
As cerimônias seguiram com o dia de ramos celebrado este ano no primeiro domingo de abril com grande concentração na Capela de São José, no Bairro São José, onde houve a celebração da benção dos ramos. Em seguida a multidão seguiu para o Santuário Eucarístico do Bom Jesus onde foi celebrada a tradicional missa de ramos.
O padre José Elias, coordenador do Santuário Eucarístico do Bom Jesus, disse que cada paróquia coordenará a sua programação religiosa, definindo horários para as celebrações tradicionais da igreja.
Programação do Santuário Eucarístico do Bom Jesus Aparecido, em Sousa:
Na segunda-feira da semana santa: às 19h00 no Santuário a exibição de um filme sobre a paixão de Cristo.
Na terça-feira: às 19h00 haverá a celebração da misericórdia, onde os fieis se encontram e pedem perdão dos pecados a Deus.
Na quarta-feira: acontece a tradicional via sacra pelas ruas próximas ao Santuário do Bom Jesus no centro de Sousa.
Na quinta-feira: acontece a missa da “Ceia do Senhor”, conhecida também como a missa do “Lava Pés”. No Santuário vamos começar as 18h00 a missa da ceia e em seguida teremos o momento de adoração a Jesus Sacramentado até as 22h00. Após este horário na quinta-feira, faremos a procissão do “Silêncio”, onde os homens se reúnem na Capela do Abrigo Jesus Maria José, no Bairro do Angelim e de lá trazemos a imagem do “Senhor dos Passos”, num momento de silêncio e meditação em que Jesus entra no mistério de sua morte.
Na sexta-feira Santa, a sexta-feira maior: às 7h00 da manhã acontece a procissão dos jovens. Os homens saindo do Santuário com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Igreja de Santana, no Bairro da Estação com a imagem de Nossa Senhora das Dores, acontecendo o encontro em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios. As 15h00 ainda da sexta-feira, haverá a ação litúrgica da paixão e morte do senhor. Na sexta-feira santa não existe missa e sim a ação litúrgica com o beijo na cruz. A noite acontece a procissão do senhor morto, saindo da Igreja de Santana as 19h00, passando pelo Santuário Eucarístico e seguindo com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
No sábado santo, sábado de aleluia: registra-se o silêncio, onde toda a igreja é convidada a meditar a morte do senhor. Jesus está no sepulcro e a igreja é convida a meditar. As 8h00 da noite, haverá encontro na Praça do Milagre onde começará a vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, a mais importante que tem na igreja, porque aguardamos a ressurreição do senhor. Em seguida os fiéis seguem para o Santuário, onde irá haver a celebração da missa da Vigília Pascal, configurando-se o sábado de aleluia.
No domingo de páscoa: haverá a celebração de missa as 7h00 da manhã e mais uma missa as 19h00.
Portal Progresso
@george_wagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário