quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fim da linha: secretária de Efrain diz em depoimento à polícia que Senador paraibano dava o aval para a contração de fantasmas

O depoimento de Rosemary Ferreira Alves de matos, secretária do Senador paraibano Efrain Moraes (DEM) à Polícia Legislativa, acabou por derrubar todos os argumentos de defesa do senador paraibano no caso da contratação dos fantasmas. Categoricamente, a secretária de Efrain desmentiu o senador paraibano, que vinha se defendendo com a alegação de que não sabia de nada em relação às denúncias que pesam contra ele, de contratação de servidores fantasmas.

Veja matéria publicada nesta quarta-feira no Jornal Correio Brasiliense:

A secretária parlamentar Rosemary Ferreira Alves de Matos afirmou em depoimento à Polícia Legislativa do Senado que o senador Efraim Morais (DEM-PB) era o responsável pela indicação dos funcionários comissionados do gabinete. “A contratação se inicia com a indicação do futuro servidor pelo senador”, informou a Rosemary. Ela trabalha no Senado desde 2005 e é funcionária comissionada do gabinete desde julho do ano passado. A secretária teve o nome envolvido no escândalo depois de o contínuo Gilberto Rocha da Mota ter afirmado que Rosemary sempre pedia para que ele representasse funcionários nomeados por procuração, inclusive para a posse de Kelly Janaína Nascimento da Silva, 28 anos, e Kelriany Nascimento da Silva, 32 anos, funcionárias fantasmas do gabinete de Efraim que denunciaram a contratação irregular (leia Entenda o caso ao lado).

Em depoimento prestado na última semana de maio, a secretária afirmou que em situação de nomeação por procuração, o gabinete chega a repassar diretamente para o parlamentar “formulários necessários para a posse” para que sejam entregues ao futuro servidor. “Quando se trata de indicado com residência no estado da Paraíba, passa-se para o senador os formulários necessários para a posse e esse repassa para o futuro servidor”, traz o depoimento. A assessoria do senador foi procurada, mas não respondeu à reportagem.

O questionamento sobre a responsabilidade pela indicação de comissionados tinha o objetivo de apurar envolvimento do senador na liberação das duas vagas supostamente pedidas por Mônica da Conceição Bicalho para Kelly e Kelriany, que receberam salário de R$ 3,8 mil e R$ 1,4 mil, respectivamente, durante 13 meses, sem prestar serviços ao Senado.

O depoimento de Rosemary também destaca a relação do senador com o pai de Mônica e Kátia da Conceição Bicalho, funcionárias envolvidas diretamente na contratação das supostas fantasmas. De acordo com a secretária, Antônio Sérgio Rocha Bicalho teria ajudado o parlamentar a negociar um veículo e era comum no gabinete o senador pedir a localização de Bicalho e o pai de Mônica ligar procurando o parlamentar.

Sigilo

Aos poucos, o quebra-cabeças do funcionamento do gabinete de Efraim tem sido montado com a apresentação de novos personagens e testemunhas. Por enquanto, a Polícia Legislativa do Senado tem protegido o teor do depoimento da chefe de gabinete de Efraim, Mariângela Cascão Pires e Albuquerque. A funcionária teria se apresentado espontaneamente na última sexta-feira, depois de tomar conhecimento das afirmações de Mônica, que teria responsabilizado a chefe de gabinete pelo acompanhamento do trabalho das supostas fantasmas.

Apesar de a Polícia Legislativa tentar usar o prazo de 30 dias para concluir as investigações, a Polícia Federal já entrou no caso. A PF vai abrir inquérito para apurar as irregularidades na contratação de Kelly e Kelriany pelo gabinete de Efraim. As duas abriram contas-correntes para receber os salários, mas a movimentação era feita por outras pessoas. A polícia tenta obter imagens dos caixas eletrônicos onde saques foram feitos. A decisão da Polícia Federal de entrar no caso foi tomada na segunda-feira, depois que a Polícia Civil do Distrito Federal encaminhou documentos sobre a abertura das contas em nomes de Kelly e Kelriany. Por se tratar de instituições bancárias oficiais, a PF vai verificar se houve fraudes contra a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Apuração da Polícia do Senado encontrou transferência da conta salário das fantasmas para Bicalho, sua mulher, Nélia da Conceição Bicalho, e o filho Ricardo Luiz da Conceição.


Blog do Carlos Magno, com Jornal Correio Brasiliense


Tendência do PT: GRP apóia Luciano Cartaxo para deputado estadual e diz que nome de Vitalzinho ao Senado contempla o grupo

O Grupo de Resistência Petista - GRP, uma das tendências internas do PT de Campina Grande, esteve reunido durante todo dia de ontem (08) para definir o rumo que irá tomar nas eleições deste ano. O GRP é hoje a terceira força interna do PT campinense. No ultimo Processo de Eleições Internas do PT (PED), o grupo, além de assegurar a eleição do presidente municipal da legenda, Alexandre Almeida, ainda conseguiu emplacar duas vagas na Executiva Municipal, sete votos no Diretório Municipal e dois votos no Diretório Estadual.

Na reunião, as lideranças do GRP fecharam questão no apoio à pré-candidatura a deputado estadual do atual vice-governador Luciano Cartaxo. Segundo as lideranças petistas, o nome de Cartaxo atende a todas as exigências do grupo. “É um cidadão que tem uma historia política pautada com a ética, na moralidade pública e no compromisso com o social”.

Os petistas definiram ainda que, no Encontro Estadual que acontecerá no próximo dia 19, vão defender de forma intransigente que o PT mantenha a vaga de vice, na chapa do governador José Maranhão. Eles adiantaram ainda que vão defender que o partido apresente mais de um nome ao governador Maranhão, e que dentre estes, pelo menos um seja de Campina Grande. “Um vice de Campina Grande agregaria força à chapa de Maranhão. Companheiros como Alexandre Almeida, Tico Lira, Bruno Veloso, Perón Japiassú e tantos outros podem fortalecer qualquer chapa” garante do GRP.

Os petistas estão defendendo ainda que o partido cobre a participação do deputado Vital do Rego Filho na chapa majoritária, na condição de candidato a Senador. “O GRP foi, inclusive, a primeira tendência petista a defender essa tese. Já durante o Processo de Eleições Diretas (PED) os petista afirmavam que Campina teria que apresentar um candidato ao Senado e que o nome que melhor se identificava com o PT seria o do deputado Vitalzinho”, diz a tendência.

“Nós do GRP, na condição de petistas e de campinenses, nos sentimos contemplados com a pré-candidatura de Vitalzinho ao Senado em nossa coligação. Caso a companheira Dilma seja eleita, ela vai precisar de políticos do porte de Vitalzinho. Campina pode e deve ser representada na chapa majoritária com um vice e um pré-candidato ao Senado. Vamos defender esses nomes no nosso Encontro Estadual”, afirmam os petistas, em documento.


Assessoria

Jeová apóia festival que será realizado em Gravatá (PB)

Apoio ao Festival

O deputado estadual Jeová Campos (PT) disse ontem (08) que apóia a realização do 1° Festival da Batata Doce do Distrito de Gravatá, no município de São João do Rio do Peixe, que será realizado em Julho. Para ele, o Festival será de grande relevância para movimentar a economia do município, que abastece as cidades de Sousa, Cajazeiras e toda a região com a produção de batata doce. “Quero parabenizar o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Nilton Fernandes pela iniciativa de realizar esse festival, bem como o líder comunitário Silvano Dias, que também vem lutando para conseguir o apoio dos empresários e lideranças para a realização da festa”, disse o parlamentar, colocando-se à disposição da organização do evento para contribuir para o sucesso do festival.



Triunfest


O deputado Jeová Campos (PT) parabenizou o prefeito da cidade de Triunfo, Itamar Mangueira de Sousa, pela realização de mais uma edição do Triunfest, que aconteceu na cidade pelo nono ano. O evento teve início na última sexta-feira (04) e se estendeu até o domingo (06), tendo o público prestigiado diversas atividades do Festival, a exemplo de Motocross, Feira de Artesanato, apresentação teatral, musical e lançamento de livros. Convidado pelo Prefeito a participar do evento, Jeová conferiu de perto o evento de Triunfo e gostou muito do que viu. “O prefeito Itamar e a vice-prefeita Francisca Francilene estão de parabéns pela realização dessa festa. Tenho certeza que foi com muita obstinação e carinho que eles organizaram tudo isso e merecem nosso reconhecimento”, disse o parlamentar.



News - Assessoria & Comunicação


Governador, Prefeitos e Políticos em geral brincam com a segurança da população no Sertão da Paraíba

Um fato inusitado e por quer não dizer ultrapassado vem ocorrendo no Sertão da Paraíba, mais precisamente na Região da Grande Sousa, onde, de acordo com as informações, os políticos utilizam-se de seus “prestígios” para interferir no serviço da Polícia Militar que é essencial a segurança da população como um todo independente de que lado ou corrente política pertença.

As Cidades de Marizópolis e Vieirópolis são os exemplos mais claros dessa realidade que também atinge outras localidades. Governos do Estado e dos Municípios continuam interferindo no Serviço Militar de forma indireta, afastando policiais ou colocando de acordo com o interesse de cada Gestor Local. Em Marizópolis, o prefeito José Vieira do PSDC que hoje é aliado de José Maranhão, Governador do Estado teria solicitado ao sobrinho do Governador, Benjamim Maranhão que é pré-candidato a Deputado Federal apoiado pelo Prefeito, o afastamento de policiais do Destacamento por não atenderem caprichos pessoais seus. Já em Vieirópolis, foi o contrário, o Prefeito que é adversário do Governador, Marcos Pereira de Oliveira fechou a Delegacia de Polícia após o Governo a pedido de políticos adversários do Prefeito, ter afastado um policial militar que prestava um ótimo serviço a população, inclusive este mesmo militar já teve outorgado pela Câmara um Título de Cidadão Vieiropolense, mais por ter efetuado a prisão de um filho de uma Ex-prefeita e ser adversário de uma vereadora que faz oposição ao Governo, o Militar foi retirado do Destacamento Militar em troca de apoio político a um candidato a Deputado Estadual.

Agora a situação é a seguinte, O policial perseguido em Marizópolis foi indicado para trabalhar no Destacamento de Vieirópolis, onde já prestou serviço quando da gestão da ex-prefeita Santa Oliveira, a que teve um filho preso após desentendimento com o militar também afastado. Como na época o Governo era comandado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, não houve represália ao Militar, mais com assunção de Maranhão ao Poder as coisas começaram a mudar principalmente depois que a vereadora Eva Pires resolveu entrar na briga utilizando o seu “prestígio político” para tirar o Militar de suas funções.

Diante de fatos como esse, a sociedade é quem fica prejudicada, sem saber se o Policial realmente vai poder exercer a sua função dentro do que determina a Lei, pois se depender dos políticos: aliados é beijinho, beijinho, e para os adversários é pau, pau.

Atualmente, por conta dessa briga política, o Destacamento Policial de Vieirópolis está fechado, já que o prédio é da Prefeitura e a alimentação foi cortada, até o nome da Delegacia e Destacamento foi coberto com tinta. Já em Marizópolis, o PM deu uma de treinador de futebol, correu para Vieirópolis onde lá agora recebe proteção política do Grupo de Oposição e repressão administrativa pelo grupo de situação comandada pelo prefeito.

Perguntar não ofende, e como fica a segurança e a vontade do povo, que não sabe se a PM vai agir pela razão, ou pela emoção. Afinal, no Sertão Policial que não tem padrinho político não pode prender aliados ou parentes de prefeitos, isso é, poder até que pode, o difícil é continuar trabalhando onde cumpriu apenas aquilo que nada mais, nada menos é, do que um dever do oficio.


Mário Gibson


Mudança de Plano: Inaldo Leitão reafirma voto em Ricardo Coutinho e poderá ser candidato a Deputado Federal

O ex-deputado federal Inaldo Leitão (PSB), atual secretário executivo do Ministério das Relações Institucionais do governo Lula, entra numa semana decisiva sobre sua definição quanto às eleições deste ano.
Em contato com o blog, Inaldo disse que tem sido estimulado por lideranças políticas na Paraíba, a exemplo do prefeito Fábio Tyrone, de Sousa, e ainda pela própria bancada do PSB no Congresso.

Na próxima semana, inclusive, Inaldo deverá ter uma conversa com o governador Eduardo Campos (foto), presidente nacional do PSB. Ele disse que depois da conversa com o ex-prefeito Ricardo Coutinho, contra quem fez queixas públicas da postura, os cenários se apresentaram mais favoráveis.

Ele espera, claro, que os compromissos firmados sejam todos cumpridos.

Inaldo declarou com todas as letras que saindo candidato a deputado federal estará no palanque de Ricardo. “Não há como sair a deputado federal pelo PSB sem apoiar o candidato a governador do partido. Tenho que conjugar os dois verbos: aqui em Brasília votando em Dilma e na Paraíba votando em Ricardo. Isso é inquestionável”, disparou Leitão.

Ele disse que até o dia 20 terá a decisão tomada.

Ponto para a Operação Resgate.



Luís Tôrres/Paraíba 1


Reviravolta: Vereadores decidem votar Projeto do Regime Próprio de Previdência na próxima semana

Após muita polêmica e indefinições, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sousa, através de seu Presidente Denis Formiga resolveu agendar para a próxima quarta-feira dia 16 de Junho, uma sessão extraordinária para a votação do Projeto de Lei do Poder Executivo que propõe a criação do Regime Próprio de Previdência, o SOUSAPREV.

A comunicação foi feita oficialmente pelo próprio Presidente da Casa de Otacílio Gomes de Sá que havia se pronunciado esta semana sobre a não votação da matéria durante o recesso, ou seja, a matéria só seria votada em Julho.

O vereador Dedé Veras do PSDB (foto), membro da bancada situacionista, usou a tribuna da câmara ontem, para cobrar que a matéria fosse para a pauta na próxima sexta-feira antes da sessão solene de homenagem ao ex-prefeito Cozinho Gadelha, houve muita polêmica e discussão, o Tucano chegou a dizer inclusive, que “ou se colocava em pauta a matéria para a votação, ou a sessão de homenagem ao médico Cozinho Gadelha, não contaria com a presença dos vereadores da base governista”.

Diante do tumulto gerado, a mesa diretora da Câmara Municipal resolveu convocar para a próxima quarta-feira (16) a sessão extraordinária para a votação do projeto que cria o SOUSAPREV.



Mário Gibson

PRF alerta sobre o Artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro

Acidentes que acontecem em decorrência de outros acidentes têm sido frequentes nas rodovias federais na Paraíba, principalmente na região metropolitana de João Pessoa, e vem causando prejuízos que poderiam ser evitados se alguns motoristas tivessem conhecimento das suas obrigações no trânsito.

A Polícia Rodoviária Federal em algumas situações, antes mesmo de chegar ao local de um sinistro, já tem a informação de que outro acidente ocorrera em consequência do primeiro. Pelo simples fato de que os condutores dos veículos envolvidos no primeiro acidente não retiraram os veículos do local do sinistro.

Na maioria dos acidentes de pequenas proporções, como por exemplo, uma colisão traseira que danificou apenas os pára-choques, os responsáveis permanecem com os veículos sobre a pista aguardando a chegada da polícia. Enquanto isso, causam transtornos aos demais usuários que estão diante de um trânsito lento ou totalmente congestionado, não só pelo motivo do acidente, mas também pela indecisão dos condutores de não saber o certo qual medida tomar.

Em caso de acidente sem ocorrência de vítimas, e que o veículo tenha condição de ser retirado do local da colisão, o condutor deverá sinalizar a área e remover o seu carro imediatamente de cima da pista para o acostamento ou outro espaço seguro enquanto aguarda a chegada da autoridade. Tomando essas medidas o motorista estará evitando aglomeração de curiosos e prevenindo a ocorrência de outros acidentes que inclusive poderão trazer consequências gravíssimas, e até mesmo fatais.

Uma vez retirados os veículos que estavam prejudicando o fluxo normal da via, a autoridade de trânsito não pode se negar a confeccionar o laudo ou boletim de ocorrência, mesmo tendo sido o local desfeito. Tomando como base, o Art. 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

O Art. 178 da Lei 9.503/97, a qual estabelece o Código de Trânsito Brasileiro – CTB diz o seguinte:

- Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito”. - O não cumprimento deste Artigo implica em infração de trânsito de natureza média com penalidade de multa no valor de R$ 85,13 e mais quatro pontos na carteira de habilitação.



Do DPRF/PB


Plantão Policial - Quarta para Quinta-feira dia 10 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

POLICIAIS MILITARES DO 14º BATALHÃO PRENDEM HOMEM ACUSADO DE ROUBO

Por volta das 07h25min do dia 09.06.2010 Policiais Militares após diligências e investigações conseguiram prender no Lajão nas proximidades do Sítio Matumbo, Sousa – PB um dos acusados de roubar o Sr. LAUCIANO VIEIRA DE ANDRADE, solteiro, 30 anos, residente na Zona Rural da cidade de Sousa – PB, fato ocorrido no dia 07/06/2010. O acusado ANTONIO RAIMUNDO DA SILVA, 32 ANOS, solteiro, albergado, conhecido por “Nego Belo” juntamente com outros assaltantes teriam levado a motocicleta do Sr. Lauciano, uma Honda CG 150, Titan, Cor Preta, Placa MOT 9028 no dia 07/06/2010, sendo reconhecido pela vítima. O acusado foi preso e conduzido para a Delegacia local e diligências continuam no intuito de localizar e prender os demais envolvidos no crime, que segundo informações são também acusados de cometer outros delitos naquela localidade.



TOMBAMENTO COM VÍTIMA FATAL

Por volta das 02h10min, Policiais Militares do 14º Batalhão foram acionados para atender uma ocorrência de trânsito na qual o Sr. Luiz Carlos Coelho, portador da CNH N° 04165159931, categoria “A”, que conduzia sua motocicleta Honda Titan 150 ES, azul metálica, placa MOS 9144 Santa Cruz – PB, pela Avenida Cônego José Viana, perdeu o controle do veículo e tombou no meio fio da calçada. A Polícia Militar conduziu a moto para a Delegacia local e o Sr. Luiz Carlos foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional de Sousa e segundo informações, encaminhado para UTI, todavia após alguns minutos foi a óbito.



POLICIAIS MILITARES APREENDEM MENORES INFRATORES

Por volta das 10h00min do dia 08/06/10 Policiais Militares do Destacamento de Aparecida – PB apreenderam quatro menores infratores, um de 14 anos, outro de 15 anos, e mais dois de 17 anos, todos residentes em Aparecida – PB, acusados de praticar um furto na residência da senhora Deusilei Bonifacio de Sousa, 32 Anos, residente naquela Cidade. Os menores levaram um Aparelho Play Station 2 e após diligências foram localizados pelos Policiais Militares do Destacamento confessando a infração. A Policia Militar recuperou o Aparelho furtado e juntamente com o Conselho Tutelar conduziu os menores à presença da Autoridade competente para que fossem tomadas as providências pertinentes ao fato.



Policiais Militares do 14º BPM continuam em diligências para prender acusados de roubo em Sousa

A Polícia Militar de Sousa continua em diligências no intuito de prender os acusados de roubar os senhores Alexandro da Silva Matos e Haroudo Muniz da Silva. O fato aconteceu ontem quando as vítimas, funcionários da empresa Energisa, encontravam-se no Bairro dos Bancários na cidade de Sousa - PB, em um veículo Hilux cor preta MNW-9783, e foram abordados por dois elementos que estavam em uma motocicleta Honda Strada vinho, sem placa, e de posse de uma arma de fogo os acusados anunciaram o assalto levando um notebook pertencente a empresa que se encontrava dentro do veiculo, fugindo com destino ignorado.


14º BPM


Policiais são despejados da delegacia da Cidade de Vieirópolis

Na manhã desta segunda-feira (09), os policiais militares do destacamento da cidade de Vierópolis foram surpreendidos com um despejo por parte da prefeitura municipal daquela cidade, já que o prédio onde fica localizado o destacamento e a delegacia é alugado pela prefeitura, que no dia de hoje fechou o prédio e pintou toda fachada, apagando o nome de delegacia que existia na parte frontal do prédio e ainda cortou a alimentação dos policias que também era patrocinada pela prefeitura.

Conforme informações, o motivo do despejo dos policias foi devido uma questão polícia onde Cabo Alexandre foi substituído por Cabo Carlos José que foi nomeado para assumir o destacamento.

Insatisfeito com a mudança o prefeito Marcos Pereira determinou o corte da alimentação dos policias e o fechamento do prédio do destacamento e delegacia.


Hidroastro Abrantes