A gestão municipal de São Francisco antecipando o que estabelece a Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que prevê o fechamento dos lixões até 2014, implantou no ultimo dia 21/05 a Coleta Seletiva em 100% da área urbana e no Distrito de Ramada, antes da implantação foi feito na cidade uma serie de reuniões com o Legislativo, Executivo, Servidores Municipais, Sociedade e Catadores. No mês de abril o Ministério Publico da Paraiba na pessoa do Promotor Estadual do Meio Ambiente Dr. José Farias promoveu uma Audiência Publica com o intuito de prestar a população maiores esclarecimentos sobre a lei.
Nas semanas que antecederam a implantação foi feito um forte trabalho de conscientização, mobilização e divulgação com o acompanhamento do MP/PB de como funcionaria a coleta na cidade, a população foi orientada a separar seus resíduos em 03 recipientes distintos, 01 para lixo Não Reciclável, 01 para lixo Reciclável e 01 Lixo Orgânico.
Os resíduos de saúde oriundos das residências estão sendo entregues na Unidade de Saúde que acondiciona de forma adequada e entrega para uma empresa incinerar, baterias, lâmpadas, pilhas e equipamentos eletrônicos são entregues em um ponto de recebimento na secretaria de obras que os enviara de volta as indústrias.
Já no primeiro dia da coleta seletiva observou-se uma adesão de 78%, mostrando assim que é possível preservar o meio ambiente.
A prefeitura integra o Consorcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos juntamente com as cidades de Aparecida (coleta seletiva implanta), Nazarezinho (coleta seletiva implanta), Vieiropolis (em fase de mobilização para implantação), Lastro (em fase de mobilização para implantação no dia 09/06/12), São José da Lagoa Tapada (em fase de mobilização para implantação no dia 18/06/12) e Santa Cruz.
A empresa Realmix Consultoria e Acessória foi contratada para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e gerenciar a Coleta Seletiva.
Simone Nascimento
Assessora Tecnica

Nenhum comentário:
Postar um comentário