terça-feira, 29 de setembro de 2009

30 ANOS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EM SOUSA - Uma história de solidariedade e compromisso com a vida

29/09/2009.
Os Alcoólicos Anônimos começaram suas atividades em Sousa em 23 de setembro de 1979, com a formação do Grupo Sorriso, portanto há 30 anos. Posteriormente, outros grupos foram formados na cidade: Grupo Rio do Peixe, em 30 de maio de 1982; Grupo Alto do Cruzeiro, em 16 de dezembro de 1990, e o Grupo Sorrilândia, em 05 de novembro de 1992.

A história começou com o ingresso de 12 (doze) alcoólatras desejosos de recuperação do terrível mal do alcoolismo, em reunião coordenada por Williams F., um abnegado membro do Grupo Espinharas de Patos, o fundador do A.A. sousense, que contou com a decisiva ajuda de quatro companheiros: Ivan C., Sucupira, Chicó e Geraldo S, todos falecidos, a exceção do coordenador daquela histórica reunião.

Dos doze primeiros membros, um ainda continua vivo e sóbrio, mas com 96 anos de idade. Trata-se de Manoel P., que, pela idade avançada e pelas suas precárias condições de saúde, não poderá participar da reunião comemorativa do 30º (trigésimo) aniversário de Alcoólicos Anônimos em Sousa, que será realizada no Sousa Ideal Clube neste sábado, dia 03 de outubro de 2009, no horário das 20h às 21h30min, atividade que será aberta ao público em geral.

A Irmandade dos Alcoólicos Anônimos surgiu no mundo em 10 de junho de 1935, na cidade de Akron, Estado de Ohio, Centro-Oeste dos EUA, quando dois alcoólatras, Bill W. (analista financeira) e Bob S. (médico-cirurgião), uniram-se a fim de encontrarem a solução do problema de alcoolismo de que eram vítimas. No Brasil, o A.A. foi fundado em 05 de setembro de 1947, com a formação do Grupo Rio de Janeiro. Na Paraíba, em 29 de agosto de 1964, com a formação do Grupo Centenário, de Campina Grande, por Drault V., de saudosa memória, paraibano de Taperoá, o mesmo fundador do A.A. de Pernambuco, que iniciou suas atividades uma semana antes da fundação do A.A da Paraíba, fato ocorrido em 19 de agosto de 1964, com a formação do Grupo Recife.

Esse valoroso membro-fundador do A.A. paraibano ainda levou a mensagem para o Estado do Espírito Santo, fundando o Grupo Linhares, da cidade capixaba do mesmo nome.
No Sertão da Paraíba, o primeiro grupo fundado foi o Grupo Espinharas de Patos, que ocorreu em 13 de maio de 1973, no Dia da Libertação dos Escravos, data significativa também da libertação de milhares de alcoólatras sertanejos do terrível mal que se abateu sobre eles.

“Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições.

A.A não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.”

Os Alcoólicos Anônimos (A.A.) não se dedicam ao proselitismo, ou seja, não procuram convencer por convencer simplesmente quem quer que seja a ingressar na Irmandade, mas costumam informar aos que os procuram que “se o seu desejo é beber, o problema é seu; mas se seu problema é parar de beber, o problema é nosso”. Por esta razão, os seus os membros assumem um pacto de responsabilidade: “Quando qualquer um, seja onde for, estender a mão pedindo ajuda, quero que a mão de A.A. esteja sempre ali. E por isto: eu sou responsável”.

Dois meses depois da formação do Grupo Sorriso, mais precisamente em 08 de dezembro de 1979, cessam as suas reuniões formais, mas aqueles bravos pioneiros continuam se reunindo informalmente na casa de cada um até 20 de agosto de 1980, quando alegremente fazem a reabertura do Grupo para o ingresso de três novos companheiros: José B., vivo, sóbrio e atuante no A.A. sousense; Caetano I., de saudosa memória, grande AA que partiu sóbrio para o andar de cima, deixando Em A.A. uma lacuna impreenchível; e José T., que deve ainda estar sóbrio, mas não ativo em A.A., pelo que se sabe.

Em 24 de setembro de 1980, quando o Grupo Sorriso já tinha um ano de existência, o A.A. sousense recebe um reforço que foi fundamental para sua consolidação e crescimento. Chega à cidade de Sousa Luis B., funcionário do Banco do Brasil, com uma enorme vontade de trabalhar pela sua sobriedade e pela de seus companheiros sofredores no alcoolismo, transferido que fora da cidade de Bonito/PE. À época, esse membro de A.A. havia ingressado há pouco mais de três meses no Grupo Caruaru, da cidade pernambucana do mesmo nome.

Luiz B. logo que chegou “arregaçou as mangas da camisa” e começou a abordar dezenas de alcoólatras da cidade, principalmente aos que estavam dispostos a ouvir uma mensagem nova, diferente e de esperança, a qual era transmitida por quem tinha o mesmo problema: alcoolismo. A partir daí as reuniões do Grupo Sorriso passaram a ser mais movimentadas, de modo que em 1981 já se podia participar delas com mais trinta membros, além dos visitantes que ingressavam ou não na Irmandade.

Esse abnegado membro de A.A. foi transferindo para Catolé do Rocha em 1983, mas deixou o Grupo Sorriso consolidado. Naquela cidade, Luiz B. cuidou logo de reorganizar o Grupo Agon, e com a colaboração dos seus companheiros catoleenses e de outros do Grupo Sorriso ajudou a fundar o Grupo Vida Nova de A.A. de Pau dos Ferros, o primeiro daquela região rio-grandense.

Em 1983, Luiz é escolhido pelos seus companheiros representantes dos grupos paraibanos para exercer o encargo de Delegado de Área do A.A. da Paraíba junto à Conferência Nacional de Serviços Gerais, órgão deliberativo da Irmandade no Brasil, biênio 1984/1985, tendo participado da Conferência realizada em Blumenau/SC, onde se realizou também a 7ª Convenção Nacional de A.A., na Semana Santa de 1984. Transferido para a Agência do Banco do Brasil de Girau do Ponciano/AL, agora de volta para casa, já que ele é alagoano de Maceió, onde reside atualmente, já aposentado e mais ativo do que nunca na Irmandade que ele tanto ama, deixa o encargo, mas somente por esta razão, não mais participando da Conferência seguinte, a de 1985, que ocorreu em São Paulo.

Posteriormente, Luiz foi escolhido Delegado de Área do A.A. de Alagoas. Depois integrou a Junta Nacional de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB, órgão executivo da Irmandade no Brasil, quem tem sede na cidade de São Paulo, como Custódio Nordeste. Mas não ficou somente nisto. Em 2004, foi escolhido pela Conferência Nacional para exercer o encargo de Delegado Nacional à Reunião de Serviços Mundiais (RSM), quadriênio 2005/2008, tendo participado de reuniões em várias partes do mundo, sobretudo na Europa, na América do Norte e na América Latina.

O Grupo Sorriso sempre lutou em prol do crescimento da Irmandade na região, tanto que ajudou a formar os demais grupos de Sousa: Rio do Peixe, em 30 de maio de 1982; Alto do Cruzeiro, em 16 de dezembro de 1990; e o Sorrilândia, em 05 de novembro de 1982. Ainda colaborou na formação de vários outros grupos da região, a exemplo de Pombal, Cajazeiras, Santa Cruz, Pau dos Ferros e Tenente Ananias, no Estado do Rio Grande do Norte.

Quantos são os alcoólatras ingressados no A.A. em Sousa? Não se sabe. Talvez milhares. O A.A. não faz registro de seus membros, apenas transmite a sua mensagem e estende a sua mão benfazeja aos que querem se recuperar do alcoolismo, não importando a sua cor, credo religioso, partido político de cada um, condição social, se é pobre ou rico. Até os condenados criminalmente, livres ou encarcerados, podem ingressar em A.A., uma vez que “para ser membro de A.A. o único requisito é o desejo de parar de beber”, palavras contidas na 3ª Tradição de Alcoólicos Anônimos.

O Grupo Sorriso, como de resto o A.A. como um todo, não recebe doações financeiras de não-membros ou de pessoas jurídicas, sejam públicas ou privadas, visto que as suas despesas devem ser custeadas pelos seus próprios membros, conforme sugere a 7ª Tradição de Alcoólicos Anônimos. No entanto, aceita de bom grado e com imensa alegria a colaboração não-financeira da sociedade. A história de A.A. registra a fundamental e decisiva colaboração de médicos, psicólogos, juízes, promotores, advogados, padres, pastores evangélicos, espíritas, e também agnósticos ou ateus, jornalistas, professores etc.

“O anonimato é o alicerce espiritual das nossas Tradições, lembrando-nos sempre da necessidade de colocar os princípios acima das personalidades”, conforme as palavras da 12ª Tradição de Alcoólicos Anônimos. Já a 11ª diz que “nossas relações com o público baseiam-se na atração em vez da promoção; lembrando-nos sempre de preservar o anonimato pessoal na imprensa, rádio ou filmes”, tanto é assim que nenhum membro se identifica publicamente pelo seu nome completo, permitindo-se apenas o nome abreviado, como os exemplos acima: Luiz B., José U., Caetano I. etc. Vozes conhecidas, principalmente de políticos, que há também na Irmandade, mas sem se aproveitarem politicamente dela, não devem aparecer na mídia, pois os princípios de A.A. estão infinitamente acima das personalidades.

O anonimato é algo tão sério para a Irmandade de A.A. que a sua Junta Nacional (JUNAAB), órgão executivo da Irmandade no Brasil, é presidida por não-membros, vez que não precisam preservar o anonimato, podendo quebrá-lo em momentos especiais e necessários, conforme reza o Art. 15, inciso I, dos seus Estatutos (“A junta de Custódios é composta de: I - um Presidente, Custódio Nacional, não-alcoólico; [...]”).

No último dia 23, quarta-feira passada, a Câmara Municipal de Sousa, por iniciativa do vereador Adilmar de Sá Gadelha, aprovou por unanimidade de seus pares uma Moção de Aplausos e Votos de Parabéns ao Grupo Sorriso, pelos seus 30 anos de existência. Votaram favoravelmente à matéria, além do seu autor, os vereadores Assis Estrela, Ananias Vieira, Dedé Veras, Daniel Pinto, Junior de Nedimar, Renato Garajau, Aldeone Abrantes, Odair José e Dênis Formiga (presidente). Ofício neste sentido já foi encaminhado ao Grupo Sorriso, que certamente será lido por ocasião da Reunião Pública Comemorativa dos 30 anos de Alcoólicos Anônimos em Sousa, história que se confunde com a história do Grupo Sorriso, a ser realizada no Sousa Ideal Clube, no próximo sábado (03/10/09), quando se espera a presença de um grande público.



Por Mário Gibson, com a colaboração de um membro ativo do A.A. sousense.

Julgamento de Prefeito e Vice de São José da Lagoa Tapada deverá ser retomado na próxima segunda-feira

29/09/2009.
O Tribunal Regional Eleitoral adiou mais uma vez o julgamento do Recurso Contra Expedição de Diploma contra o prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Formiga Neto (DEM), Neto de Coraci o seu vice-prefeito, José Araújo Neto, Neto Juí.

O motivo da prorrogação foi a ausência da relatora do processo Niliane Meira Lima (foto) que se encontram em viagem a Brasília. Agora o processo retorna a pauta do TRE na próxima segunda-feira (5).

A ação impetrada pelo segundo colocado nas eleições, Jucélio Formiga, acusa o prefeito eleito de encabeçar uma chapa onde o vice-prefeito é irmão do ex vice-prefeito que ocupou o cargo por duas vezes consecutivas.

A Procuradoria do Tribunal Regional Eleitoral já emitiu parecer favorável ao processo, mas focando irregularidades apenas no caso envolvendo o vice-prefeito eleito, José Neto de Juí.

Segundo o parecer da Procuradoria, o atual vice-prefeito deve ser considerado inelegível em virtude do seu grau de parentesco com o ex-vice-prefeito da cidade. O entendimento já foi acompanhado por três juízes, sendo que um deles, Carlos Sarmento pediu vistas para analisar o pedido de cassação do prefeito.


Levi Dantas

Prefeitura de Sousa define Programação Oficial da Feira do Coco de São Gonçalo

29/09/2009.
O prefeito Fábio Tyrone anunciou na manhã desta terça-feira (29/09) a programação oficial da “Feira do Coco-2009” que acontecerá entre os dias 13 e 15 de Novembro, com as seguintes atrações:

Sexta, dia 13
Garota Safada e Saia Rodada.

Sábado, dia 14
Fagner, Paralamas do Sucesso e Felipão Moral.

Domingo, dia 15
Os shows ficam por conta de Aviões do Forró e balanço de menina

Segundo o prefeito Tyrone, será o maior evento do sertão Paraibano, devendo atrair um público de cerca de 95 mil pessoas nos 3 dias de evento.

“Vamos fazer uma grande Feira do Coco, assim como havíamos prometido.

As atrações serão de nível nacional, e irá agradar a todos, pois será a primeira vez que artistas como Fagner e Paralamas do Sucesso, estarão em Sousa, pois os Paralamas por exemplo nunca estiveram em outras cidades no Estado, além de João Pessoa”. Declarou o Prefeito.

A “Feira do Coco-2009” terá em seus 3 dias exposição de produtos derivados do coco, além de também expor produtos de outras culturas da região de Sousa.



Decom/Sousa

Plantão polícial - Ocorrências de Segunda para Terça-feira


Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009
EMBRIAGUEZ E PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO-SOUSA - RUA FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA-ZÚ SILVA - 22:00
VÍTIMAS: FRANCISCA GOMES DE ALMEIDA, CASADA, 55 ANOS, DOMESTICA E LUIZA ALMEIDA DA SILVA, VIÚVA, 83 ANOS, APOSENTADA, RESIDENTES NO ENDEREÇO DO LOCAL.
ACUSADO: FRANCISCO KLÉCIO DE SOUSA, SOLTEIRO, 28 ANOS, DES, MESMO ENDEREÇO.

DE ACORDO COM A 1ª VITIMA QUE É PARENTE DO ACUSADO, ESTE TERIA CHEGADO EM CASA COM SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA E COMEÇOU A AMEAÇA-LA DE MORTE SE NÃO DESSE A QUANTIA DE R$ 80,00 (OITENTA REAIS).QUE A PM FOI AO LOCAL E CONSTATOU AINDA QUE O ACUSADO ESTAVA PERTURBANDO O SOSSEGO DE SUA AVÓ (2ª VITIMA).ONDE O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


AMEAÇA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA-SOUSA - MUTIRÃO - 21:30
VÍTIMA: FRANCISCA VIVIANE GONÇALVES, SOLTEIRA, 23 ANOS, DOMESTICA, RUA SEVERINO LEITE DE ALMEIDA.
ACUSADO: ADALBERTO LOURENÇO DOS SANTOS, SOLTEIRO, 35 ANOS, PEDREIRO, TRAVESSA 21 DE ABRIL-SORRILÂNDIA I.

QUE A VITIMA SOLICITOU A PM INFORMANDO QUE O ACUSADO A TERIA AMEAÇADO, QUE A PM FOI AO LOCAL E DEPAROU-SE COM O ACUSADO NUMA MOTO YAMAHA DE PLACA MOR 8316 DE COR AZUL, ONDE ESTE FOI ABORDADO, O QUAL INFORMOU OUTRO NOME A PM, QUE O ACUSADO FOI RECONHECIDO PELA VITIMA E ASSIM CONDUZIDO ATÉ A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


DIREÇÃO PERIGOSA E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE - SOUSA - RUA NELSOM MEIRA - ESTAÇÃO - 16:15
ACUSADO: EVERALDO SOARES DE SOUSA, CASADO, 22 ANOS, AGRICULTOR, END. RUA NESTOR JOSÉ SARMENTO.

QUE A GUARNIÇÃO FAZIA RONDAS NO LOCAL, QUANDO O ACUSADO PILOTAVA UMA MOTO HONDA DE COR PRETA E PLACA MOI 3976, FOI ABORDADO NA CONTRA MÃO TENTANDO EMPINAR O VEÍCULO. QUE O ACUSADO FOI DETIDO E VERIFICADO QUE O MESMO APRESENTAVA VISÍVEIS SINTOMAS DE
EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA E QUE NÃO PORTAVA CNH. ONDE O ACUSADO FOI CONDUZIDO A DPC JUNTAMENTE COM O VEÍCULO PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


MENOR AO VOLANTE – SOUSA – RUA NELSON MEIRA-ESTAÇÃO - 11:10
ACUSADO: MENOR 13 ANOS, ESTUDANTE, END. RUA PROJETADA-JARDIM BRASÍLIA.

QUE AO FAZER RONDAS NA RUA CITADA, FOI ABORDADA EM UMA BIZ C100 DE COR AZUL E PLACA MOJ 5293 A MENOR EM TELA; QUE O VEÍCULO FOI APREENDIDO E CONDUZIDO A DPC JUNTAMENTE COM A MENOR E SEUS RESPONSÁVEIS, PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


MENOR AO VOLANTE – SOUSA - AV NELSON MEIRA, SOUSA-02:15
ACUSADO: MENOR DE 15 ANOS, ESTUDANTE, RESIDENTE NA CIDADE DE SOUSA-PB.

A PM AO EFETUAR RONDAS NA CIDADE, SE DEPAROU COM O MENOR CONDUZINDO UMA MOTOCICLETA HONDA, DE COR PRETA, SEM PLACA, TENDO A PM CONDUZIU O MENOR JUNTAMENTE COM A MOTOCICLETA ATÉ A DP LOCAL PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.


Estudante é vítima de um disparo de arma de fogo na Zona Sul de Cajazeiras-PB

No final da tarde desta segunda-feira (28) no bairro São Francisco, zona sul de Cajazeiras, o jovem conhecido por “ Renan”, disparou um tiro de revolver calibre 38 contra Tarciano Henrique da Silva, 21 anos, residente no mesmo bairro, o balaço atingiu a coxa esquerda da vitima. Segundo as primeiras informações, havia entre os dois, um rincha antiga, motivo pelo qual aconteceu uma rápida discussão entre vitima e acusado, o que ocasionou o disparo. A policia foi acionada e realizando diligencias não conseguiu prender o acusado, que foragiu do cerco policial, enquanto que a vitima foi conduzida para o Hospital regional de Cajazeiras, onde foi atendido pelo médicos plantonistas e está em observação.


Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Polícia prende um dos maiores receptadores de carros roubados do RN

A polícia prendeu um dos maiores receptadores de veículos roubados do Rio Grande do Norte. João Batista dos Ramos, o "João de Múcio", foi detido no último sábado (26) em uma ação tida como continuação da "Operação Imperial", deflagrada no último dia 10 pela Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Na ocasião a Polícia Civil prendeu quatro pessoas em flagrante e apreendeu um caminhão carregado de peças de veículos roubados, porém ainda faltava o principal, o proprietário da "Sucata do Múcio", um dos maiores receptadores do estado. Por volta das 10h30min de sábado, "João de Múcio" foi preso em Ceará-Mirim, na Grande Natal-RN, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela juíza Valentina Maria Helena de Lima Damasceno. O acusado foi autuado e deve prestar depoimento hoje ao delegado Ulisses Souza, titular da Deprov.


Acidente em Piancó deixa quatro vítimas sendo duas fatais

O Policiamento do Pelotão de Piancó foi solicitado para atender a uma ocorrência na ponte do rio Piancó, durante a tarde de ontem, por volta das 14h15.Duas motocicletas colidiram, uma moto Honda placa JJB 2168 Brasília DF, de cor preta, conduzida pelo comerciante José Miguel Filho,62 anos que teve morte instâtanea e a segunda, uma moto Honda titan CG 150, placa MOI 6875, de cor preta, conduzida pelo Policial Militar Pedro Tirbutino, 25 anos, que foi a óbito no interior da viatura do SAMU, no momento em que era conduzido para o Hospital.
Lavoisier Roberto Pereira e Silva, 47 anos, e o menor D.N.S, 8 anos, vítimas também do acidente, foram socorridas para o Hospital Regional de Patos e para o Hospital Infantil Noaldo Leite. Em seguida, os mesmos foram transferidos para o Hospital Antônio Targino na cidade de Campina Grande. A Polícia Militar compareceu e isolou o local, em seguida informou o fato a Polícia Rodoviária Federal e a Autoridade Policial Judiciária que autorizou o deslocamento dos corpos para a cidade de Campina Grande, para serem autopsiados. Quanto aos veículos, foram recolhidos para a Delegacia de Polícia onde permanecem à disposição da Justiça.


Apreensão de Arma em Lagoa-PB

Por volta das 17hs, 27/09, a Guarnição do destacamento da cidade Lagoa-PB, comandanda pelo Cabo J. Galdino, realizou a apreensão de um Revólver Marca Taurus nº 510203, Calibre 38, 06 tiros, com seis munições intactas, em poder do Sr. Carlos de Andrade, 25 nos, no Sítio Pai São João, município de lagoa-PB.



Mário Gibson com informações da PM de Sousa, Pombal, Cajazeiras e Patos

Ricardo Coutinho diz em Sousa que muitos políticos na Paraíba seriam capazes de ficar de joelhos só para conseguir o apoio de Cássio Cunha Lima

29/09/2009.
O Prefeito da Capital do Estado e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho do PSB esteve ontem na Cidade de Sousa, onde participou de um evento realizado no Campus da UFCG, e na oportunidade conversou com membros da Imprensa local, no cardápio principal política de 2010.

Segundo Coutinho o seu partido vai muito bem, independente de algumas marolas de algumas pessoas que estavam apenas de passagem pelo partido. Sobre as alianças para o pleito estadual, Ricardo disse que tanto na política como na guerra, você sempre terá as alianças, que é uma estratégia eleitoral, foi assim, que Lula chegou a Presidência da Republica, e citou alguns exemplos de alianças que foram consolidadas aos longos dos anos, como, Luiz Carlos Prestes com Getúlio Vargas, José Américo com Rui Carneiro, e aqui em Sousa, Mariz com Marcondes Gadelha, entre tantos outros.

O Prefeito de João Pessoa, disse ainda, que quando se fala em aliança com Cássio, ele vê alguns adversários seus tentando a não consolidação da união entre ambos, porem, garantiu, que muitos é que estão doido para formar uma aliança dessas, frisou RC.

Uma palavra que ficou marcada pelo Prefeito, se deu em resposta as declarações de José Maranhão em visita a Sousa, quando disse, que aliança entre Ricardo e Cunha Lima cheirava mal, Ricardo Coutinho, respondeu, “engraçado, quando me aliei com ele não cheirou mal, e tenho certeza que muitos dos meus adversários de hoje, teriam coragem de ficar de joelho para conseguir o apoio de Cássio”, finalizou o chefe do executivo da Capital.

Durante a sua entrevista, Ricardo foi recepcionado pelo Prefeito da Cidade, Fabio Tyrone do PTB e pelo Deputado Estadual, Lindolfo Pires do DEM.



Mário Gibson