terça-feira, 3 de maio de 2011

MP e PMS assinam TAC para resolver problemas de vendas irregulares e falta de Túmulos no Cemitério de Sousa

A Prefeitura Municipal de Sousa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com Ministério Público da Paraíba através das Curadorias da Comarca local, onde se compromete dentro de um prazo de seis meses, entregar 271 túmulos no Cemitério Público São João Batista de responsabilidade do Município.

O termo foi assinado numa audiência ocorrida na Sede do MP com a presença da promotora do Cidadão, Drª Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti e do prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, do procurador do Município Fernando Botelho, além do secretário de Infraestrutura Gerlano Linhares.

Segundo a representante do Ministério Público o TAC estabelece a regularização da situação de várias pessoas que vinham sendo enganadas a vários anos em razão de seus túmulos terem sido vendidos mais de uma vez a vários donos.

“Temos casos de pessoas de famílias diferentes estarem sepultadas em um mesmo túmulo, em razão da venda irregular dos jazigos pelo antigo diretor do cemitério em administrações passadas”, frisou Ana Carolina.



Mário Gibson

Prefeitura de Sousa Inicia Campanha em Combate a Febre Aftosa

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município em parceria com a EMATER (Regional Sousa) e Unidade Local Sanitária Animal e Vegetal (ULSAV) esteve reunido com os agricultores e produtores rurais do sítio Mussambê e do assentamento Malhada da Areia, com a finalidade de conscientizar os presentes quanto à importância de combater a proliferação da febre aftosa na região de Sousa.

De acordo com o diretor da EMATER (Regional Sousa), Assis Bernardino, o objetivo do Governo do Estado é vacinar 90% o gado bovino no Estado, tendo em vista controlar e manter os bons índices nos municípios paraibanos.

Ana Cleide, líder comunitária do sitio Mussambê, destacou como estratégica a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente convocar os agricultores e produtores rurais para se mobilizarem no combate a febre aftosa.

Tiburtino Cartaxo, presidente da ULSAV, orientou que além da vacina contra febre aftosa - é indispensável que os produtores de gado mantenha os alojamentos limpos e ventilados, verificar alimentação bovina, fazer a higienização na boca, nas tetas e nos cascos dos do gado, prevenindo assim que o vírus surja ou prolifere.

Aproximadamente 100 produtores de gado participaram da reunião na Escola Municipal Maria Mercedes Mariz, no sítio Mussambê, e dezenas de produtores participaram na tarde de domingo (01/05) da reunião no assentamento Malhada da Areia.

Caetano de Lima, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, afirmou que a campanha em combate a febre aftosa será durante todo o mês de maio e que o dia “D” será na próxima quarta-feira (04/05) com campanhas de conscientização nas Escolas Municipais e Estaduais, nas Associações Comunitárias e com o Sindicato dos Produtores Rurais, pois a meta da Prefeitura de Sousa é que 100% do gado seja vacinado no município.

Já na nos dias 7 e 8 de maio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATER e ULSAV estarão nas feiras livres do município conscientizando à população através de banners, panfletos, cartazes e faixas educativas quanto a essencialidade de vacinar o gado na região de Sousa contra a febre aftosa.

A Prefeitura de Sousa compreende que somente através da mobilização e da conscientização conseguirá eliminar a Febre Aftosa no município, mas para isso os agricultores e produtores rurais devem procurar a EMATER ou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para mais informações.



Assessoria da Prefeitura Municipal de Sousa

Joaquim Nunes vence eleição do Sindicato Rural de Vieirópolis

Os trabalhadores Rurais do Município de Vieirópolis, na Região da Grande Sousa escolheram no último domingo, a nova Diretoria do Sindicato Rural. Cerca de 600 agricultores participaram da votação e escolheram mais uma vez o atual Presidente Joaquim Nunes para comandar o Sindicato Rural.

O atual Presidente tirou 373 votos, enquanto o candidato oposicionista a atual Diretoria, Gilmar Caetano tirou 184 votos, tendo Joaquim vencido o pleito com 189 votos de maioria.

Mesmo com a vitória no voto, a polêmica da eleição sindical ainda aguarda apuração de fastos que anteciparam o pleito, denuncias de compras de votos na eleição sindical estão sendo apuradas no Ministério Público.



Mário Gibson