
Durante audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial movida pela oposição do município de Vieirópolis contra o prefeito e vice eleitos Marcos Pereira e Antônio de Braga uma das 26 testemunhas acabou sendo presa por pratica de falso testemunho, Francisco Pereira dos Anjos, mais conhecido como “Chico de Ducarmo”, morador da própria cidade vieiropolense. Segundo as informações, a testemunha indicada pelos denunciantes apresentou duas versões sobre um suposto ato de compra de votos ocorrido durante o período eleitoral de 2008. Na primeira versão, o mesmo teria acusado o irmão do prefeito Marivaldo de ter ido até a sua residência e deixado dinheiro para que ele votasse no seu irmão o atual prefeito Marcos Pereira. Já na segunda versão foi apresentada uma declaração em cartório em nome da própria testemunha do qual desmanchava tudo que havia dito, tendo o Chico de Ducarmo alegado que assinou a declaração porque não sabia o que estava escrito no papel.
No interrogatório, foi explanado em alto e bom som o que havia nas duas declarações, tendo a testemunha sido questionada pela promotora que acompanhou a audiência Adriana de França Campos, sobre qual das duas versões seria a verdadeira, tendo o Francisco Pereira dos Anjos declarado na presença de todos que as duas eram verdadeiras, resultado, acabou sendo preso a pedido da promotora eleitoral por volta do meio dia desta segunda-feira dia 06 de abril e só foi liberado para a Delegacia por volta das 15h30min acompanhados de um policial e de um oficial de justiça e só após a assinatura de um Termo de Compromisso foi liberado para ir pra casa. O pior é que o termo assinado se refere ao compromisso de sempre que for chamado compareça a delegacia de policia para num processo a parte esclarecer onde está a verdade sobre as suas duas declarações.
A promotora eleitoral Adriana França deixou bem claro que Justiça é coisa séria e que a prisão ocorrida na audiência de Vieirópolis servirá de exemplo para outras pessoas que não se dispuserem a dizer a verdade, “quem mentir será preso por crime de falso testemunho e será encaminhado a Delegacia e eu mesma vou requisitar a prisão”, alertou a promotora eleitoral.
Ao todo oito testemunhas foram ouvidas no Cartório Eleitoral da Comarca de Sousa sobre as denuncias de Compra de voto em Vieirópolis, entre as testemunhas ouvidas estavam a ex-prefeita Santa Oliveira e o irmão do Prefeito também citado no Processo Marivaldo. A audiência acabou por volta das 22h50min da noite desta segunda-feira e só não demorou mais porque algumas testemunhas foram dispensadas sem serem interrogadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário