segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oposição sofre primeira derrota nas Ações Eleitorais de Aparecida

06/07/2009.
O juiz Henrique Jorge Jácome de Figueiredo da 63ª Zona Eleitoral da Comarca de Sousa, julgou nesta segunda-feira improcedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pela Coligação “Aparecida Livre e Respeitada” contra o Prefeito Deusimar Pires (foto), o seu vice Antonio da Viúva e o ex-prefeito Julio César acusados de possíveis praticas de crimes eleitorais nas eleições de 2008.
A denuncia dos candidatos derrotados, João Ferreira e Helena baseava-se em um possível favorecimento do prefeito Julio ao seu sucessor Deusimar, pelo fato da transferência do local do prédio da delegacia de polícia, para manter instalado um comitê eleitoral.

O magistrado foi enfático em sua sentença em relatar que, “é claro e simples concluir que o local de funcionamento de um comitê eleitoral não é fato capaz de definir o resultado de uma eleição. O mesmo se diga em relação a modificação do lugar de funcionamento de um determinado órgão público”, disse o juiz Henrique Jácome, que ainda enfatizou que dentro desse cenário não há que se quer dizer que houve potencialidade das mencionadas condutas para influenciar no resultado do pleito, finalizou o juiz eleitoral da 63ª Zona, que julgou improcedente a AIJE contra Prefeito e Vice eleitos de Aparecida. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Para os oposicionistas, ainda resta o julgamento de outras duas ações que tramitam na justiça eleitoral, já que uma delas não resultou em nada para os eleitos, a não ser apenas a retirada de copias dos autos para saber se o ex-prefeito Julio César teria praticado algum ato de improbidade.

Mário Gibson

Projeto "Matriz das Artes" estréia com Grande Sucesso em Sousa

06/07/2009.
A Prefeitura de Sousa estreou no início da noite deste domingo (05/07) o projeto “Matriz das Artes”, uma realização da Fundação Municipal de Cultura que tem como objetivo fortalecer a cultura e o turismo sousense e de toda a região, através de iniciativas estratégicas que possam proporcionar lazer e entretenimento a população de Sousa.

O Prefeito Tyrone abriu o evento recitando um poema, dando assim início ao projeto “Matriz das Artes”.

Durante todo evento houve a exposição e apresentação de produtos artesanais e de comidas típicas, peça teatral, além de apresentações musicais, com Emiliano Pordeus e Banda (MPB) e o forró Pé de Serra de Danado de Bom.
O Projeto “Matriz das Artes” será realizado todos os domingos e brevemente a Fundação de Cultura divulgará a programação para o mês de julho.

“Esse Projeto é uma inovação na cultura sousense, trazendo o entretenimento e lazer todos os domingos, oferecendo oportunidade aos que fazem e apreciam a cultura e a arte em Sousa e região.” Declarou o prefeito.

Decom

Oito anos após a sua cassação, João Estrela se livra de denuncia na Justiça

06/07/2009.
O ex-prefeito da Cidade de Sousa, João Marques Estrela e Silva do PDT, conseguiu se livrar de uma possível condenação na esfera penal, referente ainda as acusações de crime eleitoral que levaram a sua cassação no ano de 2001, quando havia sido reeleito prefeito do município em 2000.

Na época, Estrela foi acusado pelo segundo colocado nas urnas Salomão Benevides Gadelha de ter trocado votos por quitação graciosa de IPTU e Alvará, além dos rumores de compras de títulos de eleitores, entre outros fatos relatados em “Ações Eleitorais”. As denuncias foram protocoladas após o resultado do pleito, em uma Ação Eleitoral que resultou na Cassação do Prefeito e de seu vice na época, Thales Gadelha, tendo a sentença sido julgada favorável ainda em Sousa em 2000 e no ano seguinte confirmada no TRE da Paraíba. Após conseguir o queria na parte cível, o seu sucessor, Salomão Gadelha, também representou João a procuradoria regional, que determinou a instauração de inquérito policial em nível de Delegacia Federal para apurar as supostas praticas de Crime Eleitoral, sendo o mesmo indiciado em 22 de fevereiro de 2006. Porem, em virtude da Demora para conclusão das investigações, a Justiça entendeu que ficou evidenciado a extinção da punibilidade, pela prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando-se que em sendo a pena concreta não excedente a quatro anos, opera-se a prescrição em oito. Ante o exposto em harmonia com o parecer ministerial, declarou extinto a punibilidade do acusado João Marques Estrela e Silva, decidiu o Juiz da 35 Zona Eleitoral, Perilo Rodrigues de Lucena.

Segundo as informações, a decisão foi baseada no que dispõe o artigo 109, inciso IV, c/c o Art. 10 do Código Penal. Apesar desta vitória conseguida pelo Ex-prefeito, João da Lagoa como é mais conhecido, ainda tem um outro problema para resolver, resultante ainda do mandato de 2000, que é a famosa denuncia dos 3 milhões de reais, cujo próprio Estrela já contratou advogados para tentar mudar a decisão tomada pelo TCE da Paraíba.

Mário Gibson

Professores criam coragem e fundam Sindicato em Marizópolis

06/07/2009.
Atendendo convocação publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de junho do corrente ano, os professores efetivos do Município de Marizópolis, PB, participaram na tarde deste sábado (04) na sede da Associação Evangélica Vale da Benção em nossa cidade, da Assembléia Geral que serviu para tratar sobre a fundação do Sindicato dos Professores e demais servidores da Secretaria de Educação do referido Município, aprovação do Estatuto, Eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal, como também da filiação da classe docente a Federação e Central Sindical.

O Presidente do PC do B, Benedito Soares da Costa (Bené), auxiliado pelo advogado do referido partido Dr. João Hélio (foto), considerados pelos professores como sendo os principais incentivadores da idéia da criação do Sindicato, acreditam que a criação desse Sindicato é de essencial importância para que os direitos da classe sejam respeitados. Segundo Bené, a partir de agora os professores da rede municipal de ensino do Município poderão lutar pelos seus direitos assegurados por Lei, consequentemente diminuindo consideravelmente o risco de serem ludibriados e perseguidos pelo executivo.

A presidente do Sindicato Francisca Vicente da Silva (Francisquinha de Idalercio) disse está muito alegre por está vendo um antigo sonho dos professores marizopolenses está sendo realizado, disse ainda, que a criação do Sindicato assegurará a classe docente no que diz respeito à valorização da educação na cidade.

Os Vereadores de oposição ao governo municipal, Abdon Lopes (PP) e Sandrinho (PTB), sabedores da importância que incube o ato da criação do Sindicato, fizeram-se presentes ao local onde se realizou a Assembléia, para parabenizar os professores pela iniciativa.

Portal Marizópolis

Vereador deixa bancada da Situação e ex-candidato vai para o esquema Político do Prefeito em São José da Lagoa Tapada

06/07/2009.
O Vereador Junior Corcoran do município de São José da Lagoa Tapada anunciou no último final de semana a sua adesão ao esquema político do Empresário Jucelio Formiga. De acordo com as informações, o motivo da mudança do grupo político da situação para os oposicionistas, teria sido, promessas de empregos, entre os quais a Direção Local da Cagepa de São José e outros dez empregos.

Por outro lado, o ex-candidato a vereador Amilton Junior da oposição, agora passa a ser situação, ou seja, a família do ex-prefeito José Amilton esta retornando ao esquema político do atual prefeito Neto de Coraci (foto) e do ex-prefeito Cláudio Antonio.

Segundo ainda os informes, o atual diretor da Cagepa daquela Cidade, que é o Amilton Jr, garante que continuará a frente do cargo, e já teria recebido a garantia do Deputado Leonardo Gadelha, Ele ainda disse, que não sabe como o Empresário irá cumprir a promessa dos empregos, já que na Cidade não existe tanto cargo para ser preenchido, conforme promessa de Formiga ao vereador.

Mário Gibson