terça-feira, 20 de abril de 2010

Polícia Federal prende mulheres e aprende crack, fuzil e munições das Forças Armadas na Paraíba

A Polícia Federal prendeu na tarde da segunda-feira (19) duas mulheres com 1,55 kg de crack, uma arma, duas balanças de precisão e munições. Os policiais começaram a investigar uma das mulheres há algumas semanas, a partir de denúncias. Ontem, por volta do meio-dia, a investigada foi abordada em sua residência no bairro da Ressurreição, em Campina Grande.

Com ela foi encontrado pouco mais de meio quilo de crack. Após a prisão, ela informou que havia mais 1 kg da droga na residência de sua sogra no bairro de Santa Rosa. No quarto da casa, a Polícia Federal encontrou o restante da droga, a arma e munições de vários calibres de uso restrito das Forças Armadas, entre eles munição de fuzil e de pistolas .45.

As acusadas, que não tiveram suas identidades reveladas por regra da Polícia Federal, foram autuadas em flagrante e levadas para a Delegacia da PF em Campina Grande. Segundo as presas, o material apreendido era do marido da primeira e filho da segunda, que cumpre pena por assalto no presídio do Serrotão.

A primeira presa será encaminhada ao presídio feminino do Serrotão, já a segunda ficará em prisão especial já que tem curso superior.

Só este ano já é a sétima grande apreensão de drogas realizada pela Polícia Federal em Campina Grande, o que demonstra o avanço da circulação de substâncias ilícitas na região.


Karoline Zilah
Paraiba 1

MPPB move 52 ações contra secretarias de Saúde do Estado e dos municípios de Sousa, Santa Cruz e Marizópolis

Várias pessoas têm recorrido ao Ministério Público da Paraíba, no Alto Sertão, para garantir o direito à saúde. De março até agora, a Promotoria de Justiça da Comarca de Sousa (município a 427,1 quilômetros de João Pessoa) ingressou com 52 ações civis públicas na Justiça solicitando o fornecimento de medicamentos a pacientes de baixa renda que sofrem de doenças como glaucoma, câncer, osteoporose, reumatismo e Mal de Parkinson, por exemplo. O MP também tem acionado os gestores da Saúde para garantir leite especial às crianças que têm alergia à lactose.

Somente no mês de março, a Promotoria de Justiça da Comarca de Sousa moveu 36 ações, sendo 25 delas contra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sousa, nove contra a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PB), uma contra a SMS do município de Santa Cruz e uma contra a SMS da cidade de Marizópolis. Do início do mês de abril até agora, já foram feitas 16 ações, dez delas contra a SMS de Sousa, três contra a SMS de Marizópolis e três contra a SES/PB.

A cada dia, pelo menos, cinco pessoas procuram a Promotoria de Justiça para reclamar da dificuldade em conseguir medicamentos na rede pública de saúde. Muitas delas chegam a dizer que procuraram o MPPB orientados pelos próprios servidores da secretária.

O promotor de Justiça Valfredo Alves Teixeira, criticou o fenômeno da “judicialização da saúde”. “Muitas reclamações são antigas. Há meses, pessoas que ganham menos de um salário mínimo estão gastando o pouco que ganham com medicamentos que deveriam ser garantidos pelo SUS. Há um jogo de empurra entre as secretarias de saúde dos municípios e do Estado. Elas alegam problemas no estoque e na demora nas licitações dos medicamentos, mas o que há, na minha avaliação, é má vontade! O direito à vida deve ser tratado como primordial”, disse.


MPPB


CCJ deve votar ainda hoje Projeto "Ficha Limpa" na Câmara dos Deputados

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) desta terça-feira (20) o projeto da Ficha Limpa. A proposta torna inelegível por oito anos quem for condenado, em órgão colegiado, por conduta em que há intenção de violar a lei. A medida pode valer nas eleições deste ano, caso seja aprovada há tempo na Câmara e no Senado – até junho - e tenha sanção presidencial.

A CCJ vai analisar as 28 emendas apresentadas em Plenário. A proposta mais antiga que altera a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90) é o Projeto de Lei Complementar 168/93, do Poder Executivo. ApensadosTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. a ele, existem outras 13 propostas.

Iniciativa popular

O mais recente é o Projeto de Lei Complementar 518/09, de iniciativa popular, que ficou conhecido como “Ficha Limpa”. A proposta recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas, coletadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O grupo de trabalho que analisou a proposta aprovou substitutivo que impede a candidatura de políticos que renunciam para escapar de processos disciplinares por quebra de decoro parlamentar. Como esse texto recebeu emendas, cabe à CCJ analisar as possíveis modificações, antes que os projetos sejam votados pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

PLP-168/1993

PLP-518/2009



Agência Câmara


Procurador Geral de Justiça vai a Assembleia debater demissão de contratados nos 223 municípios

O deputado estadual Romero Rodrigues informou que o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, estará a convite do parlamentar participando de uma audiência pública na próxima segunda-feira (26), 10h, na Assembleia Legislativa, devidamente foi aprovada pelo Poder Legislativo, a fim de discutir as recomendações do Ministério Público com referência à recomendação aos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba para que exonerem até o dia 31 de julho, os servidores contratados sem aprovação em concurso público.

O convite foi feito pessoalmente ao procurador em audiência que contou com as presenças da presidenta, do secretário e do consultor sindical da ASPRENNE (Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte/Nordeste), respectivamente, Tânia Feitosa, Olavo Rodrigues e Gilson Nunes, na sede da Procuradora em João Pessoa.

Na audiência, o deputado convidou o representante da procuradoria da Justiça a se fazer presente e Oswaldo Trigueiro imediatamente aceitou o convite, e disse que será uma ótima oportunidade para prestar outros esclarecimentos que a sociedade desejar.

Na oportunidade Romero destacou a importância da discussão da questão na sede do Poder Legislativo a fim de se esclarecer a dúvidas com referência a recomendação para a aplicação e de afastamento dos servidores públicos será tratada caso a caso, e “visa corrigir excessos e abusos por parte dos gestores”, conforme as palavras do procurador, que acrescentou que os servidores que têm mais de 5 anos, 10 anos nessa condição, terão os casos tratados individualmente e que essas pessoas poderão não ser atingidas.

O procurador esclareceu a Romero e a ASPRENNE que a recomendação é para corrigir abusos. Romero e a ASPRENNE foram procurar o representante da Lei como forma de esclarecer e tranqüilizar os servidores públicos, preocupados com as informações publicadas na Imprensa.

Destacou-se que a medida segue a orientação específica da Procuradoria de Justiça, tomando por base a Lei 9.784/99, e a possibilidade de regulamentação através da PEC 54/99, em tramitação no Congresso Nacional e outras providências de ordem jurídica.

O procurador afirmou que é preciso compreender que a recomendação é para as prefeituras que estão sobre o manto da ilegalidade, nesse ponto de vista das contratações, e não se pode fazer de uma situação excepcional, uma situação de regra.

Salientou o procurador que, a recomendação teve início a partir de denúncias feitas à Comissão de Combate à Improbidade, relativas à situação de municípios que funcionam, com mais de 50% de seu efetivo, com servidores de forma terceirizada, com contratações de forma excepcional e com comissionados.

Acentuou que as prefeituras passaram a estabelecer como regra, o que, para a Lei, deve funcionar de forma excepcional.

Disse aos visitantes que essa recomendação veio em boa hora, em função da necessidade de se conter alguns desvios e equívocos que estavam acontecendo nas prefeituras. Situações que não podem ocorrer em virtude da quantidade de concursos públicos que foram feitos sem os seus devidos chamamentos, sem a atenção necessária aos concursados.

Oswaldo afirmou também que já foi procurado por alguns gestores, que desejam se adequar a recomendação, a exemplo de algumas prefeituras, que já estão promovendo concursos públicos para regularizar a situação dos servidores.

Finalmente, Romero agradeceu a forma como a comitiva foi recebida pelo procurador e os esclarecimentos prestados na oportunidade e que certamente serão ampliados quando da audiência pública na Assembleia Legislativas do Estado.

Por outro lado, a Assembleia Legislativa da Paraíba promulgou o projeto de lei de autoria do deputado Romero Rodrigues que assegura as pessoas portadoras de deficiência auditiva o direito de serem atendidas nas repartições públicas por meio da língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A matéria foi transformada na Lei de número 8.059/2010.

A Assembleia Legislativa da Paraíba deverá disponibilizar em todas as suas sessões um tradutor de LIBRAS. A matéria foi publicada no Diário do Poder Legislativo deste dia 7 de abril de 2010.

Dessa forma fica reconhecido, oficialmente, no Estado da Paraíba, como meio legal de comunicação e expressão dos surdos a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS –, e outros recursos de expressão a ela associada. Entendem-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS –, a forma de comunicação e expressão, em que os sistemas linguísticos de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.


Da Ascom do deputado Romero Rodrigues

Feriado antecipa Sorteio da Mega Sena para esta terça-feira

O sorteio da Mega-Sena (concurso 1.172) e a extração da Loteria Federal (4.443-1), que seriam realizados na próxima quarta-feira (21), foram antecipados para a terça-feira (20), em virtude do feriado de Tiradentes, 21 de abril. Com isso serão quatro os sorteios amanhã: Mega-Sena, Loteria Federal, Quina e Dupla Sena. O Caminhão da Sorte está na cidade de Jaciara (MT), onde acontecem os concursos.

O maior prêmio da noite é o da Mega-Sena, que reserva R$ 5 milhões ao acertador das seis dezenas. O valor renderia mais de R$ 25 mil por mês, se aplicado na poupança. A bolada permitiria a compra de uma frota de 238 automóveis populares ou mil motocicletas de 250cc. Investido no mercado imobiliário, o prêmio seria suficiente para a aquisição de 25 apartamentos de classe média.

Com exceção da extração da Loteria Federal, que tem início às 19h, os demais concursos serão realizados a partir das 20h. As apostas podem ser feitas até as 19h desta terça-feira em qualquer casa lotérica credenciada.

Sorteio da Lotomania é adiado para quinta-feira

Ao contrário do que aconteceu com a Mega-Sena e Loteria Federal, o concurso 1.029 da Lotomania foi adiado para a quinta-feira em virtude do feriado desta quarta-feira.

O prêmio está acumulado em R$ 2,4 milhões para o acertador da faixa principal (20 dezenas). Na Lotomania o valor da aposta (único) custa R$ 1,00 e pode ser registrada em qualquer casa lotérica até as 19h de quinta-feira.


Do Terra


Johanna Estrela entra para historia ao ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Sousa

Em uma solenidade simples, mais bastante prestigiada a atual vice-prefeita de Sousa, Johanna Estrela (PDT) entrou para a história política, ao se tornar a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Sousa em seus 156 anos de emancipação política.

Filha do recordista em mandatos, João Marques Estrela e Silva que por três vezes assumiu a pasta e Nadja Estrela de Carvalho, Johanna assume a chefia do Poder Executivo por 10 dias, em substituição ao Prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira que esta de viagem marcada para a Europa, retornando ao comando do município no dia 29 de abril.

A solenidade contou com a presença de membros da Imprensa Local e Estadual, Secretários, vereadores, o ex-prefeito, e o Pai da vice, João Estrela, além do Deputado Lindolfo Pires, que presenciaram toda cerimônia.

Durante pronunciamento, Johanna disse que recebeu o cargo com muita humildade e respeito à população e pretende manter o município organizado até a chegada do titular aos comandos da Prefeitura sousense.

Nesta quarta-feira, a Prefeita interina Joahanna Estrela irá atender no seu gabinete e despachar com os secretários, mantendo assim a agenda que vinha sendo cumprida pelo chefe da edilidade municipal.


Mário gibson


Ministério Público aplica multa de quase 1 milhão de Reais contra a Prefeitura de Sousa por descumprimento de TAC

O Promotor Curador do Patrimônio da Comarca de Sousa, Dr. Valfredo Alves Teixeira, ingressou junto a justiça com uma Ação de Execução por pratica de desobediência firmado através de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que teria sido estabelecido pelo MP com a Prefeitura Municipal de Sousa, junto ao Departamento de Águas e Esgotos do Município – DAESA e a Secretaria de Infraestrutura cobrando uma multa de quase 1 milhão de Reais.

O Termo ainda faz parte de um acordo celebrado entre a Prefeitura de Sousa no ano de 2007 com ex-gestores dos dois órgãos públicos com a Curadoria após denuncias de moradores do Alto da Gruta no Distrito de São Gonçalo, no Governo então Prefeito Salomão Benevides Gadelha, que não resolveu o problema. Já em 2009, o TAC foi reajustado com a nova gestão, já no Governo do atual prefeito Fabio Tyrone do PTB, tendo no dia 19 de outubro de 2009 os novos Secretários assinado novos Termos através do Secretário Gerlando Linhares de Infraestrutura e o Diretor do DAESA, Ricardo Peter que tiveram segundo o promotor, 60 dias para resolver o problema do esgotamento sanitário e 10 dias para o piçarramento, o que acabou não acontecendo.

Com a não conclusão dos serviços o representante do Ministério Público resolveu executar o TAC e aplicar duas multas, uma no valor de 496.500, 00 R$ contra o DAESA e outra no valor de 491.500,00 R$ contra a secretaria de infraestrutura, as duas multas somam o valor de 988 mil reais que serão cobrados da Prefeitura Municipal de Sousa, o que resulta em prejuízo aos cofres públicos. A ação já foi distribuída e tramita junto ao juízo da 4ª Vara da Comarca de Sousa que deverá citar a Prefeitura para pagar à execução ou disponibilizar bens a penhora.

Apesar de ainda não terem recebidos oficialmente as notificações sobre as multas, o Secretário de Infraestrutura, Gerlando Linhares e o diretor do DAESA Ricardo Peter se pronunciaram a imprensa, este último através da assessoria jurídica.

Gerlano Linhares disse que não se sente responsabilizado pela multa e que tomou as devidas providencias quando ao Termo, tendo a obra sido realizada em parte após ajustamento e que não foi concluída devido a falta de condições de acesso em virtude das Chuvas. Já a assessoria do DAESA, disse que irá se manifestar quando da citação por parte da justiça referente a execução e informou que os trabalhos do DAESA também foram realizados, embora um pouco a frente do prazo estabelecido, mais disse que a justiça não é obrigada a manter o valor cobrado conforme determina a própria Lei, até mesmo porque os serviços já estão realizados pelo Departamento.

As multas cobradas serão revertidas, caso mantido pelo juiz, para o Fundo de Direitos Difusos.


Mário Gibson


MPF recomenda imediata suspensão de concurso do IFPB

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) recomendou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (IFPB) suspenda, imediatamente, o Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, regulado pelo Edital nº 20/2010. A suspensão deve durar até que sejam sanados os vícios constantes no referido edital.

A recomendação foi enviada hoje (19), com o prazo de 48 horas para que sejam remetidas informações ao Ministério Público sobre as providências adotadas pela autoridade responsável pela realização do concurso. Na recomendação são elencadas várias providências, em razão da desobediência das disposições pertinentes às pessoas com deficiência, notadamente as regras expressas no Decreto 3.298/1999.

Na recomendação, o MPF alega que devem ser tomadas, em especial, medidas como excluir o disposto no item 11.2 do Edital e determinar que, relativamente ao candidato com deficiência, seja reconhecido o direito de concorrer a todas as vagas, sendo reservado no mínimo o percentual previsto em lei em face da classificação obtida, cujo quantitativo há de constar expressamente no corpo de edital. Caso a aplicação do percentual de que se trata resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente (artigo 37, §2º, do Decreto nº 3.298/1999).

Além disso, deve se estabelecida a reserva de vagas para candidatos com deficiência para os cargos de professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico no percentual de até 20%, nos termos da Lei nº 8.112/1990, por Unidade Curricular/Perfil Habilitação Exigida, observando-se que, na aplicação deste percentual, no caso de resultar em número fracionado, este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente (art.37, §2º, do Decreto 3.298/99). Também é preciso estabelecer a reserva de vagas para candidatos com deficiência até mesmo para os cargos relativos a Unidades Curriculares que só ofereçam uma vaga, na ocorrência de concurso público posterior a edição da Lei nº 8.112/90 sem a observância das vagas reservadas para candidatos com deficiência e das adaptações das provas delas decorrentes.

Igualmente, deve-se estabelecer o número de candidatos com deficiência que serão convocados para a segunda etapa do concurso (prova de desempenho), de acordo com a classificação constante na lista especial, observando-se os mesmos critérios para as demais vagas no que tange ao número mínimo de pontos a serem obtidos.

Ainda, precisa-se inserir no edital disposição no sentido de que a publicação do resultado final do concurso deverá acontecer em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos (artigo 42, Decreto nº 3.298/1999).

O IFPB deve proceder, após a retificação dos pontos anteriores, à reabertura do período de inscrição, por prazo igual ao verificado no subitem 2.1 do edital, utilizando-se dos mesmos meios de divulgação empregados no caso do primeiro edital do concurso público, além da necessária publicação em Diário Oficial da União;


Outros pontos da recomendação

O MPF também recomenda que a nomeação dos candidatos da lista geral e da lista dos candidatos com deficiência deverá acontecer de forma alternada e proporcional, obedecida à ordem de classificação de cada uma delas. Caso um dos candidatos com deficiência aprovado figure entre os candidatos a serem nomeados pertencentes à lista geral, não deve ser ele computado para a reserva de vagas, sendo convocado outro candidato da segunda lista.

Da mesma forma, é necessário descrever minuciosamente, no edital, as atribuições e tarefas essenciais que são inerentes a cada um dos cargos a serem providos por meio do concurso público em exame, bem como constar expressa previsão de que, no ato da inscrição, o candidato com deficiência que necessite de tratamento diferenciado nos dias do concurso deverá requerê-lo, no prazo determinado em edital, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas, inclusive para a de desempenho, bem como a necessidade de tempo adicional para realização das provas, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (artigo 40, Decreto nº 3.298/1999).

No referido edital deve constar, ainda, a exigência de apresentação, pelo candidato com deficiência, no ato da inscrição, de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência (artigo 39, IV, Decreto nº 3.298/1999).

Também são pontos da recomendação: tecer a observação, no corpo de edital, de que o órgão ou comissão responsável pela realização do concurso se valerá da assistência de equipe multiprofissional composta de três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato, a quem competirá emitir parecer a respeito dos requisitos elencados no artigo 43, §1º, do Decreto 3.298/1999; determinar, por edital, que as vagas destinadas para os candidatos com deficiência que não forem preenchidas por falta de tais candidatos aprovados, serão preenchidas pelos demais concursados, observada a ordem geral de classificação; estabelecer a exclusão do candidato cuja deficiência não for reconhecida, passando a constar apenas na lista geral de classificação.


Assessoria de Comunicação


Advogados de Tyrone esclarecem julgamento no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba desacolheu, na tarde de hoje (19/04/2010), recurso interposto por André Gadelha Neto, candidato derrotado ao cargo de prefeito do município de Sousa, em processo movido contra o Prefeito Fábio Tyrone e a vice Johanna Estrela.

De acordo com o Relator do processo, Juiz João Ricardo Coelho, o candidato André Gadelha não possui legitimidade para ajuizar ação contra Tyrone visando apurar irregularidades em sua prestação de contas de campanha.

Conforme destacaram os advogados Johnson Abrantes e Delosmar Mendonça, somente partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral tem legitimidade ativa para mover ações com base no art. 30-A da Lei nº 9.504/97. “O rol dos legitimados é taxativo, não se incluindo candidatos, razão pela qual se mostrava inevitável o arquivamento do processo”, ressaltaram os advogados.

A decisão unânime do TRE foi harmônica com o Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que também opinou pela extinção do processo sem julgamento do mérito.

Compareceram à sessão o Desembargador Genésio Gomes Pereira Filho (Presidente), Desembargado Manoel Soares Monteiro (vice-Presiente) e os Juízes Carlos Antônio Sarmento, Carlos Neves da Franca Neto, João Ricardo Coelho (Relator), Alexandre Costa de Luna Freire, Newton Vita, além do Procurador Regional Eleitoral Werton Magalhães Costa.



Inscrições para para o Forró Fest se encerram esta semana

O “Forró Fest”, realizado pelas TV’s Paraíba e Cabo Branco, tendo a Prefeitura de Sousa como parceira do evento, está realizando as inscrições do concurso na Secretaria de Turismo, que encerrará o prazo de inscrição no dia 24 de Abril.

Os interessados em participar do “Forró Fest” deverão comparecer na Secretaria Municipal de Turismo para obter o formulário.
As inscrições deverão ser formalizadas mediante a entrega da letra da música registrada em cartório, digitada em 5 (cinco) vias, acompanhada do respectivo CD, contendo a linha melódica e audível.

No ato da inscrição os interessados deverão declarar nome, comprovante de residência, CPF e RG. Cada compositor deverá inscrever até duas músicas, em CDs separados, podendo ser classificada apenas uma.

O Forró Fest será realizado na cidade de Sousa pela primeira vez e contará com estrutura de palco, camarotes, e marcará oficialmente a abertura no dia 12 de junho, do São João de Sousa, que terá continuidade a partir do dia 19 com a festa no Sítio Lagoa dos Estrelas e a partir do dia 23 no Arraial do Município, encerrando a programação no dia 29.



Decom

Plantão Policial - Terça-feira dia 20 de abril de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

ABANDONO DE INCAPAZ E AMEAÇA (SOUSA) - RUA PROJETADA S/N-PANTANAL - 02:20min

VÍTIMAS: DOIS ESTUDANTES DE 14 E 12 ANOS DO BAIRRO PANTANAL SOUSA PB.
ACUSADOS:JOSÉ LINS DE OLIVEIRA,AMAZIADO,49 ANOS,BRAÇAL E MARIA DO SOCORRO DA SILVA,AMAZIADA,36 ANOS ,DO LAR, RUA PROJETADA S/N BAIRRO PANTANAL SOUSA PB.

QUE SEGUNDO RELATO DOS MENORES OS MESMO TODAS AS NOITES SOFREM AMEAÇAS POR PARTE DOS ACUSADOS QUE SÃO ALCOÓLATRA, E QUE SÓ ENTRAM PARA A SUA RESIDÊNCIA PARA O REPOUSO NOTURNO APÓS OS ACUSADOS DORMIREM E QUE DURANTE TODOS OS DIAS AS VITIMAS PRESENCIA CONSTANTIMENTE A MÃE SENDO VIOLENTADA PELO O SEU COMPANHEIRO, SENDO A PM SOLICITADA POR POPULARES ONDE ESTEVE NO LOCAL E CONSTATOU A VERACIDADE DO FATO SENDO AMBOS OS ACUSADOS PRESOS E CONDUZIDO ATÉ A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABIVEIS SEREM TOMADAS.



VIAS DE FATO (SOUSA) - RUA PROJETADA S/N-JD BRASILIA - 00:30min.

ENVOLVIDOS:GLEYDSON MOREIRA DE AQUINO E OUTROS, SOLTEIRO, 29 ANOS, DESOCUPADO, RUA SILVA MARIZ S/N SOUSA.

QUE SEGUNDO RELATO DO SENHOR JOSÉ ALEILSON ALVES O MESMO RETORNAVA DE UMA FESTA REALIZADA NO CONJUNTO MUTIRÃO,QUANDO EM DADO MOMENTO AO PASSAR PELA AVENIDA CITADA SE DEPAROU COM OS ENVOLVIDOS TROCANDO SOCOS E PONTAPÉS BEM COMO JOGANDO PEDRAS UNS AOS OUTROS, E QUE ALGUMAS DESSAS PEDRAS VIERAM ATINGIR O VEICULO DO MESMO UM CORSA PRATA DE PLACAS NPU- 9929,QUE DE IMEDIATO ACIONOU A POLICIA QUE ESTEVE NO LOCAL E PRENDENDO O INDIVIDUO POR NOME DE GLEYDSON SENDO QUE ESTE É PRESO ALBERGADO E QUE TERIA QUEBRADO O ALBERGUE DA COLONIA PENAL DE SOUSA.


14ºBPM


Por conta de Herança: filho mata o próprio pai com 3 tiros na cidade de Santa Inês

No início da tarde desta segunda-feira (19), a polícia da cidade de Santa Inês registrou um homicídio que chocou a população do Sítio Desterro, zona rural daquela cidade, onde o agricultor João Praxedes da Silva, 43 anos, foi morto com três tiros de revólver pelo o seu próprio filho o também agricultor, José Roberto da Silva, 19 anos.
Após o crime o acusado fugiu tomando rumo ignorado, já a vítima teve morte instantânea no local, sendo encaminhado para a cidade de Conceição para a necropsia. Conforme informações, o crime foi praticado por questões de herança. A polícia foi acionada e até o momento está realizando diligências, mas até o momento sem lograr êxito.



Virou Rotina: mais uma vez, dupla bebe, não tem dinheiro para pagar e termina presa

Um fato rotineiro vem acontecendo no restaurante Sabor da Terra, de propriedade do comerciante Francinaldo Francisco de Oliveira, conhecido também como “Naldinho”, aonde pessoas sem dinheiro vai ao restaurante, bebem e não pagam a conta.

Desta vez dois jovens, o estudante José Antônio Abrantes Batista, 19 anos, residente na Rua Simão Afonso de Carvalho e Daniel Batista, 18 anos, residente na Rua Francisca Sarmento de Medeiros, chegaram ao restaurante na madrugada de ontem para hoje, consumiram várias cervejas e na hora de pagar a despesa informaram que não tinham dinheiro para quitar a dívida. A polícia imediatamente foi acionada e conduziu os acusados para delegacia local e apresentados ao delegado plantonista para serem adotadas as medidas cabíveis.


Garota de 17 anos é encontrada morta com um tiro no peito na cidade de Patos

Por volta das 4h da madrugada desta segunda-feira (19) a adolescente Maria Graziele de Carvalho, 17 anos, conhecida também por “Sonimara”, foi encontrada por populares morta com um tiro no peito, no Bairro da Vitória em Patos.

A polícia foi acionada comparecendo ao local e em seguida o corpo da jovem foi encaminhado para IML para necropsia. Conforme informações da polícia, o crime provavelmente tenha sido cometido devido um acerto de contas, já que a vítima era usuária de droga. A polícia continua investigando o caso com intuito de descobrir o autor do homicídio.


Hidroastro Abrantes



PM estoura "boca de fumo" na cidade de Pombal

Após vários dias de investigação, policiais militares da 2ª CIA do 14º BPM (Pombal), estouraram dois pontos de vendas de drogas no bairro dos Pereiros, neste Sábado, 17. A operação, sob orientação do CMT da 2ª CIA, Ten Elton, foi realizada pelo SGT Plínio, Cabos Marcos e Evandro, Soldados Limeira e Claudiano, policiais esses, pertencente ao grupamento de Choque e Rádio Patrulha, foram ao local onde montaram campana, ficando confirmada a venda, resultando na prisão de duas pessoas e apreensão de um menor.

O primeiro a ser preso em flagrante foi Francimar dos Santos Lima (Rolinha) com 100 pedras de crack. Junto aos entorpecentes foram encontrados R$ 85,00 (Oitenta e Cinco Reais), que estavam sobre a cama, sendo também apreendido um aparelho celular de marca “MOTOROLA V3” de cor rosa e um comprovante de pagamento bancário da CAIXA ECONOMICA FEDERAL em nome de LEONARDO SANTANA DA SILVA no valor de 400,00 (Quatrocentos Reais), datado em 16/04/2010. Em seguida, houve a segunda investida, agora na casa do indivíduo conhecido por Leo. Ao adentrar a casa, os policiais presenciaram o menor A. B. F. e a Sra. MARIA SUELI SANTANA DA SILVA, de 29 anos, que foram conduzidos a D.P.C, sendo encontradas 28 pedras de crack escondidas na parede, em um recipiente de desodorante, todas embaladas em pequenas trouxinhas de plástico, material para embalar, um aparelho celular de marca SONY ERICSSON e segundo MARIA SUELI tudo pertencem a LEONARDO SANTANA DA SILVA, seu irmão, que não foi localizado.

Toda a droga tem um valor estimado de R$ 1.280,00 (Mil duzentos e oitenta reais).

A operação faz parte de uma série de ações preventivas e repressivas desenvolvida pelo atual Comandante da 2ª CIA, que tem o objetivo coibir o tráfico de entorpecente, roubos e furtos na cidade de Pombal.

Ascom

Ex-presidiário é assassinado dentro de sua residência na cidade de Brejo dos Santos

Por volta das 16h45mim, o COPOM de Catolé do Rocha-PB foi informado através de uma ligação telefônica de que na Rua José Alves, nº 395, Bairro do Nó, em Brejo dos Santos-PB tinha acabado de haver um homicídio naquela cidade.
Uma guarnição da PM se deslocou até o local, onde teve contato com algumas testemunhas que informaram que estavam assistindo o jogo de futebol com uns amigos na casa de sua genitora, quando dois indivíduos usando capacete adentraram na casa e com armas em punho efetuaram alguns disparos possivelmente de pistola e revolver calibre 38, vindo a matar o desocupado Ivanildo da Silva Brito vulgo “Bóia de Aluísio” de 22 anos de idade.
O policiamento realizou diligencias e informou o Delegado local para serem tomadas às providencias cabíveis.


Ronda do Sertão