sábado, 19 de fevereiro de 2011

Em Sessão quente: Câmara de Santa Cruz vota contas de Chico Ferreira

Os vereadores da Cidade de Santa Cruz n Região da Grande Sousa, votaram no final da manhã e início de tarde desta sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2011, os dois pareceres dos exercícios de 2007 e 2008, referentes às prestações de contas do ex-prefeito Francisco Ferreira Sobrinho do PSDB (foto).

A sessão foi bastante movimentada, em pauta, dois pareceres, um que reprovou as contas e outro que foi devidamente aprovado, em cena um julgamento político que envolvia aliados e adversários e pouca neutralidade. Dos 9 parlamentares, apenas 8 estiveram presentes, já que o vereador Milton Sarmento adoeceu e não foi a sessão. Na defesa de Chico Ferreira falou o Advogado Cláudio Diniz, e na acusação o vereador Aldejones Abrantes que se encarregou de atribuir a artilharia de fogo contra o ex-prefeito.

No final das contas, o parecer que estava reprovado se manteve por 6x2, já o parecer aprovado por pouco também não foi reprovado pela câmara, mais com apenas um placar de 5x3, apenas as contas de 2008 ficaram reprovadas.

O que mais chamou a atenção na Sessão foi a posição coerente do vereador Luciano Caetano do PR, que manteve o voto para reprovação daquilo que foi apontado errado pelo TCE e votou favorável ao que foi devidamente aprovado pelos membros da corte em parecer entregue naquela Casa Legislativa.

Com a decisão de ontem, o ex-prefeito Francisco Ferreira Sobrinho se encontra inelegível e não poderá disputar novas eleições por um bom período, embora, que no início deste ano, Ferreira teria usado a imprensa e comunicado a sua decisão em abandonar a vida pública, tanto é que já transferiu o titulo para a Cidade de Sousa.



Mário Gibson

Prefeitura de Sousa Anuncia Pagamento de Aposentados e Pensionistas Nesta Sexta-Feira (18/02)

Na manhã desta sexta-feira (18/02), o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone anunciou, mais uma vez, de forma antecipada, o pagamento de todos os aposentados e pensionistas do município. Agora já são 26 vezes consecutivas que a Prefeitura de Sousa efetua o pagamento dos aposentados e pensionistas dentro do mês trabalhado.

Os aposentados e pensionistas têm recebido seus salários entre os dias 20 e 25, mas neste mês de fevereiro, com organização fiscal e financeira, a Administração Municipal conseguiu antecipar ainda mais o pagamento, que será realizado nesta sexta feira (18/02).

“A Prefeitura de Sousa tem um compromisso com todos os servidores do município, especialmente os aposentados e pensionistas. Estes servidores devido à idade e o tempo de serviço devem receber mais atenção por nossa parte, pois os mesmos já contribuíram bastante para o engrandecimento de nossa cidade, como forma de reconhecimento e respeito pela classe antecipamos ainda mais o pagamento dos aposentados e pensionistas, que neste mês estarão recebendo a partir de hoje, dia 18.” Declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

De acordo com o Secretário de Finanças do Município, Júnior César, o pagamento estará disponível nas contas dos aposentados e pensionistas a partir de hoje, às 12h00 nas suas respectivas agências bancárias.


Ascom Sousa

Professores anunciam paralisação de dois dias e ameaçam greve por tempo indeterminado

Uma assembléia comandada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Paraíba (SINTEP) foi realizada na tarde de ontem (18) para discutir indicativo de greve da categoria. Nos dias 22 e 23 de Março, a categoria realizará uma paralisação de advertência.

Já no dia 25, uma nova assembléia estadual vai definir se os trabalhadores da educação param por tempo indeterminado.

Os professores anteciparam que só descartam a greve caso as reivindicações entregues ao governador Ricardo Coutinho não sejam acatadas.

O presidente da entidade, Antônio Arruda, em entrevista a repórter Pollyana Sorrentino da Correio Sat, declarou que na semana passadasteve reunido com o governador, que teria se comprometido a rever as ações de corte de gratificações dos funcionários da Educação.

O benefício, implantado em outubro de 2010, foi suspenso no contracheque de janeiro.

Outra demanda apresentada pelos professores é a inclusão dos pro tempores cortados da folha do Estado.

Além disso, os trabalhadores da educação - que passaram a dar dois expedientes - reivindicam a garantia do pagamento de vale transporte e alimentação.



Adriana Bezerra

Merenda de Qualidade: Prefeitura de Sousa Promove “Sesi Cozinha Brasil”

Na tarde desta quarta-feira (16/02), no Centro de Treinamento de Professores “Governador Antônio Mariz”, a Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Educação e Desporto em parceria com o SESI realizou o programa de capacitação “Sesi Cozinha Brasil” para as merendeiras da rede municipal de ensino. O programa tem o objetivo de preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios.

Outra finalidade do programa “Sesi Cozinha Brasil” é que cada pessoa treinada pelo “Sesi
Cozinha Brasil” possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos no curso.

De acordo com a Secretária de Educação, Neumira Abrantes, a importância do programa é que as merendeiras possam além de melhorar a qualidade da merenda escolar, reconhecer os valores nutritivos dos alimentos, beneficiando todos os alunos da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Sousa vem desenvolvendo programas de interesse social, tendo em vista a qualificação dos servidores das diversas áreas de atuação no município proporcionando benefícios a toda população sousense.



Eraldo Pordeus - ASCOM - PMS

Em audiência com Ministro Alexandre Padilha, Senador Vital do Rêgo pede ampliação do PAC da Saúde na PB

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) obteve do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a garantia de que o Governo Federal deverá ampliar a verba destinada a ações do Programa de Aceleração do Crescimento no que se refere à Saúde, o chamado PAC da Saúde, nos municípios paraibanos. Padilha recebeu do Senador paraibano uma lista com cidades a serem beneficiados e garantiu a ampliação do programa para as localidades solicitadas.

Padilha lembrou que, em 2010, o Senador Vital do Rêgo conseguiu unir esforços para que o PAC da Saúde pudesse beneficiar mais de 35 municípios paraibanos. O Programa direciona recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde de pequeno e médio portes, com investimentos que variam de R$ 200 mil a R$ 400 mil.

Durante a audiência, o Senador Vital do Rego, que estava acompanhado do presidente do Diretório Municipal do PT de Campina Grande, Alexandre Almeida, disse ao ministro que estava orgulhoso dos frutos do trabalho realizado e que estava confiante de que ainda pode fazer mais pela população da Paraíba. “Com o apoio do Ministério da Saúde tenho a certeza de que o PAC da Saúde alcançará um número cada vez maior de pacientes na Paraíba”, disse o Senador.

Alexandre Padilha destacou a admiração que tem pelo Senador e assegurou que vai colaborar para o perfeito funcionamento do sistema de saúde na Paraíba. “O Vital é amigo de longa data. Todos os pleitos dele tem a minha sensibilidade e o apoio do Ministério da Saúde. Estaremos à disposição para que o Programa possa beneficiar todas as pessoas de baixa renda que procurarem a rede pública de saúde na Paraíba”, destacou o ministro.

Outras reivindicações - Além da ampliação dos recursos destinados à Paraíba através do PAC da Saúde, Vital do Rego e Alexandre Padilha discutiram outros pontos considerados importantes. Em todas as situações, segundo o Senador paraibano, o ministro mostrou-se sensível ao atendimento.

Dentre os assuntos destacados estão o déficit dos tetos físicos financeiros de média e alta complexidades, nos procedimentos de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), radioterapia, quimioterapia e tomografia, para evitar que pacientes tenham que se deslocar para outros municípios em busca de atendimento; e o aumento do piso de atenção básica de alguns municípios do sertão paraibano.


Assessoria

Bombeiros ainda não localizaram vítima de afogamento no Núcleo III

AFOGAMENTO

Corpo de bombeiros de sousa realiza busca em rio de vítima de afogamento. A vítima, o senhor José Ednaldo Sobrinho, 41 anos, separado, pai de três filhos, residente no Núcleo III, tomava banho no rio do Complexo Piranhas com os amigos, devido a correnteza muito forte, o mesmo não resistiu e veio a ser arrastado vindo a submergir duas vezes, sendo que a segunda vez os seus amigos o perderam de vista. As Buscas foram iniciadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sousa pela manhã e se estenderam a tarde sendo concluídas por volta das 16h00min devido a extensa área percorrida com mais de 06 km de rio, iniciadas nas imediações do núcleo II e terminadas na zona rural de Conceição de Baixo.

Novas Buscas serão iniciadas neste sábado onde o Corpo de Bombeiros percorrera o mesmo intinerario feito nesta sexta. Devido as fortes chuvas ocorridas no sertão Paraibano o Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas evitem ingerir bebidas alcoólicas e irem a banhos em locais de correnteza forte e profundos, como também saltar de pontes, sangrias , barreiros, pois com o aumento do nível de rios propencia o arraste de pedras, tocos, cercas, objetos que podem causar acidentes e deixar pessoas presas facilitando a ocorrência de acidentes e afogamentos.

Uma Noite de “Jovem Guarda” no “Matriz das Artes” Neste Domingo (20/02)

A Prefeitura de Sousa através da Fundação Municipal de Cultura apresenta para este domingo (20/02) no projeto “Matriz das Artes”, as seguintes atrações musicais: o cantor do Rio Grande do Norte, Tony Lima, com melhor do repertório da Música Popular Brasileira e a banda sousense Sertão Veredas, relembrando os grandes sucessos da “Jovem Guarda” dos anos 60 e 70.

Para os amantes da boa música será uma noite para rememorar uma época de romantismo que marcou toda uma geração, influenciado pelo Rock na Roll, em especial pelas músicas de Elvis Presley e The Beatles.

Destacaram-se como ícones da “Jovem Guarda”: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, The Fevers, Renato e Seus Blues Caps, Celly Campelo e Golden Boys.

Ainda no projeto “Matriz das Artes” o público encontrará a feira artesanal, com produtos feitos por artesãos do município e da região.


O “Matriz das Artes” tem início às 16h00 e término às 21h00, na praça da matriz Nossa Senhora dos Remédios.

A Prefeitura de Sousa investe nos projetos culturais e o “Matriz das Artes” é destaque regional, como mecanismo dos artistas e artesãos apresentarem seus trabalhos e obterem renda através de suas habilidades culturais, bem como um espaço de lazer garantido para as famílias e os turistas visitarem todos os domingos.



Ascom Sousa

Segundo o ONS, horário de verão gerou economia de R$ 30 milhões

SÃO PAULO – Na edição 2010/2011 do horário de verão, houve uma redução de 2.376 MW do consumo, o que representa 4,4% da demanda máxima por energia elétrica no horário de pico, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os dados preliminares foram divulgados nesta sexta-feira (18) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Esse montante representa uma economia da geração térmica estimada em R$ 30 milhões, o que traz como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

O horário de verão teve início no dia 17 de outubro de 2010 e vai terminar à meia-noite deste sábado para domingo.

Redução por regiões


Os brasileiros que moram na região do subsistema Sudeste/Centro-Oeste economizaram 1.821 MW, enquanto que os habitantes do subsistema Sul, 555 MW.

Assim, a redução de energia foi de 0,5% nos subsistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale a cerca de 10% do consumo mensal de Curitiba e 8% da capital carioca.

Benefícios

"As principais consequências da redução de demanda no horário de ponta são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operações do Sistema Interligado Nacional", destaca o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp.

Ele explica que o aumento da segurança operacional decorre da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, da maior flexibilidade operativa para realização de manutenções e da redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário.

Horário de verão


Desde o decreto publicado no Diário Oficial da União, em 9 de setembro de 2008, todos os anos o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

A exceção ocorre quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval. Nesse caso, o decreto estipula que o encerramento seja feito no domingo seguinte.



Bancos voltam a abrir na hora normal em estados sem horário de verão


SÃO PAULO – A partir da próxima segunda-feira (21), as agências bancárias localizadas em estados onde não vigora o horário de verão voltam a atender ao público no horário normal, ou seja, uma hora mais tarde.

Com o objetivo de assegurar o serviço de compensação, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou que o atendimento fosse adiantado nas agências do Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Vale salientar que alguns municípios desses estados foram exceções e não fizeram alteração do horário de atendimento. São eles:

Belém e região metropolitana (PA)

Fortaleza e região metropolitana (CE)

Manaus (AM)

Recife e região metropolitana (PE)

Salvador e região metropolitana (BA)

Previdência Social

Com o fim do horário diferenciado, a Central 135 da Previdência Social também volta a atender ao público de todo o Brasil das 7h às 22h. A ligação é gratuita para chamada de telefone fixo e tem custo de chamada local, se feita pelo celular.

Desde outubro do ano passado, o serviço estava funcionando das 8h às 23h no Distrito Federal e nos dez estados que adiantaram os relógios em uma hora (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Vale lembrar que, nos domingos, o serviço funciona apenas para atendimento eletrônico. Caso queira falar com uma atendente, o cidadão deve ligar durante a semana, entre segunda-feira e sábado.

Horário de Verão


Desde o decreto publicado no Diário Oficial da União, em 9 de setembro de 2008, todos os anos o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

A exceção ocorre quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval. Nesse caso, o decreto estipula que o encerramento seja feito no domingo seguinte.




nfoMoney