domingo, 13 de junho de 2010

Plantão Policial - Sexta, Sábado, Domingo e Segunda-feira

domingo, 13 de junho de 2010

Vovó do tráfico é presa pela polícia na cidade de Sousa

Por volta das 10:40h deste domingo (13/06) Policiais Militares do Destacamento da PM de Marizópolis receberam denúncia de que um homem estaria em direção àquela cidade portando drogas. Os PM's realizaram abordagem a um veículo Kombi, onde encontraram o suspeito Francimar de Sousa, natural de Brasília - DF, com quatro pedras pequenas de "crack". Ao ser indagado de onde tinha adquirido a droga, o acusado revelou o local.

De imediato os PM's entraram em contato com a Tropa de Choque do Batalhão, em Sousa, que de posse das informações, se deslocou até um casebre às margens da BR - 230 no bairro Jardim Brasília em Sousa.

Quando chegaram à casa, os Policiais do Choque e da Rádio Patrulha encontraram Rita Vieira Maria da Conceição, de 75 anos de idade, com oito pedras grandes de "crack", o que segundo os policiais seriam divididas em mais de uma centena de pedras para a venda, além disso, ainda encontraram no interior da residência uma arma artesanal, um facão e uma certa quantia em dinheiro.

Na Delegacia de Polícia, Dona Rita relatou que era seu filho, Sebastião Vieira Lopes que juntamente com um traficante de prenome João, quem a mandavam comercializar as pedras pois os acusados diziam que por ser uma senhora de idade, não levantaria a suspeita da Polícia.


Bandidos fazem arrastão na estrada do Lastro e roubam armas de policiais

Mais uma vez a ousadia dos bandidos vem surpreendendo a polícia, no início da manhã desta segunda-feira (14), um grupo de bandidos fizeram mais um arrastão na estrada do Lastro, onde os larápios fizeram uma barreira e começaram a roubar as pessoas que transitavam pelo local.

O que mais chamou atenção foi o afoitamento dos bandidos, que conseguiram abordar e roubar as armas de dois policias militares que vinham do município do Lastro com destino a Sousa, entre as arma foi subtraído um fuzil. A polícia cercou toda área das idades de Sousa, Lastro, Santa Cruz, São Francisco e Aparecida com intuito de localizar e prender os bandidos.



POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMENS POR PORTE ILEGAL DE ARMA E AMEAÇA

Policiais Militares do14º BPM prenderam na noite de ontem no Sítio Murumbica Adriano Silva Santos, solteiro, 25 anos, agricultor e Francisco Ailton da Silva Santos, casado, 32 anos, agricultor, acusados de ameaçar o Sr. Antonio dos Santos, casado, 62 anos, após uma discussão. Segundo informações de testemunhas aconteceu uma queima de fogos no referido Sítio e Adriano e Francisco Ailton insatisfeitos com o fato discutiram com a vítima ameaçando-a com armas em punho. A Polícia Militar foi acionada realizando diligências que culminaram com a prisão do envolvidos supracitados e condução destes, juntamente com as armas, para a Delegacia local.


sábado, 12 de junho de 2010

POLÍCIA MILITAR GARANTE TRANQUILIDADE EM SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA - PB

Policiais Militares do 14º BPM, seguindo as orientações do Comandante da Unidade, o Tenente Coronel Dedeu, deslocaram-se até a cidade de São José da Lagoa Tapada - PB, onde estava acontecendo a Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O evento foi acompanhado por grande parte população com grande expectativa. Os policiais fizeram um trabalho preventivo, não sendo registrado nenhuma anormalidade.



Polícia Militar prende trio acusado de Tráfico e Posse Ilegal de Arma e Munição

Dando continuidade as diligências, por volta das 12 horas de 11/06, após denúncias dando conta de que no sítio Santarém, Bairro Mutirão em Sousa – PB funcionava um ponto de comercialização de drogas, diante das informações, a Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil montou uma Operação a fim de averiguar e, sendo constatado, por fim ao ponto de trafico de drogas. Os policiais ficaram em campana no sítio e observaram uma intensa movimentação de pessoas indo e vindo das proximidades da casa. Sítio este pertencente ao casal Francisco de Assis Melo (Duquinha), casado, 33 anos, agricultor e Francisca Bertícia Leite, casada, 32 anos, manicure, residente no mesmo sítio. Quando um dos indivíduos dali saía, foi repassada a informação aos demais policias que estavam aos arredores onde o mesmo foi abordado e com ele encontrado 02 (duas) pedras de “CRACK”, onde o mesmo informou que teria adquirido do Francisco de Assis Melo (Duquinha). O individuo identificado como Felipe Ferreira de Lima, Solteiro, 18 Anos, trabalhador braçal, residente no Mutirão, Sousa - PB. Quando as viaturas se deslocaram em direção a propriedade, o Duquinha que observava tudo á distância com um binóculo, tentava sair da chácara em uma moto, no que foi alcançado e abordado, com ele foram encontradas 8 (oito) pedras de “CRACK” enroladas em papel alumínio. Diante da situação flagrante, iniciamos uma busca no interior da residência, onde encontramos dentre outras coisas: 44 (quarenta e quatro) pedras de “CRACK”, totalizando 54 pedras, um tablete de maconha prensado, uma pistola cal.380 municiada, uma espingarda, R$ 2.600,00 reais, CPU de computador, papéis com a contabilidade do comercio ilícito e vários objetos sem origem lícita comprovada e que, segundo as denúncias, seriam objetos levados por viciados para a compra de drogas. Os envolvidos foram presos e levados até a Delegacia, onde foram Autuados em Flagrante.



Policiais de Sousa – PB, prendem trio acusado Receptação e posse Ilegal de Arma

Através de informações anônimas, o Serviço de Inteligência e Choque do 14º Batalhão e Agentes de Investigação da Civil, por volta das 09h30min de 11/06, prenderem Edmar Alves Araújo, 25 anos, solteiro, Agricultor, residente em Aparecida –PB e uma mulher que atende por Prêta (não apresentou documento de identificação e negou seus dados pessoais), bem como, apreenderam M. B. S., solteiro, 17 anos, estudante, residente na cidade de Aparecida-PB. Com os mesmos a Polícia encontrou duas Motocicletas, sendo uma Honda Titan, sem Placa, cor Prata e uma Honda Today, sem Placa, cor Prata, ale de 01 (um) Revolver Calibre 32 com 06 (seis) munições intactas. Os objetos foram encontrados no interior da casa onde o trio se encontrava. Todos foram presos em Flagrante e levados até a Delegacia de Sousa – PB e estão à disposição da Justiça.



Polícia Militar procura “Sursisado” acusado de praticar Roubo

Por volta das 21h00min de 11/06, Policiais Militares atenderam a um chamado feito através do telefone 190 e ao chegarem na Rua José Alexandre dos Santos, Bairro da Guanabara, Sousa – PB; foram informados pela adolescente C. S., com 16 anos de idade que o Detento Rodrigo de Sousa, com 26 anos, residente na mesma Rua, de posse uma faca peixeira, teria lhe roubado a quantia de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). O acusado encontra-se cumprindo Prisão Domiciliar concedida pela Justiça e evadiu-se domando destino ignorado. As diligências continuam com o objetivo de capturar o acusado e apresentá-lo à Autoridade Policial.



Polícia Militar procura acusado de Tentativa de Invasão em São Gonçalo – PB

Por volta das 21h00min de 11/06, Policiais Militares foram deslocados pelo COPOM do 14º Batalhão até a Rua da Gruta no Distrito de São Gonçalo, onde segundo Testemunhas, o acusado Adriano de Moura Alves, recém chegado de Brasília – DF, teria tentado invadir a residência da Senhora Maria Gonçalves de Anastácio, com 72 anos, residente na mesma Rua. A Polícia Militar se fez presente no local, constatou os danos na porta da residência não localizando o acusado que empreendeu fuga pelo Matagal, tomando destino ignorado. Diligências continuam no intuito de prender o acusado.



PM ATENDE A OUTRO ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SOUSA SOUSA/PB

Por volta das 18h55min de ontem 10/06, na AV. JOSÉ GADELHA-FREI DAMIÃO, Policiais Militares do 14º BPM, atenderam a uma ocorrência de Trânsito tipo atropelamento e ao chegarem no local SEGUNDO testemunhas que presenciaram o acidente, o Sr. ANTONIO CARLOS ALVES CASSIANO que conduzia a Motocicleta Suzuki 750, de cor preta e placa MNY-0984, ia sentido centro atropelou o Sr. RAIMUNDO BARRETO DA SILVA, solteiro, 73 anos, agricultor, residente no Frei Damião e estava numa bicicleta Monark Tropical, vinha em sentido contrario, ambos os envolvidos tiveram escoriações de natureza leve sendo socorridos ao H.R.S. e liberado em seguida. Os veículos foram encaminhados a Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

TENTATIVA DE FURTO – SOUSA/PB

Por volta das 12h30min de ontem 10/06, a PM foi informada que dois elementos estavam tentando destravar algumas motocicletas que se encontravam de fronte a Fábrica de Iogurtes Isis, uma guarnição da PM de imediato se deslocou até o local e encontraram os dois acusados, dois menores de 14 anos. Ao perceberem a presença policial o segundo envolvido jogou fora um objeto que se tratava de um chaveiro contendo várias chaves de motos. Os acusados foram apreendidos e conduzidos até a Delegacia Local para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.



POLICIAIS MILITARES ATENDEM A CASO “MARIA DA PENHA”

Policiais Militares pertencentes ao Destacamento de Marizópolis – PB, por volta das 12h30min dirigiram-se até o Sítio Jenipapeiro, onde de acordo com informações da vítima, a Srª ANTONIA ALVES DE SOUSA, 27 anos, solteira, doméstica e de testemunhas, o acusado, ANTONIO LINS DOS SANTOS (Toinho), 36 anos, solteiro, agricultor; há vários dias vem ameaçando sua ex-companheira. A vítima solicitou a presença da Polícia que esteve ao local e constatou a veracidade dos fatos, prendeu o acusado e o conduziu até a Delegacia de Sousa para que as providências legais sejam tomadas. O acusado já responde um processo pelo crime de Homicídio, no ano de 2005 na cidade de Marizópolis-PB.



POLÍCIA MILITAR ATENDE À ABALROAMENTO EM SOUSA/PB

Por volta das 10h30min de ontem 10/06, aconteceu um sinistro de trânsito do tipo abalroamento, envolvendo os Motociclistas KASSIO RAIMUNDO CASIMIRO, 23 ANOS, MOTOTAXISTA, RESIDENTE NO BAIRRO DA ESTAÇÃO, SOUSA – PB e a SENHORA RANIERE FERREIRA MATIAS, 31 ANOS, RECEPCIONISTA, RESIDENTE NA RUA DES. JOSÉ GADELHA. O acidente aconteceu quando o Sr. Kassio Raimundo transitava na sua mão de direção, na Rua Nestor José Sarmento, com a motocicleta Honda CG 150cc de placa MNR 7156 Sousa-Pb, estando com sua C.N.H e o licenciamento do veículo em dia, sendo que, a Srª Ranieri Ferreira saiu de uma rua para atravessar a Rua Cônego José Sarmento e ao adentrar a Rua Félix Araújo, numa motocicleta Honda BIZ 125cc de placa MOI 2524 acontecendo o abalroamento das Motocicletas. Não foram colhido dados da moto nem da condutora por motivo da mesma ter sido socorrida para ao H.R.S pelo SAMU. A Polícia Militar esteve no local isolando a área para maior rapidez no resgate Pré-Hospitalar, ordenou o tráfego de veículos e fez os levantamentos de Trânsito.



14º BPM


Obras em presídios: MPF ajuíza ação de improbidade contra 18 envolvidos em fraudes

Irregularidades causaram prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 442.354,80

O Ministério Público Federal (MPF) propôs, no dia 8 de junho de 2010, ação de improbidade administrativa contra 16 pessoas e duas empresas, em razão de malversação de recursos públicos federais repassados para a construção, reforma ou conclusão de estabelecimentos prisionais na Paraíba. Os fatos são referentes à Penitenciária de Cajazeiras (Convênio nº 50/1999), Presídio de Guarabira (Convênio nº 96/2000) e Presídios de João Pessoa – PB-I e PB-II (Convênios nº 08/2001 e 09/2001).

O desvio de recursos públicos atinge o valor de R$ 442.354,80. Esses quatro convênios, que são objeto da ação ora proposta, foram firmados entre o estado da Paraíba e a União, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de 1999 a 2001.

Igualmente, neste período foram firmados outros quatro convênios e um contrato de repasse, que não foram abarcados nessa ação, em razão dos fatos terem sido atingidos pela prescrição do ponto de vista da improbidade. São os seguintes: Presídio de Santa Rita (Convênio nº 17/2000), Presídio de Campina Grande (Convênio nº 86/2000), Presídio de Catolé do Rocha (Convênio nº 112/2000) e Penitenciária de Patos (Convênio nº 22/2001). Também está na lista o Contrato de Repasse nº 0183842-24, firmado em 2004, cujo objeto era a conclusão da Penitenciária Regional de Cajazeiras. Assim, estes ainda podem ser alvo de ações criminais e continuam em investigação pelo Ministério Público Federal.

Em fiscalização, a CGU identificou sérias ilegalidades em vários dos editais das licitações realizadas com os recursos dos convênios e contrato de repasse, tais como favorecimento a determinados licitantes e frustração do caráter competitivo dos certames. Na ação, o MPF também argumenta que na execução dos contratos houve superfaturamento e pagamentos por serviços não realizados. Essas manobras causaram significativo prejuízo aos cofres públicos.

Além dessas irregularidades, o MPF destacou ainda a elaboração de projetos básicos inadequados e insuficientes, manipulação de editais de licitação para que somente determinado licitante preenchesse as exigências de participação e conivência para que licitantes se utilizassem da manobra conhecida por 'jogo de planilha', onde o licitante aumenta ou diminui o valor dos itens licitados, fugindo do preço de mercado, de modo a garantir sua vitória na licitação.

As condutas foram praticadas por agentes públicos ocupantes de cargos efetivos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), bem como os integrantes do Conselho Técnico da referida autarquia estadual, responsáveis pelos procedimentos licitatórios e pela execução dos convênios e contrato de repasse firmados pelo estado da Paraíba com a União. Os envolvidos são os seguintes: Ademilson Montes Ferreira, Anna Thereza Chaves Loureiro, Antônio Alfredo de Melo Guimarães, Antônio Aureliano de Almeida, Carlos Roberto Targino Moreira, Eduardo Ribeiro Victor, Elizenda Sobreira de Carvalho Sousa, Francisco Lira Braga, Gilka Spinelly Fernandes da Costa, Hildon Régis Navarro, José Galdino, Ledson Rocha Carvalho, Luiz Carlos Sampaio da Silveira, Rômulo Sérgio da Silva Amarante, Sônia Maria Moreira Brandão, Uelson de Sousa Tavares e as empresas CCL Construções e Comércio Ltda e Construtora LRC Ltda.


Condenação

Na ação, o Ministério Público Federal pede a condenação dos envolvidos nas sanções previstas no artigo 12, inciso II, Lei n° 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Portanto, requer-se o ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

A ação foi assinada por um corpo de procuradores da República que atuam em João Pessoa.

* Ação de Improbidade Administrativa nº 0004604-17.2010.4.05.8200, ajuizada em 8 de junho de 2010.



Assessoria de Comunicação


HRC nomeia novos membros das Comissões de Licitação e Recebimento dando continuidade a projeto de saneamento de contas

Demonstrando, mais uma vez, a competência e o compromisso que possui com a gestão da saúde pública na região sertaneja, a direção do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), em conformidade com os preceitos legais da administração pública, nomeou novos membros para compor as equipes de Licitação e Recebimento da unidade de saúde para o exercício dos próximos 12 meses. Segundo o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, a substituição das pessoas que formam as Comissões é necessária, tendo em vista que a portaria que os nomeou já completou um ano. “Esse tempo é determinado por lei para que seja feita a modificação para que vícios sejam evitados”, argumenta o diretor do Hospital

Os novos membros da Comissão de Recebimento e Avaliação de mercadorias do HRC são Tereza Cristina de Oliveira, Rosangela de Sousa Soares e Kleber Alves de Sousa. Já os novos membros da Comissão Provisória de Licitação são Ana Emília Formiga Marques, Ruth Dayve Nobrega Gonçalves, João Batista Tavares Guedes, Maria do Socorro Sousa Ledo, Elson Pires Gonçalves.

“Estamos cumprindo a determinação legal que prevê a substituição dos membros das Comissões após um ano. Essa modificação se faz importante para que não haja vício junto aos fornecedores na ocasião de compra e recebimento de produtos”, justifica o diretor, lembrando que o procedimento hoje é realizado para a compra de todo e qualquer produto utilizado no Hospital Regional, a exemplo de medicamentos, material médico hospitalar, gêneros alimentícios (perecíveis, carnes, pães, hortifruti, produtos para alimentação enteral), gás de cozinha, etc.

De acordo com ele, o bom andamento dos processos licitatórios dentro do HRC resultou em diversas vantagens para a unidade de saúde, inclusive, na redução de custos e a possibilidade de investimentos no próprio hospital. E olha que a situação encontrada pela atual gestão no HRC era totalmente diferente. Muitas contas estavam atrasadas, inclusive havia um débito, já quitado pela atual gestão, de mais de R$ 1 milhão com fornecedores que, em função de atrasos nos pagamentos tinham suspendido a entrega de materiais básicos para o funcionamento da instituição, a exemplo de luvas, soro fisiológico, gases, medicamentos, etc.

“Conseguimos zerar essa dívida com parcelamentos, renegociamos a compra de medicamentos o que nos permitiu adquirir os mesmos remédios, em maior quantidade e com menor custo, contratamos mais profissionais, afastamos àqueles que não tinham compromisso com a nossa proposta de trabalho que prioriza, exclusivamente, o paciente e às suas necessidades, adquirimos novos equipamentos, enfim, melhoramos sensivelmente os serviços disponibilizados aos nossos pacientes”, destaca Dr. Antônio, lembrando que o hospital não tinha soro, gaze, seringas. “A situação era caótica”, destaca o diretor, mas, além muito empenho tivemos o importante apoio da Secretaria de Saúde, através do secretário de saúde, José Maria França, na implementação das mudanças e ações.

Para ele, o compromisso e a austeridade na administração das contas da unidade são os maiores responsáveis pelos resultados alcançados no Hospital. “O HRC se tornou referência em atendimento na região e melhorou sensivelmente a qualidade de sua prestação de serviços graças ao compromisso que assumimos com a administração da saúde pública, norteada, acima de tudo pela ética e a austeridade em suas contas”, finaliza Dr. Antônio.


Novos Integrantes

Para não comprometer o funcionamento efetivo do Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras (HRC), que aguardava a nomeação oficial de novos membros para os cargos de Diretor Técnico e algumas Chefias de departamento, o secretário de Saúde, José Maria França, resolverá a questão através de uma portaria interna que conduzirá os novos membros aos seus cargos. Com o ato, o secretário dará plenos poderes ao Dr. Frankly Andrade, cirurgião geral e vascular e professor da UFCG, para que ele atue como o novo Diretor Técnico; à Dra. Mônica Paulino, também docente da UFCG, para que ela passe a ocupar o cargo de Chefe do Núcleo de Enfermagem do HRC e ao Dr. Francisco José Gonçalves, Bioquímico, professor da UFCG, para que ele responda pelo cargo de Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hospital. Os novos colaboradores aguardam a oficialização da ocupação do cargo, que será feita pelo governador José Maranhão com a publicação das suas portarias no Diário Oficial do Estado.



Na expectativa

A direção do Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras (HRC) aguarda a visita do médico cardiologista e Conselheiro da Comissão Nacional de Residências Médicas (CNRM), Dr. Ricardo Rosado Maia. O objetivo principal da passagem do Conselheiro por Cajazeiras é emitir parecer a respeito de duas novas residências médicas no HRC. Trata-se de uma residência de Cirurgia Geral e outra de Ginecologia e Obstetrícia. A Comissão Nacional de Residências Médicas é regulada pelos Ministérios da Saúde e Educação.



News - Assessoria & Comunicação