quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Política Estadual da Paraíba esta virando um verdadeiro “angu de caroço”

02/08/2009.
O pleito para 2010 começou bem mais cedo do que se esperava, com isso, ninguém sabe mais como é que vai acabar esse verdadeiro “angu de caroço”, todo mundo querendo a melhor fatia do bolo, pelo menos é o que dar para perceber neste instante.

Se não bastasse às intransigências do Senador Cícero Lucena do PSDB, agora é a vez do deputado federal Luiz Couto do PT, que declarou a mídia estadual que não aceitará a união do PSB de Ricardo com o PSDB e DEM de Cássio e Efraim.
Couto, disse que o prefeito da Capital tem feito crescer a sua pré-candidatura por representar o "novo", portanto uma composição com tucanos e democratas significaria um "retrocesso".
A verdade é que Cícero defende uma vaidade própria, no popular, não engole o nome de Ricardo para o Governo, já Couto, teme é ter que ficar sem a vaga de candidato a senador com a ida de Efraim e Cássio que seriam os prováveis candidatos ao Senado no palanque de Coutinho ao Governo.
Outro caso ainda a se resolver são as demais vagas, como a do ex-senador Ney Suassuna, Veneziano Vital do Rêgo, Welinton Roberto, o próprio Couto e tantas outras figuras que estão loucos por uma dessas vagas. A verdade é que é cobra engolindo cobra, e alguém vai ter que sobrar nesta selva.




Mário Gibson

Dentista sousense participará de curso de pós-graduação nos Estados Unidos

02/09/2009.
O dentista sousense Dr. Daniel Abrantes participará no período de 7 a 12 de setembro, de um curso de pós-graduação em implantodontia e enxertia óssea pela renomada Universidade Americana, “New York University”, em Nova York-EUA.

O curso contará com a presença dos mais importantes professores de implantodontia do mundo que apresentaram e discutiram as mais recentes técnicas cirúrgicas e implante e enxerto ósseo. Durante o curso haverá tradução simultânea para vários idiomas e emitirá certificado pela Universidade de Nova York e Sociedade de Implantodontia.



Hidroastro Abrantes

Dupla tenta assaltar Agência dos Correios de Tenente Ananias e acaba executada após troca de tiros com a polícia

2/09/2009.
Dois assaltantes, um identificado como Francisco Uncle Xavier da Costa, de 20 anos, e outro conhecido apenas como "Zé Preto", foram mortos a tiros em confronto com policiais militares, na tarde desta quarta-feira (2), após roubarem a agência dos Correios do município de Tenente Ananias, a 402 km de Natal.

De acordo com informações da delegacia, o assalto aconteceu por volta das 15h20. A polícia não soube informar se havia mais bandidos junto à dupla. Eles teriam rendido dois funcionários e cerca de 15 clientes e levado dinheiro. "Como passaram cerca de 15 minutos na agência, deu tempo de uma das vítimas acionar a polícia", explicou um agente da DP.

Na saída, os assaltantes foram abordados pela polícia e, após troca de tiros, segundo o agente, a dupla foi fatalmente atingida. Com eles, foram encontrados dois revólveres, um calibre 32 e outro 38, munições e dois documentos de motocicletas, com placas de Mossoró --uma delas roubada e outra ainda não localizada.

As investigações ficarão a cargo do delegado Luiz Antônio Filho, responsável pela 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil. De acordo com o agente, a agência havia sido assaltada também no último dia 24 de agosto. "Eles não devem ter roubado muito dinheiro, porque, desde esse último roubo, o pessoal dos Correios estava evitando acumular grandes quantias", afirmou.



Por Gabriela Olivar, do DIARIODENATAL.COM.BR

Reforma eleitoral passa na CCT e CCJ do Senado

02/09/2009.
As modificações na legislação eleitoral que poderão valer já para o pleito de 2010 foram aprovadas nesta quarta-feira (2) pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em reunião conjunta.

A proposta deve ser votada em Plenário na próxima semana, já que a pauta está trancada pelo projeto de conversão 13/09, que libera recursos para os municípios. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, salientou que há questões que precisam ser mais discutidas na reforma eleitoral, especialmente sobre a regulamentação da campanha na internet.

Para que as alterações na legislação eleitoral possam vigorar já nas eleições de 2010 precisam ser aprovadas e promulgadas pelo menos um ano antes do pleito; ou seja, até 3 de outubro deste ano.

As principais modificações do Senado à proposta aprovada pela Câmara foram a rejeição de duas inovações inseridas pelos deputados: a impressão dos votos eletrônicos e a regulamentação do voto em trânsito.

Segundo justificam os relatores na CCJ, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e na CCT, Marco Maciel (DEM-PE), que elaboraram parecer em conjunto, o voto impresso é um retrocesso e o voto em trânsito é passível de fraude, pois permite que um eleitor possa votar mais de uma vez, em localidades diferentes.

Internet
Já a permissão para veiculação de propaganda paga em sítios destinados à veiculação de notícias na internet, que num primeiro parecer dos dois relatores havia sido autorizada para candidatos a todos os cargos, foi alterada e passa, agora, a ser permitida somente a candidatos à presidente da República, limitada a 24 inserções.
O espaço total da propaganda não pode exceder a um oitavo do espaço total do conteúdo e não pode ser destinada exclusivamente a um único partido ou candidato. Fica proibida a veiculação, no entanto, ainda que gratuitamente, de propaganda em sítios de pessoas jurídicas cuja principal atividade não seja a oferta de serviços noticiosos e sítios oficiais.
- Esse assunto da Internet é novo. Na legislação atual, por falta de lei, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu a propaganda pela internet. A Câmara autorizou a propaganda gratuita e nós (no Senado) estamos dando um passo a mais, permitindo a propaganda paga para presidente da República - explicou Azeredo.

Obras
A proposta do Senado também proíbe a qualquer candidato comparecer, nos seis meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas, lançamento de pedra fundamental de obra pública ou ato de assinatura de ordem de serviço para a realização de obra pública. Emenda anterior da CCJ proibia o comparecimento de candidato apenas nos três últimos meses antes da eleição.
Os dois relatores resolveram também prever penalidades em caso de descumprimento de regra eleitoral que determina um mínimo de 30% para candidaturas femininas e também esclarecer regras para o comparecimento de políticos a programas diversos. Assim, fica autorizada a participação de filiados a partidos políticos ou pré-candidatos em entrevistas e programas nos diversos meios de comunicação, inclusive com a exposição de plataformas, projetos políticos e críticas político-partidárias, desde que não haja pedidos de votos.

Doação
As doações de recursos financeiros poderão ser feitas por autorização de débito na conta de telefone, por cartão de crédito ou de débito, boleto ou transferência bancária e outros meios eletrônicos de pagamento que deverão conter a identificação do doador e a emissão obrigatória de recibo eleitoral para cada doação realizada.
O número de inserções pagas na imprensa escrita e respectiva reprodução na internet foi alterado de 12, como constava no primeiro parecer, para 24, para permitir, segundo Azeredo, maior participação dos candidatos.
- São 12 semanas de propaganda. Com a modificação, o candidato poderá aparecer até duas vezes por semana - explicou Azeredo.

Placas
O texto aprovado na CCJ e na CCT também permite a propaganda eleitoral em bens particulares por meio da fixação de faixas e cartazes não-colantes que não excedam a quatro metros quadrados, mas proíbe a pintura de muros e paredes externas, que a Câmara havia autorizado.
Já a obrigação de veicular propaganda eleitoral estende-se a todas as concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, com exceção das TVs por assinatura

Discussão
Durante a discussão da matéria, vários senadores elogiaram o parecer elaborado por Azeredo e Maciel e fizeram sugestão à proposta que segue para o Plenário. Aloizio Mercadante (PT-SP) sugeriu que, em programas de entrevistas, sejam convidados obrigatoriamente todos os candidatos a cargos majoritários filiados a partidos que tenham pelo menos 10 representantes no Congresso ou 15 em coligações. A proposta, incluída no parecer, foi apoiada por Pedro Simon (PMDB-RS) e Antônio Carlos Junior (DEM-BA).

- É uma cláusula de barreira para manter a qualidade do debate - explicou Mercadante.
Serys Slhessarenko (PT-MT) ressaltou que as alterações inseridas na legislação eleitoral vão aumentar a participação das mulheres nas disputas por cargos políticos. Já Lúcia Vânia (PSDB-GO) apoiou a ampliação de 5 % para 10% percentual do fundo partidário criado para ampliar a participação feminina nos pleitos.
Valter Pereira (PMDB-MS) demonstrou preocupação devido ao grande número de limitações impostas na propaganda dos candidatos.

- Tenho medo que os comícios fiquem muito mortos com o grande número de limitações impostas - afirmou o senador pelo Mato Grosso do Sul.
Inácio Arruda disse discordar do uso pago da internet como meio de propaganda. Para ele, já basta aos candidatos poderem utilizar desse veículo de comunicação para fazer sítios próprios.

- Todos têm direito a constituir a sua página na internet. Por que introduzir a propaganda paga?- questionou Arruda.




Valéria Castanho / Agência Senado

Cícero rebare Efraim e volta a falar em candidatura ao Governo do Estado

02/09/2009.
O senador Cícero Lucena (PSDB) rebateu nesta terça-feira (1º), em entrevista à Rede Paraíba Sat, as declarações do também senador Efraim Morais (DEM), que admitiu a possibilidade de apoiar uma terceira via da oposição caso nenhum dos dois conseguisse emplacar suas respectivas candidaturas. Cícero reafirmou que é candidato ao Governo da Paraíba, disse que Efraim estava se precipitando e destacou que as pesquisas pouco valem um ano antes do pleito.

Para o parlamentar tucano, ainda falta muito tempo para as eleições estaduais, de forma que Efraim não pode querer se precipitar. “Se uma candidatura dependesse de pesquisas feitas um ano antes, Ronaldo Cunha Lima não tinha sido candidato em 1990, eu não tinha sido candidato à Prefeitura de João Pessoa em 1996, Efraim não tinha concorrido ao Senado em 2006 e Cássio não tentaria a reeleição em 2006. Todos estavam bem atrás um ano antes e acabaram vencendo as eleições”, declarou.

O parlamentar e pré-candidato ao Governo disse também que vem cumprindo a sua promessa e quer que Efraim faça o mesmo. “Concordamos que iríamos colocar nossas candidaturas nas ruas e esperaríamos a chegada de Cássio para chegar a uma definição. Espero que Efraim cumpra o acordo e não se precipite”, destacou.

Ainda de acordo com Cícero Lucena, é inconcebível que um grupo político que saiu vitorioso em 2002 e 2006 abra mão de sua candidatura própria. “Temos que viabilizar um nome forte de nosso grupo, para que voltemos ao Governo e retomemos os projetos sociais da época de Cássio e que foram paralisados no Governo Maranhão”, concluiu.


Phelipe Caldas

Favoritismo de uma Chapa formada por Cássio e Ricardo preocupa o PMDB

02/09/2009.
O anúncio do retorno do ex-governador Cássio Cunha Lima previsto para a primeira quinzena de setembro fez ferver o caldeirão político paraibano. As forças que se preparam para disputar o Governo do Estado no próximo ano tomam posições estratégicas. Segundo notícias veiculadas na imprensa, pesquisas internas colocaram em prontidão todo o aparato do PMDB, que inclui o poderoso sistema de Comunicação presidido pelo senador Roberto Cavalcanti.

O favoritismo de uma chapa composta pelo prefeito Ricardo Coutinho e pelo ex-governador disparou o alarme dentro do PMDB e estratégias estão sendo montadas para bombardear sistematicamente o prefeito e sua administração, caso ele insista em ser candidato ao lado do tucano.

Toda estrutura de comunicação do Governo e do grupo Correio da Paraíba estará concentrada nesta tarefa de inviabilizar essa composição política que, segundo os números até agora colhidos pelas pesquisas se mostra imbatível em todos os redutos eleitorais do estado.

O vazamento da informação provocou forte reação dentro do esquema do prefeito Ricardo Coutinho e esta semana começou com a tropa de choque dos girassóis ganhando “as ruas” através de declarações peremptórias de dirigentes como Edvaldo Rosas defendendo a aliança imediata do partido com o PSDB de Cássio Cunha Lima.

Pelo tom das declarações fica evidente que a campanha do próximo ano não vai respeitar canela de ninguém. Tome-se como exemplo o discurso do deputado Luiz Couto (PT) que abriu o tiroteio, acusando Maranhão de práticas políticas que atingem a moralidade pública.

Partidos da base aliada do prefeito Ricardo Coutinho e do ex-governador Cássio Cunha Lima movimentam-se nos bastidores para apressarem a aliança. Uma recepção gigantesca também está sendo preparada para anunciar essa composição política já considerada vitoriosa por dirigentes partidários como o presidente do PPS, José Bernardino.

Bernardino é um entusiasta da aliança com Cássio e trabalha intensamente nos bastidores para sacramentá-la. Seu desempenho é tal que resultou na antecipação do PSB em declarar publicamente o desejo de se compor com o ex-governador, prevista apenas para o início do próximo ano.

Do lado do governador José Maranhão, o clima é de apreensão ao ponto de acalentarem o desejo do prefeito de Campina Grande de ser candidato ao Governo. Veneziano foi “brindado” com a vaga de vice na chapa de Maranhão proposta que, segundo os partidários do Cabeludo soa ridícula.

De acordo com o PMDB de Campina Grande, veneziano só deixa a prefeitura para ser o candidato do partido ao Governo do Estado. “Não tem cabimento Veneziano deixar a segunda maior prefeitura do Estado para ser vice”, debocham assessores gozando o desespero dos aliados de Maranhão diante da realidade eleitoral revelada pelas pesquisas.



Jampanews

Anteprojeto de Resolução que prorroga eleições na Câmara de Sousa será distribuído hoje com as Comissões Competentes

02/09/2009.
Um Anteprojeto de Resolução que busca alterar a data para renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sousa, já começou a tramitar na Casa de Otacílio Gomes de Sá. A idéia é transferir a data do dia 30 de setembro para o dia 30 de novembro de 2010, ou seja, após as eleições estaduais.

A matéria que foi encabeçada pelo Vereador Renato Soares Virgínio (foto), dispõe atualmente de cerca de 6 assinaturas, inclusive com a do próprio vereador, e um membro da oposição, o vereador Adilmar de Sá Gadelha (Caca Gadelha).

A Justificativa do vereador oposicionista do PTB, é que não haja interferência política no pleito da Câmara, para tentar evitar a pressão política principalmente por parte dos Deputados com mandato que são sempre acionados neste período

O Anteprojeto de Resolução que altera o artigo 21 do Regimento Interno da Casa será distribuído hoje quarta-feira junto às comissões competentes.



Mário Gibson

Tribunal de Justiça tem pauta extença para esta Quarta-feira. Inquérito contra ex-prefeito de Sousa está na relação

02/09/2009.
O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba tem uma pauta bastante extensa para esta quarta-feira, dia 02 de setembro de 2009. Entre os casos, o julgamento de dois inquéritos. Um dos inquéritos é correspondente ao processo de nº 0372005.002549-5/001, que tem como indiciado, o ex-prefeito de Sousa, Salomão Benevides Gadelha (foto). Já o de nº 999.2007.000533-8/001, o indiciado é o juiz de direito da 2ª Vara da comarca de Bayeux, José Edvaldo Albuquerque de Lima.

Por outro lado, o Pleno também julgará três noticias-crime, uma contra o prefeito de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita, cujo noticiante é o Ministério Público Estadual; outra contra o deputado estadual Expedito Pereira de Souza e a terceira, em face do ex-prefeito de Mamanguape, Fábio Fernandes Fonseca.


Mário Gibson

Lúcio Matos volta a denunciar prefeito Tyrone na Justiça

02/09/2009.
Na tarde de ontem, o ex candidato a prefeito de Sousa que tirou 68 votos no pleito de 2008, Lúcio Aurélio Braga Matos, deu entrada em mais uma Representação com Ato de Improbidade Administrativa, que em tese, teria sido praticado pelo atual prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga do PTB. A representação foi feita junto ao Procurador Geral da Justiça do Estado da Paraíba, pedindo para apurar em toda a sua extensão se o chefe do executivo utilizou recursos públicos para prática de promoção pessoal.

Matos acusa o Prefeito Fábio Tyrone de se utilizar indevidamente de verba pública para pagar a edição especial da GAZETA de Sousa, edição do dia 10 de julho deste ano, dia da Cidade, sendo que as matérias nela veiculada apresentassem qualquer fato de interesse publico, segundo relatou o denunciante.

A Ação Civil de Improbidade foi feita no objetivo de impingir ao representado da promoção pessoal as penalidades esquadrinhadas pelo art. 12, inciso III 14, da Lei 8.429/92.

A assessoria jurídica do prefeito só irá se pronunciar após a citação por oficial de justiça para que se possa tomar conhecimento real do que realmente foi apresentado pelo ex-vice prefeito de Sousa Lúcio Matos.


Mário Gibson

Usuários da Rede CAPS Participam de Uma Manhã Alegre em Sousa

02/09/2009.
Durante toda manhã desta terça-feira (01/09) os usuários, funcionários e coordenadores do CAPS i, CAPS Tozinho Gadelha e o CAPS AD participaram de manhã festiva e alegre no Parque de Diversões, na Praça da Matriz.

Com o objetivo de proporcionar uma manhã de lazer, a Rede CAPS em Sousa, entende que o lazer é de fundamental importância nos métodos para o desenvolvimento à assistência psicosocial, tendo em vista a inclusão no convívio social.

Segundo a Coordenadora do CAPS AD, Flávia Garcia, revelou que a ‘Manhã Alegre” da Rede CAPS é oferecer aos usuários um clima de harmonia, pois a satisfação do CAPS-Sousa estava na alegria no rosto de cada usuário que brincava contente no Parque de Diversões.

Socializar os usuários, promovendo ações de integração, tornando os indivíduos parte ativa do cotidiano, sem que sejam discriminados através de ações como essas.


Decom