranhamente se desfez dos objetos rapidamente e correu”, disse um dos Guariteiros de Plantão. Neste momento alguns agentes foram acionados, que ao chegarem ao local encontraram os referidos objetos que foram encaminhados a Direção da Casa Prisional.



Mário Gibson