
Com o objetivo de discutir a natureza e concepção das políticas públicas de combate à pobreza praticadas no estado da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PT) realiza nesta quinta-feira (22), uma audiência pública no município de Cajazeiras, quando reunirá diversas autoridades, entre elas os dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Humano, de Planejamento e Gestão, de Infraestrutura e Administração, bem como prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região. A audiência acontece no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 09h00. Na ocasião, o deputado também discutirá a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba e a mudança na destinação dos recursos do Funcep. O incentivo a projetos na área da agricultura também será abordado, principalmente, em função da presença do coordenador do Projeto Cooperar, Plácido Rodrigues.
A audiência, desta vez em Cajazeiras, integra um conjunto de ações que o parlamentar vem desenvolvendo no interior do Estado, principalmente no sertão paraibano, a exemplo das audiências mais recentes ocorridas nos municípios de Santa Luzia, Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga para a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional. “A cada encontro que realizamos garantimos o nosso objetivo de fomentar uma discussão aberta com a sociedade civil e com representantes de órgãos fundamentais nesse processo, que também estão tendo a constatação de que a concentração de oportunidades na capital e na região da Borborema, causa um grande descompasso no desenvolvimento das demais regiões da Paraíba, ficando os habitantes dessas localidades sem emprego e sem renda, apenas sobrevivendo de ações assistencialistas”, disse o deputado.
Recentemente, Jeová prôpos uma emenda que muda a destinação dos recursos do Funcep. O PL foi aprovado na CCJ, por unanimidade, e aprovado em plenário pelos deputados e espera agora a sanção do governador José Maranhão “A população pobre precisa é de emprego e renda e não pode continuar vivendo de assistencialismoe com essa mudança que fomentará projetos de inclusão produtiva estaremos mudando a realidade destes cidadãos”, argumenta o parlamentar.
Segundo José Fialho, diretor de operações da Cinep e secretário executivo do Funcep, os gastos do Fundo já somam cerca de R$ 30 milhões em 2009 e foram destinados para o programa “Pão e leite”, doação de sementes e piscicultura. Os recursos do Funcep este ano devem atingir cerca de R$ 46 milhões e são oriundos de tributos que incidem sobre alguns produtos.
News - Assessoria & Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário