quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pesquisa interna do PMDB Nacional sugere coligação com o PT em 15 estados, inclusive na Paraíba

pmdb-pt.jpg

O assunto recorrente em Brasília nesta quarta-feira (29) é o levantamento interno que o PMDB encomendou e que apontou a tendência de coligação com o PT, para as eleições estaduais de 2014, em pelo menos 15 estados brasileiros, inclusive na Paraíba. O assunto está sendo tratado pelos jornalistas que cobrem o dia a dia da política na capital federal.

Segundo o levantamento, em 15 estados brasileiros a tendência é de coligação entre PT e PMDB porque os cenários são favoráveis. Em alguns caos, o PT indica o candidato a governador e o PT o vice ou o candidato ao Senado. Da mesma forma, em outros o PMDB indica o candidato a governador e o PT o vice ou a vaga de Senador.

Na Paraíba, os últimos acontecimentos políticos indicam que há uma aproximação em curso entre os dois partidos, como forma de apoiar uma provável candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) em 2014. O apoio já foi, inclusive, citado por algumas lideranças petistas, dentre elas o Deputado Estadual Frei Anastácio e o presidente do Diretório Municipal do PT em João Pessoa, Jackson Macedo.

Veneziano e Luciano Cartaxo - Nesta quarta-feira o pré-candidato do PMDB ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, tem encontro agendado com o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. A notícia do encontro foi publicada pelo assessor de imprensa de Veneziano, jornalista Carlos Magno, nas redes sociais.

Magno disse que Veneziano vai falar sobre a atuação do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e da Deputada Federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em favor de João Pessoa, mas que também haverá espaço para a discussão sobre 2014.

“Veneziano vai reafirmar os compromissos do Senador Vital e da Deputada Nilda Gondim com a administração de Luciano Cartaxo em João Pessoa. E, é claro, vai sobrar um tempinho para Veneziano e Luciano Cartaxo falarem de política, aliança, 2014, etc.”, disse ele, em seu twitter.



Assessoria

Governo Federal reconhece emergência em 25 cidades da PB



A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu nesta quarta-feira (29) a situação de emergência em 25 cidades da Paraíba que estão sendo afetadas pela estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e atende um decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB), publicado no último dia 24, que prorroga a emergência por mais seis meses.

A situação de emergência reconhecida pela União vale para as cidades de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

A Paraíba tem 195 das suas 223 cidades sendo afetadas pela seca. Deste total, 170 tiveram a situação de emergência mantida através de decreto do governo estadual no dia 3 de maio e reconhecida pela União uma semana depois.

Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.


Jornal da Paraíba

Mais um prefeito do PMDB declara apoio a Ricardo Coutinho

 O prefeito de Lastro, Emmanuel Mendes Sarmento (PMDB) declarou apoio político ao governador Ricardo Coutinho (PSB), durante reunião nesta terça-feira (28). A decisão do prefeito foi comunicada ao governador Ricardo Coutinho que ressaltou a importância do apoio do prefeito Emmanuel para o fortalecimento do projeto administrativo no Sertão do Estado.

Com a adesão de Emmanuel Mendes já são 49 prefeitos que haviam votado no candidato ao governo pelo PMDB em 2010 que passam a integrar a base aliada de Ricardo nos municípios. “O governador Ricardo Coutinho em menos de três anos já fez muito por esse Estado e está sendo ´O Cara´ para os municípios. Contamos com o seu apoio para trabalharmos juntos neste projeto que está transformando a Paraíba”, afirmou Emmanuel.

O prefeito do Lastro disse que está assumindo pela 1ª vez o município e reconhece o trabalho do governo do Estado não só em Lastro, mas em todos os municípios da região. “Desta forma se o governador continuar olhando para o município como tem feito tenho a certeza que estaremos sempre juntos”, completou.


Durante a audiência, o prefeito Emmanuel Mendes esteve acompanhado do secretário de Planejamento do município, José Carlos. O município de Lastro está localizado no Sertão paraibano, segundo o último censo em 2010 tem uma população de 2.900 habitantes. No ano de 2011 ganhou um acesso asfáltico com a inauguração da PB-238, trecho Lastro a Sousa.




MaisPB com Assessoria