quinta-feira, 25 de junho de 2009

Deputado Marcondes Gadelha vai lançar livro que conta "Saga da Transposição do Velho Chico"

25/06/2009.
A saga da Transposição do São Francisco está virando livro. De autoria de um dos maiores defensores do projeto, o deputado federal Marcondes Gadelha (PSB), a obra, segundo o próprio autor, será uma narrativa em primeira pessoa contando os mais de 20 anos de envolvimento dele com o projeto e todo o processo que gerou o que é conhecido como fase moderna da Transposição, período que começou no governo do presidente Itamar Franco.

Marcondes já escreve o livro e acredita poder lançá-lo no primeiro semestre de 2010. “A obra vai mostrar a evolução do projeto, trará considerações de ordem técnica e, eventualmente, de natureza política”, diz o deputado. O marco inicial do livro é o projeto do Ministro Mário Andreazza. “Andreazza pretendia ser candidato a presidente e a Transposição constaria de seu projeto de governo. Depois de perder a convenção do partido para Paulo Maluff, comenta-se que Andreazza entrou em depressão e morreu em seguida”. Morria com ele o projeto, que foi sepultado em um dos escaninhos do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos.

“Na seca de 1993 nós descobrimos esse projeto lá no Banco Mundial. Começamos a trabalhar a ideia e trouxemos o engenheiro responsável pelo projeto, José de Ribamar Simas”. Na ocasião foi realizada em Sousa, sertão da Paraíba, uma grande reunião para discutir a Transposição. “Esse encontro foi o nascedouro de toda a mobilização em favor do projeto que aconteceu nos anos seguintes. O fruto concreto desse encontro foi uma reunião nossa com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em Fortaleza. Elaboramos ali a ‘Carta de Fortaleza’ que foi entregue ao presidente Itamar Franco”, relembra Gadelha.

Itamar Franco aceitou a proposta e determinou ao ministro do Interior, o potiguar Aluísio Alves, que iniciasse imediatamente os estudos e elaborasse o projeto técnico. “A partir de então temos uma bela história repleta de lances dramáticos, e até violentos, como no impedimento, à força, da realização de uma audiência pública na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. Esse triste episódio abre o livro e eu conto com detalhes como usaram de violência para nos impedir de realizar a audiência pública”. Partindo desse episódio o livro segue em ordem cronológica e chega ao governo do presidente Lula com a efetiva realização da obra da Transposição.

Hermes de Luna

Veneziano diz que PMDB não se resume apenas a Ele e Maranhão

25/06/2009.
Durante visita a cidade de Patos, nesta noite de São João, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego disse que o PMDB da Paraíba, tem vários nomes bons para a disputa estadual do próximo ano e não se resume apenas a Ele e o atual governador José Maranhão.

O Cabeludo citou, dentre as alternativas peemedebistas, os nomes do prefeito de Patos, Nabor Wanderley; do prefeito de Bayeux, Jota Júnior; do prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon e o da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino. “O PMDB não se resume a Veneziano e a Maranhão. Estes outros nomes são lideranças em seus municípios, em suas regiões”, disse o prefeito.

Veneziano também fez elogios a gestão de Maranhão à frente do Governo da Paraíba e destacou o esforço que vem sendo feito para corrigir os erros administrativos da gestão Cássio. “Reconheço as dificuldades de se corrigir, dentro de pouco tempo, cerca de 120 dias, os erros e problemas de anos de desgoverno”.

Ele finalizou destacando que as discussões em torno de uma candidatura do PMDB ao Governo devem ocorrer em 2010, que é o tempo oportuno e lembrou ainda da prerrogativa de Maranhão em ser o candidato natural do PMDB à reeleição, mas disse estar à disposição do partido. “Se for a vontade do PMDB estamos dispostos e à disposição para uma eventual candidatura”, afirmou Veneziano Vital do Rego.

Mário Gibson

Prefeito Tyrone visita obras que estão sendo realizadas em Sousa











25/06/2009.
Na manhã desta quinta-feira (25/06), o prefeito Fábio Tyrone, acompanhado do Deputado Estadual Lindolfo Pires, do ex-deputado Federal Inaldo Leitão e alguns secretários, visitou as obras de calçamento da Rua Cecília Garrido, que estão em fase final de conclusão.

A referida rua tem como ponto de referência o estabelecimento do Senhor "João Pequeno”, como é popularmente conhecido o pequeno e antigo bar, que é ponto de encontro de universitários de vários lugares do Brasil e da região e de várias personalidades da sociedade sousense.

Também na mesma manhã, foram visitadas as obras de construção de casas de alvenaria em lugar das antigas e precárias casas de “taipa”, no bairro Sorrilândia II.
Sendo que a população demonstrou muita satisfação e alegria com a chegada do prefeito que estava também acompanhado do vereador Aldeone Abrantes, que veio visitar e constatar “in loco” o contentamento do povo que reside naquelas localidades.

Pavimentar ruas, construir moradias, são metas do governo municipal, que aos poucos vai moldando as novas feições do município, trazendo mais qualidade de vida e maior desenvolvimento para a cidade de Sousa.

Decom

Prefeitura Municipal de sousa volta a Emitir Carteira de Identidade

25/06/2009.
A identificação do cidadão é papel indispensável para a administração e para toda a sociedade, para isso a Prefeitura Municipal com atribuição direta da Secretaria de Administração, disponibiliza o serviço diariamente das 07:00 às 13:00 horas.

“Tornar as pessoas cidadãs é um critério fundamental estabelecido pelo Prefeito Fábio Tyrone, assim é de grande importância oferecer cidadania à população, chamo atenção dos pais para buscarem este serviço para seus filhos independentemente da idade, pois é um direito de todos”. Declarou o Secretário de Administração Osnildo Silveira.

Agora as pessoas podem procurar no próprio prédio da prefeitura o serviço e solicitar sua carteira de identidade.

Decom

Vereador denuncia Prefeito de Marizópolis de reter documentos de casas contruídas com o dinheiro público

25/06/2009.
Como se dono fosse de todas as casas populares que o Governo Federal destinou a Marizópolis, o prefeito José Vieira da Silva não entregou até hoje documentos que dão o direito de posse aos beneficiados com uma casa popular. Os moradores das casas, sem o certificado de posse, mandam digitar escrituras particulares de compra e venda que não têm valor legal. E quando vão trocar ou vender estas casas precisam da autorização de José Vieira da Silva." Denuncia o Vereador Sandrinho Farias.

Com o intuito de manipular o voto dos beneficiados nestes últimos anos, e de manter eleitores sob o poder de ameaças, o prefeito não fez até hoje a entrega dos certificados de posse de mais de 100 pais e mães de família de Marizópolis que são moradores das casas populares. É público e notório que o poder nesta cidade jamais se alternou, ou seja, a prefeita anterior exercia o cargo apenas de direito e não de fato, já que o comando sempre esteve mesmo nas mãos de seu tio José Vieira" alfineta Sandrinho.

A decisão de Sandrinho e Abdon Lopes, bem como de parte dos profissionais liberais e professores de Marizópolis em orientar os marizopolenses no sentido de lutar pelos seus direitos, principalmente o de escolher seus candidatos de forma livre e democrática, leva os vereadores a procurar o apoio do Ministério Público Federal.
Grande parte da população, que desconhecia mais esta demonstração de prepotência, pergunta estarrecida: Por que o prefeito José Vieira mantém esta documentação sob o seu poder? diz o Vereador.

É importante conscientizar a população de que a construção de casas populares são ações do Governo Federal que atendem as populações mais pobres dos municípios brasileiros e é direito dos contemplados receberem o certificado de posse de suas casas logo após a ocupação dos imóveis." frisa o parlamentar.

Em Marizópolis, os moradores das casas populares construídas em 1997 (Bairro Queimadas), 2000 (bairro vila Nova) e 2004 (conjunto José Vieira da Silva) não dispõem desta documentação e por recearem não recebê-la se põem a disposição dos caprichos individuais do prefeito. Essa forma de coação fere os direitos constitucionais no seu artigo 5º, incisos:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

XXII - é garantido o direito de propriedade;

XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei.

Todas as residências citadas nesta denuncia foram construídas nos mandatos em que se tinha José Vieira, como prefeito de direito e de fato. argumenta Sandrinho.
"Deixo claro que o intuito maior deste manifesto é que a população receba seus certificados de posse e que já nas próximas eleições não sejam constrangidos a direcionar seus votos para candidatos que não desejam votar, o que forma um ciclo vicioso, câncer que vem consumindo a cidade de Marizópolis." finaliza o Vereador.

O GIM (Grupo Pela Independência de Marizópolis) começa uma luta limpa e democrática, pelo resgate da dignidade dos marizopolenses.


Assessoria do Vereador

Energisa vai iniciar recuperação da Rede de Iluminação Pública do Município de Sousa

25/06/2009.
Conforme foi divulgado, a parceria feita entre a prefeitura municipal de Sousa e a Companhia de Energia – Energisa, finalmente será posta em pratica, para tanto, técnicos da Companhia já se encontram desde a manhã desta quinta-feira dia 25 em nossa Cidade onde darão inicio ao novo projeto de Iluminação, que abrange além do centro e bairros, as entradas de acesso a Sousa e São Gonçalo e ainda as ornamentações de Praças.

O prefeito da Cidade Fabio Tyrone do PTB, informou a imprensa após manter contato com os Dirigentes da Empresa, que os serviços serão iniciados pela Rodovia Jose de Paiva Gadelha, contorno da entrada de acesso a Cidade pela BR 230, sentido Aparecida-Sousa.

A Energisa garantiu ainda que até o dia 10 de julho, aniversário de emancipação política da “Terra dos Dinossauros”, todas as entradas de acesso a Cidade, já estarão com os trabalhos concluídos pela Empresa.

Mário Gibson

Festvidades Junina da Prefeitura de Santa Cruz é encerrada com Grande Sucesso

25/06/2009.
Os três dias de festa junina na Cidade de Santa Cruz/PB foram realizados na mais perfeita paz. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência, apesar da multidão de aproximadamente 8 a 10 mil pessoas que ocupava todas as noites o “Arraiá Todo Mundo no Forró”.

O prefeito Raimundo Antunes (PT) se encontra muito feliz com essa realização. “Vocês não sabem o tamanho do esforço que fizemos para a realização desta festa. Queremos agradecer a presença de toda essa gente no “Arraiá Todo Mundo no Forró’”. Santa Cruz se sente muito feliz com a sua administração pela realização deste evento. Se o primeiro foi bom, imagem o segundo”, disse Gestor sendo aplaudido pelos presentes no Arraial nos agradecimentos finais no palco principal.

Estiveram presentes ao vento, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas de Cidades vizinhas, o Deputado Jeová Campos, Leonardo Gadelha, e representando o Deputado Federal Wilson Santiago, o seu filho, Wilson Filho.

A grade de programação desta quarta-feira contou com a Banda Cheiro de Menina e Vicente Nery, Swing Voa-Voa e Cobra de Cipó.

Toda a festa contou com o apoio do Ministério do Turismo e uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Cruz, Governo de Todos.

Pereira Jr

Prefeitura Implanta Iluminação Interna no Mercado Público Central de Sousa

25/06/2009.
Na manhã desta terça-feira (23/06), a Secretaria de Infra-estrutura implantou o sistema de iluminação interna no Mercado Público Central, uma reivindicação antiga dos comerciantes, que tinham que suportar com a falta de iluminação, chegando até sofrer prejuízos financeiros.

Segundo o Secretário de Infra-estrutura, Gerlando Linhares, ele tinha conhecimento do problema da falta de iluminação no Mercado Público Central, e que preparou o projeto, sendo a energia elétrica religada pela Energisa. Ainda declarou o Secretário: “O Prefeito Tyrone pediu certa urgência a fim de resolver o problema da falta de iluminação do Mercado Público, pois há muito tempo os comerciantes pediam providências, e pediu toda atenção na realização deste projeto; atendemos o pedido do Prefeito, e concluímos este objetivo”.

Durante a manhã desta terça-feira o clima foi de festa e muitos populares prestigiaram a implantação da iluminação interna do Mercado Público Central.

Decom

Inaldo Leitão é carta fora do baralho para 2010

25/06/2009.
O ex-deputado federal Inaldo Rocha Leitão do PR esteve em Sousa durante este feriado junino para visitar os amigos e as suas bases políticas, vislumbrando ainda quem sabe uma possível candidatura em 2010 a Assembleia Legislativa de nosso Estado.

Por outro lado, é preciso lembrar que Leitão andou distante de mais após a sua derrota política em 2006, abandonou os amigos, esqueceu os prefeitos e anunciou aos próprios ex-aliados o abandono a vida pública, perdendo espaços importantes, principalmente em nossa região.

A verdade é que os espaços atuais existentes mostram que é praticamente inviável a sua candidatura nas próximas eleições. Apoios importantes, como Julio César de Aparecida, Cláudio Antonio em São José da Lagoa Tapada e José Vieira em Marizópolis só deixaram espaços para as recordações.

Além disso, todos nós sabemos que até mesmo em Sousa, o campo encurtou demais para o Mago como é conhecido, chegar agora praticamente de para quedas e exigir apoio para o próximo ano, parece mais coisa de piada, até mesmo porque a base situacionista já tem um candidato e a oposicionista também.

Agora, se quiser ser candidato Inaldo Rocha Leitão teria todo o direito, afinal é um cidadão brasileiro, filiado a um partido político e nada o impede de disputar uma nova eleição, agora, mesmo com todo o respeito ao nobre sousense, contar votos não é bom para nenhum político.

Fontes garantem que o prefeito Fabio Tyrone votará em Lindolfo Pires, afinal foi o Deputado do DEM que participou ativamente da Campanha Política em que o atual chefe do executivo conseguiu a sua vitória política na Cidade de Sousa, diferente de Leitão que só apareceu na última hora. As informações dão conta, que as informações e alimentações dessa nova candidatura em Sousa, estariam partindo de adversários do prefeito que estão tentando uma desestabilização do grupo governista na Cidade o que traria prejuízos ao atual prefeito.

Mário Gibson

Mesmo respondendo a vários processos, Zé Vieira mantém pré-candidatura a Deputado Estadual

25/06/2009.
O atual prefeito da Cidade de Marizópolis José Vieira da Silva confirmou esta semana a membros da Imprensa sousense que deverá mesmo disputar uma vaga na Assembleia Legislativa na Eleição de 2010. Segundo as informações Vieira inclusive deverá em breve se afastar por uns dias do cargo, dando espaço a sua filha Juliene Jerônimo para assunção ao cargo de prefeita.

Mesmo diante de uma ficha bastante corrida na justiça, onde responde a diversos processos por atos de improbidade administrativa e crimes de responsabilidade, o atual chefe do executivo anda falando grosso quando o assunto se refere a sua possível candidatura para Deputado Estadual. A verdade é que mesmo com denuncias, contas reprovadas e outros atos considerados ditatoriais no município, Vieira sempre conseguiu votações expressivas em Marizópolis e mais do que isso, conceder o poder da transferência de votos, algo que não é comum a muitos dos grandes políticos de nossa região.

Por outro lado, há quem diga que esta pré-candidatura corresponderia apenas ao fato de uma tentativa de reaproximação com o Governo Maranhão III, pois a coisa anda complicada para o ex-gestor no campo de vista administrativo, concernente aos vários processos judiciais e até eleitoral, sem falar nas constantes vindas da policia federal na Cidade. Parece que Zé Vieira esta mais interessado em chamar a atenção dos grandes políticos do que sair candidato, pois Ele e outros sabem muito bem que mesmo que conseguisse todos os votos dos marizopolenses, ainda sim, não chegaria nem perto de se eleger Deputado.

Mário Gibson

Confirmado os dois primeiros casos de "Gripe A" na Paraíba

25/06/2009.
O secretário estadual da Saúde, José Maria de França (foto), confirmou os primeiros dois casos de gripe A, na Paraíba, durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (24). Os infectados pelo vírus H1N1 são dois homens que chegaram da Argentina, na semana passada. “São casos importados. A população não precisa entrar em pânico, mesmo porque já sabemos que esse novo vírus não tem a alta letalidade que se pensava. Como não há vacina ainda, a preocupação são com os idosos, crianças menores de dois anos e pessoas com baixa imunidade”, explicou.

O secretário endossou a recomendação do Ministério da Saúde para que as pessoas adiem, se puderem, as viagens para o Chile e Argentina, que têm muitos casos confirmados da doença. A recomendação é principalmente para os idosos, crianças, gestantes, pessoas, imunodeprimidas, diabéticos, cardioapatas, pneumopatas e renais crônicos. Esses grupos de pessoas apresentam maior risco de desenvolver as formas graves da doença, que pode evoluir para pneumonias e enfisemas, por exemplo, e levar à morte.

Assessoria de Imprensa da SES-PB

Maranhão consegue com Ministra Dilma Roussef apoio para execução de obras no Estado

25/06/2009.
O governador José Maranhão manteve audiência, nesta quarta-feira (24), em Brasília, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Na pauta, diversos assuntos de interesse da Paraíba. Maranhão conseguiu, com a ministra, a garantia de atender pleito da segunda etapa da Translitorânea, obra que vai garantir abastecimento d´água na Grande João Pessoa. A segunda etapa do projeto receberá investimentos de R$ 50,2 milhões do governo federal.

Ao final da audiência Dilma Roussef se mostrou sensível aos pleitos apresentados pelo governador e praticamente garantiu presença no Fórum de Governadores que acontecerá no dia 10 de julho em João Pessoa.

Dilma Roussef também garantiu ao governador da Paraíba recursos de R$ 45 milhões para a segunda etapa da Adutora São José, a partir da Estação Gravatá, obra que leva abastecimento d´água a região de Campina Grande, além de recursos de R$ 55 milhões para serem investidos na infra-estrutura do Porto de Cabedelo. Segundo a ministra, são recursos para serem programados ainda este ano.

A ministra ficou de analisar na próxima semana, em reunião com os técnicos do Ministério e com o secretário de Infraestrutura, Francisco Sarmento, a inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) de 2010 de R$ 220 milhões para serem investidos pelo Governo do Estado em seis sistema adutores: Camalaú, Araçagi (ramal leste), Manguape, Macaíba, Boqueirão e terceira etapa do Congo.

Na audiência, ainda foi apresentado o projeto da Transposição Leste (canal adutor leste a partir do açude de Acauã), com investimentos previstos de R$ 800 milhões, garantindo abastecimento e irrigação a 44 municípios. Ainda nesta quarta-feira, no início da noite, Maranhão manteve audiência com o ministro do Trabalho.

Secom

CCJ aprova divórcio direto no Senado

25/06/2009.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o prazo de dois anos de separação conjugal para dar entrada no divórcio. A matéria já tramitou na Câmara e, no Senado, só depende da apreciação em plenário.

Caso seja aprovada, o casal que deseja se divorciar não vai precisar mais esperar o prazo de dois anos de separação conjugal para entrar com o processo.
A proposta de instituição do divórcio direto partiu do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) e foi apresentada para apreciação no Congresso pelos deputados Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA).
Na CCJ, a matéria foi relatada pelo presidente da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO). A apreciação da PEC não estava na pauta e foi colocada de última hora pelo parlamentar.

A proposta foi aprovada em segundo turno pelo plenário Câmara no último dia 2. A votação contabilizou 315 deputados a favor, 88 contra e cinco abstenções.
Para Barradas Carneiro, a PEC unifica os processos de separação judicial e divórcio de forma a beneficiar os cônjuges. "A submissão a dois processos judiciais [separação judicial e divórcio por conversão] resulta em acréscimos de despesas para o casal, além de prolongar os sofrimentos evitáveis", diz o deputado.
Uol

Uol

Lucena desmancha visita ao Sertão e Veneziano chega na Sexta-feira

25/06/2009.
O Senador Cícero Lucena do PSDB e um dos pré-candidatos ao Governo da Paraíba em 2010 desistiu de sua visita ao Sertão, prevista para este período Junino. Segundo a assessoria do senador, o motivo estaria relacionado a morte do filho da vereadora Lea Silva ocorrida recentemente naquela Cidade, já que a vereadora que é sua aliada política encontra-se ainda bastante chocada com o fato, sendo então o momento não propício para a visita.

Já o prefeito da Cidade de Campina Grande, Veneziano Vital (foto), confirmou esta semana a sua vinda a Cajazeiras para prestigiar as festividades juninas da Cidade. O prefeito estará no Sertão na Sexta-feira dia 26 de junho, onde pela manhã, visitará a Cidade de Sousa, às 10 da manhã, prestando uma Coletiva a Imprensa sousense no Auditório da OAB Sousa, e em seguida se deslocará a Terra de Padre Rolim ao meio dia onde prestigiará o Xamegão.

Mário Gibson

Vituriano vai trocar o PMDB pelo PTB na Paraíba

25/06/2009.
O ex-deputado e ex-prefeito de Cajazeiras Vituriano de Abreu está de mala e cuia para o PTB de Armando Abílio e companhia. Segundo informações, Vituriano que é pai do atual prefeito da cidade, Leo Abreu que é do PSB partido do pré-candidato ao Governo Ricardo Coutinho.

O médico cajazeirense pertence atualmente aos quadros do PMDB, partido do também pré-candidato José Maranhão, mais a convite do deputado Abílio, que pretende a vice na Chapa de Coutinho em 2010, resolveu anunciar a sua mudança de partido, o que pode antecipar um possível recado ao esquema “Maranhista” de que o candidato do ex-prefeito e do atual prefeito, já tem endereço certo, que não o mesmo de Maranhão, caso contrário, como se explicaria a saída de Vituriano do partido peemedebista.

Mário Gibson

Previdência enviará por carta aviso de aposentadoria por idade

25/06/2009.
Está na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União a norma do Instituto Nacional do Seguro Social que prevê a emissão de cartas para avisar aos beneficiários que eles estão aptos a se aposentar.

De acordo com a Resolução nº 66, os segurados que, a partir de julho de 2009, completarem a idade e a carência necessárias para a aposentadoria por idade serão comunicados sobre a possibilidade de requerer o benefício por meio do "Aviso para Requerimento de Benefício”.

O documento terá um código de segurança, que permitirá ao beneficiário conferir se o aviso foi realmente emitido pelo INSS. A confirmação de autenticidade do aviso poderá ser feita no site http://www.previdencia.gov.br| ou pela Central de Atendimento, no 135.

Agência Brasil