segunda-feira, 14 de março de 2011

Prefeitura realizará nesta quarta-feira Licitação para Construção de Quatros Praças

O Setor de Licitação da Prefeitura Municipal de Sousa realizará nesta quarta-feira, dia 16 de Março, o processo licitatório para a construção de 4 praças publicas na Cidade de Sousa. Segundo as informações, a verba já está garantida, mais, o maior problema é com algumas empresas que insistem em tentar prejudicar a concorrência pública com empresas que não tem condições de tocar as obras.

Mais uma vez o setor de licitação da Prefeitura Municipal de Sousa irá convocar o Ministério Público para acompanhar a Licitação para evitar possíveis praticas de tentativas de irregularidades na concorrência, já que quanto mais rápido ocorrer a Licitação, mais cedo à população poderá ver concretizada a realização das obras.



Mário Gibson

CCJ é favorável à manutenção do exame da OAB. “Exame é remédio duro, mas necessário”, diz Senador Vital do Rego

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou que o exame de Ordem da OAB é “um remédio duro”, mas necessário enquanto as faculdades não formarem bons profissionais. Ele foi um dos senadores que se manifestaram durante votação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC que considera o diploma de curso superior suficiente para comprovar a qualificação profissional dos formados.

A matéria teve parecer contrário na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Na prática, se convertida em norma constitucional, a PEC 1/10 impediria instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil de realizar exames de admissão ao mercado de trabalho, afirma reportagem da Agência Senado de Notícias.

Em seu parecer, o relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), argumentou que a aprovação da proposta impediria que diplomados em cursos de graduação fossem submetidos a avaliações com o objetivo de obter registros profissionais. No entendimento do parlamentar goiano, a PEC, de autoria do ex-senador Geovani Borges, tiraria da sociedade um mecanismo de segurança importante para quem precisa dos serviços de advogados.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) observou que não há unanimidade a favor do exame da OAB. Em Recife, segundo ele, há decisões judiciais que impedem de forma temporária a realização da prova. No entanto, Valadares reconheceu a necessidade desse tipo de avaliação profissional, em razão da baixa qualidade do ensino no Brasil. “Pena que em um país como o nosso, um advogado tenha de passar pelo exame da Ordem, o que mostra a qualidade do ensino ainda lá embaixo” disse.

Além de Vital do Rego, também se manifestaram pela manutenção do exame da OAB os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Álvaro Dias (PSDB-PR).

Cícero Lucena destaca pioneirismo da Folha de São Paulo no jornalismo online

A participação da Folha de São Paulo nos movimentos políticos que resultaram no fortalecimento da democracia nos últimos anos e seu pioneirismo no jornalismo online, foram destacados pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), nesta segunda-feira (14), na sessão em homenagem aos 90 anos do jornal.

- Para a Folha de São Paulo, a democratização da informação, a apuração criteriosa, o jornalismo sério, imparcial e independente não são conceitos utópicos que se adquirem nos bancos de faculdade de comunicação social. São atividades praticadas no seu cotidiano - afirmou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, Cícero Lucena também lembrou a contribuição do grupo Folha na área de tecnologia da informação por seu jornalismo online, ao lançar, em 1995, o Folha Web.

- Foi o primeiro e pioneiro jornal do país transmitido pela internet em tempo real. Em 1996, lançou Universo Online - observou Cícero.

O parlamentar lembrou ainda que, no dia em que comemorou seus 90 anos, em 19 de fevereiro último, a Folha lançou na internet a versão fac-similar das suas edições desde 1921, num total de 1,8 milhões de páginas. Destacou também que é o primeiro dos grandes jornais brasileiros a digitalizar seu acervo integral e colocá-lo à disposição dos leitores.

- Peço que a Folha siga com seu compromisso de colocar-se "a serviço da nação" e possibilite a todos nós, seus leitores diários, a sintonização com o nosso tempo - concluiu o senador.



www.senado.gov.br/cicerolucena
http://twitter.com/cicerolucena

Diário Oficial traz novas nomeações para a Cidade de Sousa

O famoso DO tão vistoriado por muitos semanalmente, trouxe neste final de semana algumas nomeações, como o da Chefia de Ação Pedagógica da 10ª Regional de Ensino, cujo nome indicado é o de Amanda Maria Pereira Guedes. Já para Chefia de Assistência Técnica Escolar Integrada foi nomeada Marleide Quintino Barbosa e para a Chefia de Estatísticas, Jeane Cristina Francelino para.

Também foi nomeada para a Cidade de Sousa, Fransuelda Cavalcante Dias para secretária da EEEIEF Francisco Cícero Sobrinho.



Fonte: Diário Oficial

Vereadores se reúnem e discutem diversos temas na sessão da Câmara Municipal de Sousa

A Câmara Municipal de Sousa, casa de Otacílio Gomes de Sá realizou sessão ordinária nessa sexta-feira dia 11 de março, onde temas importantes foram debatidos e projetos relevantes entraram em pauta.

Na parte dos oradores o primeiro a usar a tribuna foi o vereador Ananias Vieira (PMDB) que fez uso da palavra para fazer um apelo ao Prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PTB) no que ele chamou de problemática da saúde de Sousa onde, ainda segundo o vereador, a prefeitura deve resolver com urgência os problemas da gestão de saúde do município, pois os cidadãos e cidadãs estão passando por sérias privações no atendimento da rede púbica municipal.

Logo após Ananias o vereador Dedé Veras (PSDB) usou a tribuna dizendo que Sousa vivencia um tempo diferente onde os funcionários e a opinião pública não precisam mais cobrar salários atrasados, a prefeitura não está sendo iluminada por gerador a óleo e mesmo a frota de veículos sendo triplicada, se paga mais de 3 vezes menos pelo combustível consumido.

O terceiro orador foi o vereador Daniel Pinto (PMDB) líder da bancada de oposição onde teceu críticas à falta de estrutura das festas carnavalescas promovidas pela prefeitura sousense, inclusive lamentando as reclamações de toda a população nas emissoras de rádio a respeito dos problemas do julgamento dos desfiles das escolas de samba na cidade. De acordo com o vereador Sousa estava despreparada e sem nenhuma ornamentação característica ao período festivo.

O líder da situação Vereador Aldeone Abrantes usou a tribuna logo depois ressaltando que o carnaval sousense foi de muita paz e de muitas boas opções para os foliões de Sousa e para os turistas. Segundo Aldeone os sousenses tiveram a oportunidade de presenciar o maior desfile de escolas de Samba do Nordeste do Brasil. “eu nunca vi tanta gente na avenida como eu vi no domingo de carnaval em Sousa”, enfatizou o parlamentar.

Como último orador da sessão, o Presidente Adilmar Cacá de Sá Gadelha iniciou
parabenizando o Prefeito de Sousa Fábio Tyrone que, segundo Cacá, vem implantando muitas ações em Sousa, sendo inúmeros benefícios onde o próprio Presidente da Câmara pode na semana que antecedeu o carnaval, acompanhar a comitiva do prefeito em algumas delas, “são ações que chegam a toda a cidade”, completou o presidente da casa.

No grande expediente destaque para a provação por unanimidade do requerimento de autoria dos vereadores Ananias Vieira e Daniel Pinto que envia ofício ao Prefeito Fábio Tyrone solicitando providencias no sentido de promover com maior brevidade possível o pagamento dos salários atrasados de 2008 dos servidores efetivos. O requerimento teve modificação no seu texto original onde, por sugestão da bancada situacionista, passou a constar também o pedido de envio à Câmara a listagem dos funcionários que receberam o salários da prefeitura municipal nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2008, últimos meses da gestão anterior. Ao término da sessão o Presidente Cacá convidou à todos a próxima reunião que acontecerá na quarta-feira dia 16 de março.



Ascom CMS