segunda-feira, 2 de abril de 2012

Confira programação da “Semana Santa” nas igrejas e paróquias da cidade de Sousa

A programação da semana santa nas igrejas da cidade de Sousa começou com o mutirão de confissões no final do mês de março, onde centenas de fiéis compareceram as igrejas para se confessarem uma semana antes do feriado religioso. Padres do Santuário Eucarístico do Bom Jesus, da Igreja Santana, da Capela de São José, da Igreja do Rosário e da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, receberam homens e mulheres, jovens e idosos durante três dias nos períodos da tarde e da noite.

As cerimônias seguiram com o dia de ramos celebrado este ano no primeiro domingo de abril com grande concentração na Capela de São José, no Bairro São José, onde houve a celebração da benção dos ramos. Em seguida a multidão seguiu para o Santuário Eucarístico do Bom Jesus onde foi celebrada a tradicional missa de ramos.

O padre José Elias, coordenador do Santuário Eucarístico do Bom Jesus, disse que cada paróquia coordenará a sua programação religiosa, definindo horários para as celebrações tradicionais da igreja.

Programação do Santuário Eucarístico do Bom Jesus Aparecido, em Sousa:

Na segunda-feira da semana santa: às 19h00 no Santuário a exibição de um filme sobre a paixão de Cristo.

Na terça-feira: às 19h00 haverá a celebração da misericórdia, onde os fieis se encontram e pedem perdão dos pecados a Deus.

Na quarta-feira: acontece a tradicional via sacra pelas ruas próximas ao Santuário do Bom Jesus no centro de Sousa.

Na quinta-feira: acontece a missa da “Ceia do Senhor”, conhecida também como a missa do “Lava Pés”. No Santuário vamos começar as 18h00 a missa da ceia e em seguida teremos o momento de adoração a Jesus Sacramentado até as 22h00. Após este horário na quinta-feira, faremos a procissão do “Silêncio”, onde os homens se reúnem na Capela do Abrigo Jesus Maria José, no Bairro do Angelim e de lá trazemos a imagem do “Senhor dos Passos”, num momento de silêncio e meditação em que Jesus entra no mistério de sua morte.

Na sexta-feira Santa, a sexta-feira maior: às 7h00 da manhã acontece a procissão dos jovens. Os homens saindo do Santuário com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Igreja de Santana, no Bairro da Estação com a imagem de Nossa Senhora das Dores, acontecendo o encontro em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios. As 15h00 ainda da sexta-feira, haverá a ação litúrgica da paixão e morte do senhor. Na sexta-feira santa não existe missa e sim a ação litúrgica com o beijo na cruz. A noite acontece a procissão do senhor morto, saindo da Igreja de Santana as 19h00, passando pelo Santuário Eucarístico e seguindo com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

No sábado santo, sábado de aleluia: registra-se o silêncio, onde toda a igreja é convidada a meditar a morte do senhor. Jesus está no sepulcro e a igreja é convida a meditar. As 8h00 da noite, haverá encontro na Praça do Milagre onde começará a vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, a mais importante que tem na igreja, porque aguardamos a ressurreição do senhor. Em seguida os fiéis seguem para o Santuário, onde irá haver a celebração da missa da Vigília Pascal, configurando-se o sábado de aleluia.

No domingo de páscoa: haverá a celebração de missa as 7h00 da manhã e mais uma missa as 19h00.



Portal Progresso
@george_wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário