sexta-feira, 31 de julho de 2009

Prefeitura de Sousa já emitiu mais de 600 Novas Carteiras de Identidade

31/07/2009
O Setor de Identidade, através da Secretaria de Administração está disponibilizando serviços de atendimento para emissão de Cédulas de Identidade desde o final do mês de junho. Até o momento, já foram realizados 630 atendimentos, de segunda à sexta no horário das 7:00 às 12:00h.

O setor de identidade, responsável pela emissão das carteiras de identidade no prédio da Prefeitura Municipal de Sousa, está funcionando plenamente, com material sempre disponível e atendimento todos os dias úteis. Com total organização e pontualidade.
Devido a grande demanda nos períodos de inscrições nos vestibulares e também a procura para a emissão de segunda-via de cédulas de identidade, a Secretaria de Administração vem trabalhando com o objetivo de proporcionar maior eficiência e agilidade nos serviços que a prefeitura presta à população sousense.

A secretaria ainda informa que a partir da próxima semana (03/08), os pagamentos para emissão de identidades serão realizados por boleto bancário.


Decom

Finalmente, Projeto que eleva Comarca de Sousa a 3 ª Entrância vai para o Pleno do Tribunal de Jusiça da Paraíba

31/07/2009.
O deputado federal Marcondes Gadelha revelou na tarde de hoje, depois de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Silvio Ramalho, a elevação da Comarca de Sousa à 3ª Entrância. A medida, há muito esperada pela população e pela comunidade jurídica de Sousa, é irreversível, segundo Marcondes Gadelha.

Marcondes informou que “Sousa já foi incluída no projeto de mudança, fase mais difícil de todo o processo”. Marcondes salientou que Sousa há muito justifica a elevação, “não só pelo crescimento da cidade, mas também da demanda pelos serviços oferecidos”. O projeto que eleva Sousa à 3ª Entrância seguirá agora para o pleno do TJ. “De lá o projeto é enviado à Assembleia e, depois de aprovado segue para sanção do governador”, explicou Marcondes reforçando não “acreditar que aconteça qualquer entrave nesse processo.”

Se tornando Comarca mais elevada, a cidade contará com outras varas além de aumento no número de funcionários. “Sousa ganhará um serviço mais detalhado e com melhor atendimento das necessidades, já que haverá varas especializadas”. Além disso, Sousa passará a sede de circunscrição, abrangendo várias cidades do sertão.

Passando à condição de 3ª Entrância, Sousa se nivela com João Pessoa e Campina Grande. “E esse processo é irreversível, segundo o próprio presidente Ramalho Junior. Vencida a etapa da inclusão no projeto, que já aconteceu, basta que se cumpra o trâmite legal. Portanto, a mudança, agora, é apenas questão de tempo”, finaliza Marcondes.

Ascom

Sousense passa por uma Angioplastia em João Pessoa

31/07/2009.
O sousense Pedro Afonso foi submetido ontem a uma angioplastia (cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artéria do paciente). Essa técnica utiliza um minúsculo balão inflado dentro da artéria, que está obstruída com placas de gordura e sangue, além de uma mini tela de aço que, aberta, facilita o fluxo sangüíneo, procedimento que é utilizado no Brasil desde a década de 90.

De acordo com as informações, tudo ocorreu dentro da normalidade e a família aguarda ao lado dos amigos o seu retorno á cidade de Sousa, que deverá acontecer após o resultado dos exames pós cirurgia, que deverão esta prontos até a próxima semana.


Mário Gibson

Maranhão visita hoje três cidades do Sertão e inaugura sede do cooperar em Cajazeiras

31/07/2009.
O governador José Targino Maranhão visita nesta sexta-feira (31) três cidades do Sertão da Paraíba, quando inaugura o prédio do Projeto Cooperar em Cajazeiras, assina na cidade de Emas a ordem de serviço para pavimentação da rodovia que liga a BR-361 a sede da cidade e, à noite, participa, na cidade de Diamante, da tradicional festa conhecida por João Pedro.

A chegada de Maranhão a Cajazeiras está prevista para às 9h, quando se dirige a sede do Cooperar, localizada no prédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), no centro da cidade.

O órgão a ser entregue pelo governador terá a missão de atender aos produtores rurais do Sertão paraibano e irá beneficiar 80 associações comunitárias. Com a chegada do novo escritório, os representantes das comunidades deixam de se deslocar até Pombal para levarem seus pedidos.

A implantação do Projeto Cooperar em Cajazeiras vai beneficiar produtores rurais dos municípios de Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Marizopólis, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Após inaugurar a sede do Cooperar, Maranhão inspeciona as obras de construção do Aeroporto de Cajazeiras, localizado a 5 quilômetros da BR-230. Quando esteve naquela cidade durante a abertura do Xamegão, no início do mês passado, o governador disse que o novo aeroporto vai fortalecer a economia da região sertaneja.

A construção era uma antiga reivindicação dos empresários e políticos do Sertão. Um dos empresários de Cajazeiras, José Cavalcante, doou o terreno, enquanto que o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 5 milhões nas obras. Ainda em Cajazeiras, o governador José Maranhão visita o Hospital Regional.

Vale do Piancó - Na cidade de Emas, o governador vai assinar a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia que liga a BR-361 até a sede do município. A obra foi anunciada a representantes daquele município da região durante participação dele na cidade de Piancó na missa de São Antônio.

Ainda no Vale do Piancó o governador participa da tradicional festa de João Pedro, no município de Diamante, a partir das 22h.


Secom

Polícia Federal retorna a Marizópolis mais uma vez

31/07/2009.
A polícia Federal retornou mais uma vez a Cidade de Marizópolis na Região da Grande Sousa, onde realizou rondas pela Cidade em Companhia de alguns marizopolenses, entre “Eles”, um popular identificado apenas, como Nego, que é acusado de fornecer a Prefeitura daquela cidade mais de 600 mil reais em Pedras de Calçamento, sendo que este cidadão segundo a denúncia e populares, não possuiu se quer uma bicicleta para andar.

Os policiais Federais estavam em uma caminhonete, e realizaram a escolta do “Empresário Nego” até as imediações do Bairro das Queimadas, onde deveria existir um Armazém de materiais de Construção, que aparentemente, parece nunca ter existido.

De acordo ainda com as informações, outros populares também chegaram a ser escoltados no Carro da PF pelos agentes que estavam realizando as diligencias, e muitos curiosos acompanharam de perto toda a movimentação da Polícia, durante toda à tarde de ontem, 30 de julho, em mais uma visita repentina a cidade de Marizópolis.

A verdade é que as visitas estão se tornando constantes, e a população esta bastante apreensiva, e até preocupada com o que poderá acontecer nos próximos dias, já que ninguém imagina mais que sejam apenas visitas de rotina, até mesmo porque a PF não costuma brincar em serviço e muito menos perder tempo com “investigações bobas”, a coisa parece ser mais grave do que se imagina, só que o mistério continua.


Mário Gibson

Advogados sousenses estão sendo disputados até por políticos de outros Estados para atuarem em Processos Eleitorais

31/07/2009.
Parece que estas disputas que vem sendo realizadas ano a ano, pós eleições, aqui na Cidade de Sousa, estão despertando o interesse da “Classe Política” não só a local, mais também de outros Estados.

Desde o ano de 2000, com o inicio das disputas no popular denominado de “Tapetão” pioneiro na Região pelo ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha, na famosa “Ação” que culminou com a cassação do também ex-prefeito João Estrela, que não se fala em outra coisa a não ser, nas AIJES e AIMES, Recursos Contra a Diplomação, Representações Eleitorais, Recursos Contra a Prestação de Contas, entre outros, que alguns de nossos advogados resolveram ingressar nesse campo, como o Dr. Lamartine Bernardo, Johnson Abrantes, Francisco Valdomiro Gomes (Chiquinho), Egberto Guedes, Fabrício Abrantes e agora João Hélio e muitos outros.

Estes têm “que agradecer de certa forma” a Gadelha pela iniciativa que permitiu aos nossos bacharéis em Direito a se especializarem pela matéria do Direito Eleitoral, com isso, o campo foi abrangido e ao fim de cada processo eleitoral o que não falta são serviços para advogados, tem pra defender e também tem pra atacar, depende do interesse do derrotado ou da permanência do eleito, de todo jeito precisa se ter um bom advogado. A coisa criou tanta dimensão, que os nossos advogados começam a ser procurados por outras comarcas e até por políticos de outros Estados.

De acordo com as informações, os advogados Dr. Chiquinho e Egberto Guedes que juntos participaram do processo que resultou na Cassação do ex-prefeito de Vieirópolis Célio Aristóteles que perdeu o cargo e das várias cassações do próprio Salomão Gadelha em primeira instancia em 2004 ao lado do Dr. Lamartine Bernardo. Agora, Chiquinho e Guedes foram contratados, pelo ex-candidato a prefeito da cidade de Tenente Ananias no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Alexandre, para atuar ao lado do Advogado José Braga Lira Junior, da Cidade de Caicó, que já estabeleceu poderes aos dois advogados de Sousa com reserva de poderes, para juntos darem continuidade a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movido contra a atual prefeita daquela cidade, Maria José Jacome da Silva, que é acusada ao lado do esposo que é médico, de ter em tese, fornecido receitas medicas acompanhados de medicamentos para eleitores daquela cidade em troca de votos.

A audiência da AIME contra a prefeita de Tenente Ananias já tem data definida, será no dia 18 de Agosto de 2009, no Fórum Eleitoral da Comarca de Marcelino Vieira, ou seja, na 60ª Zona, que fica no vizinho Estado do Rio Grande do Norte.


Mário Gibson

Audiência da AIME de Vieirópolis é adiada pela quarta vez em menos de sete dias

31/07/2009.
O juiz Henrique Jacome de Figueiredo remarcou mais uma vez a data da audiência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME de Vieirópolis, movida pela oposição contra o prefeito Marcos Pereira de Oliveira e o seu vice Antonio César Braga, eleitos no ultimo pleito de 2008.

Segundo informações, inicialmente a audiência seria realizada no dia 28 de julho, foi adiada a pedido dos advogados do prefeito para o dia 30 do mesmo mês, em virtude da festa de emancipação política daquela cidade. A terceira mudança ficou para o dia 20 de agosto, desta feita o magistrado teria atendido um pedido da promotora eleitoral, e agora houve uma nova mudança, só que desta vez, aconteceu uma nova mudança, só que com a antecipação do dia 20/08 para o dia 13/08, data que esta mantida, pelo menos, até o presente momento.

Por tanto, as testemunhas referidas e os advogados já estão sendo citados para comparecerem ao Fórum Eleitoral de Sousa, no dia 13 de agosto, para participarem da famosa denuncia do “Cheque”.


Mário gibson com foto de Hidroastro Abrantes

Jose Vieira deverá oficializar hoje adesão ao Maranhão III

31/07/2009.
O prefeito de Marizópolis José Vieira da Silva (foto) pode ter passado mais uma vez a perna na oposição, pelo menos, é que se comenta nos bastidores da política sertaneja.

De acordo com as informações, a oficialização da dobrazinha dos “Zes” – Zé Maranhão e Zé Vieira estão prestes a ser realizada, e hoje, justamente na vinda do Governador a vizinha cidade de Cajazeiras o apoio deverá ser oficializado, com direito a fotografia e tudo.

O acordo se deve a união e apoio político, entre o prefeito marizopolense e o ex-deputado Benjamim Maranhão, que é sobrinho do Governador e que receberá o apoio político do Grupo da Situação de Marizópolis na sua campanha de retorno a Câmara Federal, com isso, alguns cargos que até ontem, estavam sendo indicados pelos oposicionistas do prefeito, deverão sofrer um freio de cunho político, ou até quem sabe de novos retornos.

Para dar a reviravolta, Zé Vieira teria levado a presença de Benjamim resultados de sua liderança inconteste nos últimos pleitos, através de resultados obtidos nas urnas de todas as eleições em que participou como candidato ou aliado, o que deixou o maranhista bastante entusiasmado, e não pensou duas vezes, fechou o acordo.


Mário Gibson

Audiência entre Tyrone e André Gadelha tem nova data e Juiz vai solicitar Reforço Policial

31/07/2009.
O juiz Henrique Jorge Jacome de Figueiredo da 63ª Zona Eleitoral acatou pedido do ministério público eleitoral através do promotor substituo Dr. Manoel Pereira de Alencar, e determinou uma nova data para realização da audiência que evolve Fabio Tyrone do PTB e André Gadelha do PMDB. Com isso, o inicio das investigações judiciais eleitorais que envolvem a cidade de Sousa, não serão mais iniciadas no dia 5 de agosto como estava previsto e sim, no dia 18 do mesmo mês, às 8 horas da manha no Fórum Eleitoral de nossa Cidade.

Por outro lado, o promotor eleitoral, terá até o dia 7 de agosto, para apresentar o seu parecer sobre algumas preliminares levantadas pelos advogados da vice-prefeita Joanna Estrela do PDT, já que o prazo é de dez dias, e como a notificação do MPE foi procedida pelo cartório no dia 28 de julho, o prazo termina exatamente na próxima semana (07/08/2009).

Vale salientar ainda, que justamente pelo prazo para o posicionamento do Ministério Público terminar no dia 7 de agosto, dois dias após o dia em que estava previsto o inicio da audiência, o fato contribuiu para que o magistrado atende-se a solicitação do Dr. Manoel Pereira. Agora é aguardar o desenrolar de toda esta novela que está apenas começando, e que promete capítulos bastante marcantes.

De acordo ainda com as informações, o clima anda tão tenso, que o juiz Henrique Jacome, determinou ainda pedido de reforço policial, pois os ânimos andam bastante acirrados pelas partes ao ponto do próprio juiz pedir antecipadamente a presença da policia para evitar possíveis transtornos durante o inicio das investigações.


Mário Gibson