quarta-feira, 4 de abril de 2012

Banda Garota Safada será uma das atrações do São João de Sousa

A prefeitura municipal de Sousa já esta se preparando para a definição da programação oficial do São João de Sousa, que será anunciada neste dia 19 de abril, pelo próprio prefeito Fabio Tyrone (foto).

Entre as atrações, já está confirmado à contratação da Banda Garota Safada. Outras bandas também devem se apresentar na festa junina local, porém, as demais atrações ainda não foram fechadas.

Espera-se um grande evento junino, onde ao contrario do carnaval, muitos sousenses tiveram que sair de Sousa para outras Cidades e até para outros Estados para comemorarem os tradicionais eventos festivos. Correligionários do prefeito de Sousa garantem que a intenção é realizar uma grande festa junina.



Mario Gibson

Aprovação pessoal de Dilma sobe e atinge 77%, aponta Ibope

A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff subiu cinco pontos percentuais e atingiu 77%, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira-feira (4). Na pesquisa anterior, de dezembro, o índice dos eleitores que aprovavam a maneira de Dilma de governar era de 72%.

Dos eleitores ouvidos, 5% não souberam ou não quiseram responder. Esta é a maior aprovação pessoal da presidente Dilma nas cinco pesquisas realizadas pela CNI desde sua posse.

Conforme a pesquisa, 19% dos eleitores desaprovam a maneira de Dilma de governar. Na pesquisa anterior, o percentual era de 21%. 2% não responderam. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Entre 16 e 19 de março, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 142 municípios de todas as regiões do país.

O levantamento foi realizado pouco depois do auge da crise do governo com a base aliada, quando o governo sofreu derrotas em votações importantes e a presidente Dilma trocou os líderes do governo na Câmara e no Senado para tentar solucionar o impasse.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma apresenta maior popularidade em comparação com os dois primeiros anos dos dois mandatos de Lula, conforme a pesquisa. Em março do segundo ano do segundo mandato, Lula tinha 73%. A melhor avaliação de Lula, no mesmo período, foi registrada em março de 2003, quando ele obteve 75%. Na última pesquisa Ibope do governo Lula, em dezembro de 2010, o ex-presidente obteve 87% de aprovação. Entre as regiões, a melhora mais expressiva da avaliação de Dilma ocorreu na região Sudeste, onde o índice de aprovação subiu de 69% para 75%.

Avaliação do governo Dilma

O Ibope aponta que, dos eleitores, 56% consideraram como ótimo ou bom o governo como um todo, mesmo percentual do levantamento anterior, feito em dezembro. Segundo o levantamento, 8% consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo, contra 9% na pesquisa anterior. Considerando a avaliação do governo, o melhor percentual registrado por Lula foi 51% em março do primeiro ano do primeiro mandato. Mais da metade da população, 60%, considera que o governo da presidente Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O percentual de brasileiros que confiam na presidente passou de 68% para 72%. Considerada a margem de erro, esse índice se manteve estável em relação ao resultado mais elevado alcançado por Dilma, em março de 2011 (74%). Houve destaque para o aumento da crença dos eleitores das regiões Sul e Nordeste na presidente. No Sul, o índice saiu de 65% para 72% e no Nordeste de 73% para 79%.

Percepção dos eleitores

A pesquisa mostra que assuntos crtíticos para o governo, como os conflitos com a base aliada e a votação do Código Florestal, foram pouco lembrados pelos entrevistados na pesquisa. A crise com a base foi lembrada por 4% dos eleitores.

Os temas mais citados foram os programas sociais voltados para mulheres, dos quais 9% dos eleitores lembraram, e as viagens da presidente Dilma Rousseff, lembadas por 7%.

O percentual de percepção sobre notícias relacionadas a corrupção no governo caiu de 28%, em dezembro de 2011, para 5% no último mês. As substituições dos ministros da Pesca e do Desenvolvimento Agrário também foram citadas espontaneamente por 4% dos entrevistados.

Aumentou também, de 21% para 28%, o percentual de eleitores que consideraram as últimas notícias favoráveis à presidente. Em dezembro do ano passado, 19% dos entrevistados avaliavam a maioria de notícias como desvaforáveis. Esse índice caiu para 14% em março.

Temas relacionados à Copa do Mundo, como a votação da Lei Geral da Copa no Congresso, foram citados por 3% dos entrevistados. O mesmo percentual de entrevistados lembrou de medidas econômicas adotadas pelo governo. A prisão pela Polícia Federal do empresário suspeito de comandar rede de jogos ilegais, Carlinhos Cachoeira, foi citada por 2% dos entrevistados.

Avaliação por áreas

A área com pior avaliação é a de impostos. A carga tributária brasileira foi desaprovada por 65% da população, seguida pelas áreas de saúde (63%) e segurança pública (61%).

Em relação a ações de combate à inflação, a desaprovação caiu de 52% em dezembro para 50% em março deste ano.

As políticas e ações de proteção ao meio ambiente tiveram crescimento da aprovação de 48% para 53%. O governo prepara para junho a Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que será no Rio de Janeiro.

Os principais programas da área social do governo, que tratam do combate à fome e à pobreza, estão entre as áreas que tiveram melhora na avalição pelo eleitoral, subindo de 56% para 59% de aprovação.

Os índices de aprovação são maiores na região Nordeste (63%), nas cidades do interior (62%) e em municípios pequenos de até 20 mil habitantes (69%). Outro tema aprovado pela maioria da população (53%) foi a política de combate ao desemprego. Na educação, o percentual de aprovação subiu quatro pontos percentuais, chegando a 49%.


G1

PMDB promete que vai reagir à decisão do TRE que deixa Maranhão inelegível

O presidente estadual do PMDB, Antônio Sousa, disse nesta quarta-feira (04) que nada muda em relação à pré-candidatura de José Maranhão a prefeito de João Pessoa, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) desaprovar as contas de campanha de 2010 do ex-governador. Antônio Sousa adiantou que o PMDB vai recorrer da decisão e está confiante que a situação será revertida ainda na Corte Eleitoral paraibana.

“Caso não consigamos êxito por aqui, o partido irá ao TSE, que tem julgado diariamente casos como esse”, avisou.

O peemedebista explicou que as contas de José Maranhão foram rejeitadas por menos de 1% de diferença. Sousa lembrou que o TRE já aprovou contas com mais 10% de diferença. “Como as do prefeito de Picuí, Buba Germano”. lembrou, completando: “Espero que as contas de Maranhão sejam julgadas da mesma forma”.

Sobre um possível sucessor, Antônio Sousa foi seco: “Manoel Júnior só será candidato se houver um fato novo”.



MaisPB

Campanha de doação de Alimentos

A 1ª Companhia Regional de Bombeiro Militar de Sousa sobre o Comando do Major Jean e em conjunto com a Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM chefiado pelo 1º Sargento Semaías, fizeram a entrega na manhã desta quarta-feira (04) de cestas básicas à 27 familias que vivem da coleta de resíduos no lixão na cidade de sousa.

A campanha de arrecadação de alimentos iniciou internamente com os integrantes da 1ª CRBM que se sensibilizaram com a situação dessas familias que vivem em precariedade no lixão da cidade.

O Corpo de Bombeiros está aceitando doações da comunidade que queira unir forças para ajudar essas familias que tanto necessitam da nossa ajuda.


1º Sgt Semaías Victor
Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM/Sousa

Fazer Negócio: prefeitura concede Novos Empréstimos a 27 Empreendedores

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, participou na manhã desta quarta-feira, no Paço Municipal da solenidade de entrega de 27 novos empréstimos pelo programa social Fazer Negócio, que objetiva facilitar e disponibilizar o crédito para os pequenos comerciantes ampliarem seus empreendimentos ou àqueles que pretendem abrir seu próprio negócio.

Cada um recebeu R$1.200,00, que pode ser parcelado em até 12 vezes, sem juros e correções monetárias, com a carência de 30 dias na primeira parcela.
Desde o inicio de sua implantação, o programa “Fazer Negócio” já beneficiou 389 novos empreendedores na cidade de Sousa.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, revelou que a intenção é que o programa “Fazer Negócio” se fortaleça gradativamente.

“Acreditamos na expansão do programa Fazer Negócio, ampliando e concedendo o fácil acesso ao crédito àquelas pessoas que querem investir no desenvolvimento de nossa cidade, por isso trabalhamos com a finalidade de fortalecer cada vez mais o programa Fazer Negócio, oferecendo condições dignas aos sousenses”.

Diaristas e Comissionados estão em jejum desde janeiro na Prefeitura de Nazarezinho

A Semana Santa para muitos que trabalham no setor publico municipal de Nazarezinho não será de fartura e sim de jejum obrigatório, já que desde janeiro deste ano que muitos estão sem receber salários pelos serviços prestados junto a Prefeitura Municipal.

No dia de ontem, vários diaristas e comissionados foram à sede da prefeitura na tentativa de receber pelo menos um mês de salário, mas foram surpreendidos com a viagem do prefeito com a família para João Pessoa, onde com certeza terão uma ceia farta neste período.

Quanto aos efetivos, estes aguardam pela conclusão da folha de março que deverá ser concluída no próximo dia 10 de abril.




Mario Gibson

Volta a chover em Sousa e na Região

De acordo com dados do DNOCS e da EMATER foram registradas chuvas em vários municípios do Sertão paraibano. As chuvas banharam várias localidades trazendo alegria ao homem do campo.

Confira alguns índices registrados nas ultimas 24 horas em nossa Região:

Aparecida – 15.3 mm (milímetros)
Lastro – 35.2 mm
Nazarezinho – 2.3 mm
São Francisco – aproximadamente 40 mm
Santa Cruz – 50 mm
Coremas – 14.6 mm

Já nos Distritos de Engenheiro Avidos choveu 4.8 mm, em Lagoa do Arroz 2.1 mm, e em São Gonçalo choveu 17.2 mm.

Na cidade de Sousa, choveu 15.3 milímetros e ate o presente choveu em janeiro 50.6 mm, em fevereiro 138.8 mm, e no mês de março 87.2 mm.





Mario Gibson

Aldeone Abrantes deixa presidência do Sousa Esporte Clube

O Sousa Esporte Clube já tem um novo Presidente, trata-se de Delano, que assumiu o comando do Dinossauro Verde do Sertão, em virtude do afastamento do vereador Aldeone Abrantes que vai disputar mais uma vez a eleição para uma das 15 vagas na Casa de Otacílio Gomes de Sá.

De acordo com informações, a saída se deve ao fato de por ser presidente de clube e, portanto ficaria inelegível caso permanecesse ao frente da direção da equipe do Sousa.

Apesar da mudança, nada muda, ate mesmo porque, Delano continuará dando continuidade as regras adotadas pelo ex-presidente no “papel”, ate mesmo porque, o Sousa só vai com o Guerreiro.




Mario Gibson

Prefeitura de Aparecida convoca habilitados em Concurso

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº. 002/2012


O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS no concurso publico de provas e títulos para o quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Aparecida, aberto pelo Edital Nº. 001/2011, publicado no DOE de 09 de julho de 2011, cujo resultado foi homologado pelo Decreto nº. 367/ 2012, publicado no DOE de 01 de fevereiro de 2012, relacionados no Anexo II deste Edital, para realização da inspeção médica e investidura nos cargos públicos correspondentes, conforme o Resultado Final Oficial, devidamente publicado no site da empresa responsável pela realização do certame mantido na rede mundial de computadores (www.educapb.com.br) e no DOE de 28 de janeiro de 2012.


Os convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração, localizada no Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Aparecida, sito na Rua Antonio Francisco Pires, 169, 1º Andar, Centro, Aparecida, Paraíba, PABX (83) 3543.1162, no período de 09 a 23 de abril 2012 das 08:00 às 11:00 horas, munidos dos originais e cópias dos documentos descritos no Anexo II deste Edital e no dia 24 de abril de 2012, no horário das 08:00 às 11:00 horas, na Unidade de Saúde Alta Alves Ferreira, situada na Rua Francisco Batista, s/n, Térreo, Centro, Aparecida, Paraíba, PABX (83) 3543.1162 – RAMAL 27, para realização da inspeção médica oficial.


Aparecida, 02 de abril de 2012.


DEUSIMAR PIRES FERREIRA
Prefeito


ANEXO I


Medico Clinico Geral - Sede

Classificação
Inscrição
Nome


247
Domingos Sávio Antunes Rocha



Psicólogo

Classificação
Inscrição
Nome


485
Fernanda Gomes de Andrade Farias



Agente Comunitário de Saúde – Sitio Aba da Serra

Classificação
Inscrição
Nome


197
Telles Batista de Queiroga



Auxiliar de Saúde Bucal – Distrito de Prensa

Classificação
Inscrição
Nome


178
Vanessa Moreira Queiroga



Auxiliar de Serviços Gerais – Aba da Serra

Classificação
Inscrição
Nome


421
Osorio Henrique Lacerda





Assessoria

Expansão: Grupo F. Coura abre filial da Papirossauros em São Bento das Redes. Prefeito visita instalações

A cidade de são Bento é um município do Estado da Paraíba, localizado na microrregião de Catolé do Rocha a 375 km da capital João Pessoa. De acordo com o IBGE sua população no ano de 2011 estava estimada em 31.236 habitantes distribuídos numa área territorial de 248 km².

São Bento é chamado de Capital Mundial das Redes por posuir um vasto pólo industrial têxtil que produz por ano cerca de 12 milhões de redes, comercializando essa produção para diversas localidades do Brasil, bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o município de São Bento possui 22.697 eleitores, e como atual gestor o Sr. Jaci Severino de Souza (Galego Souza) que está a frente da Prefeitura desde o ano de 2005 até os dias atuais.

Agora mais um dado a somar nessa cidade. Hoje 03 de Abril de 2012, São Bento ganha mais um empreendimento, a Papirossauros.

A Papirossauros foi fundada em 1994 por Tico Coura com o intuito de trazer crescimento e desenvolvimento para a cidade de Sousa (Pb), e que hoje é dado continuidade por seu Filho Péricles, que com o mesmo ideal agora expande os serviços e produtos oferecidos pela empresa a outros povos, chegando a cidades de São Bento (Pb).



Folha do Sertão

Assalto na Sede da Prefeitura da cidade de Esperança

No final da manhã desta terça feira por volta das 11:40hs funcionários da sede da prefeitura de Esperança viveram momentos de pânico e terror.

Dois homens chegaram ao portão da frente da prefeitura, renderam o vigilante e entraram no prédio onde se encontrava a tesoureira, a auxiliar e demais funcionários.

Os homens levaram todos para dentro da sala da tesouraria, onde os funcionários viveram momentos de desespero.

Os acusados ordenaram que a tesoureira abrisse o cofre e todas as gavetas (Fotos) acreditando que havia dinheiro no local, o qual segundo a secretária de finanças do município não se guarda dinheiro, pois todo trabalho bancário é online.

Os acusados a todo o momento perguntavam onde estava o Prefeito e chegaram a executar dois disparos de arma de fogo dentro da sala da tesouraria, como não encontraram dinheiro os acusados levaram alguns pertences dos funcionários que se encontravam no local.

As policias Civil e Militar da cidade de Esperança esteve no local e estão fazendo a investigação do Assalto.



Blog Andrade Noticias

Justiça determina revisão que pode atingir 600 mil benefícios do INSS

A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.

O instituto deve refazer os cálculos dos benefícios em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, mas ainda pode recorrer.

A decisão, da juíza federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada, da 2ª Vara Federal Previdenciária de São Paulo, acata ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em São Paulo e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical. A Procuradoria estima que a correção possa atingir cerca de 600 mil segurados.

A revisão vale para benefícios calculados com base em 100% dos salários de contribuição. O pedido é para que o cálculo seja feito com base nas 80% maiores contribuições --ou seja, excluindo-se as 20% menores, o que aumenta o valor do benefício em cerca de 8%. Se o segurado teve muita variação salarial, o aumento pode chegar a 22%.

Essa revisão é devida aos segurados que tinham, na data do pedido do benefício, menos de 144 contribuições (12 anos) após julho de 1994. Para esses segurados, o INSS não descartou as 20% menores contribuições, o que pode ter reduzido o benefício. Aqueles que contribuíram com mais parcelas não tiveram o erro.

CORREÇÃO ADMINISTRATIVA

Essa diferença foi corrigida em agosto de 2009 pelo INSS para os novos benefícios. O instituto também faz, desde a correção nos postos, desde que o segurado vá até a agência e solicite a correção. Entretanto, o Ministério Público entende que isso prejudica os segurados que não sabem do direito à revisão.

"O problema é que a autarquia só aceita realizar a revisão se houver pedido formal do beneficiado", informou a Procuradoria.

"A postura assumida pelo INSS traz consequências perversas. A maior parte dos segurados são incapazes física ou mentalmente. Exigir que essas pessoas, em situação de vulnerabilidade, compareçam às agências previdenciárias para solicitarem a revisão mostra-se desarrazoado, desproporcional e atentatório à boa fé", avalia o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, um dos autores da ação.

A juíza afirmou, na decisão, que se o INSS já reconhece o reajuste, é dever da autarquia "corrigir a ilegalidade que vinha sendo praticada para todos que sofreram seus efeitos, não podendo restringir essa revisão somente aos segurados que a pleitearem administrativamente ou quando for processada revisão no benefício por qualquer outro motivo () mormente se considerarmos que, na maioria dos casos, o segurado tem pouco conhecimento de seus direitos ou tem até dificuldades físicas para buscar sua implementação".

Procurado, o INSS afirmou que, como ainda não foi notificado, não poderia comentar.



Folha.Uol

Secretário da Educação do Estado entrega o cargo

O professor Afonso Scocuglia não é mais o secretário de Estado da Educação da Paraíba. Scocuglia entregou o cargo na noite desta terça-feira ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

O ex-secretário, no entanto, não vai deixar de colaborar com o governo Ricardo. Scocuglia vai apenas mudar de função e passará a trabalhar prestando assessoria e consultoria educacional e pedagógica, além de acompanhar os projetos que o governo pretende implantar na Secretaria de Educação.

O nome do substituto de Afonso Scocuglia na pasta da Educação ainda não foi anunciado pelo govenador.




Augusto Magalhães, com Blog de Luis Torres

TRE reprova contas e Maranhão pode ficar fora da disputa em JP

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) desaprovou nesta quinta-feira (3) as contas de campanha, referentes ao Pleito de 2010, do ex-governador José Targino Maranhão (PMDB). Com a decisão o então pré-candidato a prefeitura de João Pessoa pelo PMDB entra no rol dos políticos “fichas sujas”, enquadrando-se na Lei Ficha Limpa e está inelegível por oito anos, ou seja, fora da corrida eleitoral deste ano.

Durante julgamento, os advogados de defesa de Maranhão apresentaram quatro questões de ordem, todas rejeitas pela Corte Eleitoral.

Em seguida o relator João Batista votou pela reijação das contas e foi acompanhado pelo juízes João Bosco, Miguel de Britto, José Di Lorenzo. Apenas o juiz Márcio Accioly absteve-se de votar alegando motivo de foro íntimo.

De acordo com o relator, na prestação ficaram comprovadas a arrecadação de R$ 15 milhões, porém a campanha gerou um gasto R$ 19 milhões. Os R$ 4 milhões apresentaram irregularidades na sua verificação levando a desaprovação das contas do ex-governador.

Os juízes do TRE-PB decidiram também, pela aplicação de multa a Maranhão, no valor de R$ 45 mil.

Decisão do TSE - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu em 01 de março de 2012, por 4 votos a 3, que para concorrer às eleições municipais deste ano não basta aos candidatos terem apresentado as contas de campanha das últimas eleições (2010), é necessário também que os números tenham sido aprovados. Ou seja, o candidato que não tiver as contas da última eleição concorrida por ele aprovadas, será impedido de efetuar seu registro de candidatura para a próxima eleição que decidir disputar.

A decisão do TSE somada a do TRE nesta terça, retira José Maranhão da disputa na Capital. O peemedebista é o pré-candidato do partido a prefeito de João pessoa.



MaisPB

Pauta do TC tem sete contas de Prefeituras e cinco de Câmaras

Trinta e três processos compõem a pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira (4). Há, entre eles, prestações de contas anuais dos prefeitos de Bernardino Batista (José Edomarques Gomes, 2010), Cachoeira dos Índios (Arlindo Francisco de Sousa, 2009 e 2010), São José do Sabugi (Iracema Nélis de Araújo Dantas, 2009), Coxixola (Nelson Honorato da Silva, 2010), Alagoa Grande (João Bosco Carneiro Júnior, 2010), Pirpirituba (Rinaldo de Lucena Guedes, 2010) e Brejo dos Santos (Lauri Ferreira da Costa, 2010).

A mesma pauta inclui processos referentes a contas oriundas das Câmaras Municipais de São José do Sabugi (2010), Camalaú (2010), Paulista (2009), Tacima (2010) e Jericó (2010).

No decorrer da sessão plenária, com início marcado para 9 horas, o TCE também analisará as contas da Empresa Paraibana de Turismo S/A (2010), da Casa Civil do Governador (2006 e 2007) e dos Encargos Gerais da Secretaria de Finanças ((2009)


TCE