sábado, 10 de abril de 2010

Ministério Público Federal inaugura prédio próprio em Sousa

Obra é a primeira do Brasil construída com base em projeto padrão da Procuradoria Geral da República

O Ministério Público Federal inaugurou, ontem (8), o novo prédio da Procuradoria da República em Sousa, no sertão da Paraíba. O prédio é o primeiro construído com base em projeto padrão para Procuradorias nos Municípios, desenvolvido pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Procuradoria Geral da República (PGR). A obra está localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, s/n, Bairro Maria Raquel Gadelha.

O prédio está construído numa área de 1.515 metros quadrados, sendo 830,85 metros quadrados de área edificados. Ele tem gabinetes para procurador da República, sala de reunião, copa, salas para assessores, área administrativa e jurídica, banheiros para servidores e banheiros para público, central de ar-condicionado, depósito e arquivo.

Na ocasião, o procurador regional da República Luciano Mariz Maia representou o juiz do Trabalho Josias Figueiredo, viúvo da subprocuradora geral da República Armanda Soares Figueiredo (homenageada). Em seu discurso, o procurador elogiou a escolha do nome da subprocuradora Armanda Figueiredo para designar a nova sede da Procuradoria da República em Sousa. Ele descreveu a trajetória de vida da subprocuradora: "Paraibana, nascida em João Pessoa, ela foi serventuária da Justiça do Trabalho, onde encontrou, conheceu e apaixonou-se por Josias de Figueiredo, agora juiz do trabalho aposentado. Armanda formou-se em Direito aos 35 anos e aos 40 foi procuradora da República. Aos 50 já era procuradora regional da República, falecendo aos 63 anos já como subprocuradora-geral da República".

Luciano Maia destacou, também, que para a homenageada a dignidade e honra do cargo diziam menos do que a imensidão da pessoa que era."Armanda se orgulhava de anunciar-se, não como procuradora da República, mas como presidente das donas de casa de Recife, porque ela sabia que a civilização se faz com a transformação que as donas de casa realizam, educando seus filhos e filhas para serem responsáveis", lembrou.

Em seguida, o desembargador Federal Paulo de Tasso Gadelha, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, falou da importância da interiorização da Justiça no país e da luta bem sucedida que ele e o deputado federal Marcondes Gadelha empreenderam para levar uma vara federal ao município. "Trouxemos a Justiça Federal e a Procuradoria da República e o fizemos em respeito à cultura de Sousa, ao seu atavismo jurídico, a sua mobilização e ao seu poder de comando. Hoje é norma: ninguém faz Justiça sem levar os procedimentos processuais para o interior do país", destacou.

Em seu discurso, o prefeito Fábio Tayrone elogiou a atuação do Ministério Público Federal e a estrutura prédio inaugurado. "Para Sousa é um orgulho muito grande ter essa instituição e tê-la hoje num prédio condigno, decente e próprio. Tive a oportunidade de conhecer este edifício antes de sua conclusão e pude confirmar o esmero, carinho e cuidado com que foi feito".

Já a procuradora da Republica Lívia Maria de Sousa ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Procuradoria da República em Sousa, citando os nomes de cada servidor. "Aproveito a ocasião para reafirmar o nosso compromisso em prestar um excelente serviço público, como a população de Sousa realmente merece. Este é um prédio simples, mas sempre voltado para a funcionalidade para que tenhamos maior disponibilidade de prestar uma Justiça realmente tempestiva, que é o que todos esperam de nós", declarou.

Em sua fala, o procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba Victor Carvalho Veggi expressou sua grande satisfação por inaugurar a sede própria do MPF em Sousa e ressaltou que foi em Sousa a sua primeira lotação como procurador da República. "Outro motivo para minha satisfação é consolidar este sonho de todos os servidores e membros do Ministério Público Federal na Paraíba. O MPF está de parabéns".

Foi realizado, também, agradecimento especial ao apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), bem como à Prefeitura Municipal de Sousa, que fez a doação do terreno para a construção.

Selo de inauguração

A solenidade de inauguração foi marcada ainda pelo lançamento de um selo postal personalizado, alusivo à inauguração do edifício-sede da Procuradoria da República em Sousa. Na oportunidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi representada pelo diretor adjunto dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano Vasconcelos.

O selo apresenta duas partes. Na primeira, a bandeira nacional tremulando compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo, árvore-símbolo nacional. A segunda parte traz a imagem do edifício-sede, contendo no canto superior direito o Brasão da República e no canto inferior direito os dizeres: Ministério Público Federal – Procuradoria da República na Paraíba - Inauguração do edifício-sede da Procuradoria da República em Sousa, abril de 2010.

Participaram da obliteração (carimbamento) do selo os procuradores da República Victor Carvalho Veggi, Lívia Maria de Sousa e Rodolfo Alves Silva, o procurador regional da República Luciano Maia e a arquiteta da PGR Georgiana Gonçalves Dias.


Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário