sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Jeová critica influência do poder econômico nas eleições e defende reforma política com financiamento público de campanha

O deputado estadual Jeová Campos (PT), que também é candidato a deputado federal nas eleições de outubro, lamentou, em entrevista aos jornalistas no comitê de imprensa da Assembleia Legislativa, que o poder econômico, apesar das mudanças em vigor já este ano, ainda exerça forte influência sobre o processo eleitoral no Brasil. E a Paraíba, segundo o parlamentar, por ser um estado pobre, sofre ainda mais com esse desmando. “Por isso, defendo o financiamento público de campanha, além de tornar a disputa mais justa e igualitária, desta forma se evitaria uma série de desmandos próprios do período eleitoral”, afirma Jeová.

“Penso que na Paraíba, por ser um dos estados mais pobres do país, essa é uma prática ainda muito forte e eu lamento muito, porque o voto é um instrumento sacrossanto, enquanto fonte de poder. O poder não é do prefeito, não é do deputado ou do presidente. O poder político quem tem é o eleitor, o cidadão. É ele quem transfere e outorga esse poder a um mandatário e o mais correto seria que essa fonte fosse uma fonte pura, e não uma fonte com a impureza do abuso do poder econômico e da captação ilícita do sufrágio”, disse Jeová, citando exemplos. “Aquelas candidaturas que não tem vinculação nenhuma com o estado da Paraíba e que aqui chegam e montam uma estrutura são as mais denunciadas pelos movimentos contra corrupção”, salienta.

O parlamentar citou ainda a luta de alguns movimentos que investigam e denunciam essas práticas no país. Para Jeová, são atitudes como essas que orientam os eleitores para o voto consciente. “O Focco, por exemplo, está de parabéns pelo trabalho que faz. Tenho certeza que as mudanças já estão em andamento, mas ainda defendo a reforma política, que é a única forma de diminuir a corrupção e de exterminar de vez a compra de votos neste país”, destacou o deputado que essa semana fez questão de prestigiar a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa para o lançamento de campanhas a favor de eleições limpas na Paraíba.

“Quando eu organizo minha agenda e venho prestigiar um conjunto de entidades que se unem para lutar pelo voto consciente, é para dizer que sou mais um daqueles que defendem a reforma política e do financiamento público exclusivo de campanha’, afirmou Jeová, lembrando que só com essas mudanças o país terá eleições limpas de verdade. “Essas ações é para dar verdadeiramente o tratamento igualitário a todo mundo, que estaria numa mesma condição jurídica, consolidando de fato nossa democracia, que tem sido agredida brutalmente nos últimos anos pelos modos com que são feitas as eleições”, completa o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário