A Câmara Municipal de Sousa aprovou na sessão de ontem em primeiro turno a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que adequa o número de vereadores a faixa populacional.Nove vereadores estiveram presentes a sessão e foi aprovada a emenda modificativa a lei orgânica da câmara aumentando de 10 para 15 o número de veredores a partir de janeiro de 2013.
O projeto deverá voltar a pauta na próxima quarta-feira para votação em segundo turno e nas próximas eleições 15 vagas já serão oferecidas aos partidos políticos que irão disputar o pleito proporcional.
Cada agremiação partidária que na última eleição lançou 20 pré-candidatos a vereador, com a participação de seis mulheres, poderá apresentar até trinta concorrentes, com a observância de nove vagas para as mulhres disputarem o pleito.
O presidente da Câmara Municipal de Sousa, Adilmar de Sá Gadelha, Cacá Gadelha (PMDB - foto), destacou a aprovação da matéria e disse que "com o aumento no número de vereadores no legislativo sousense, haverá um fortalecimento da representatividade da população".
O vereador Denis Formiga (PMDB), também voltou favorável a regulamentação do aumento de vagas na Câmara Municipal, mas chegou a diz que " se dependesse da sua vontade pessoal, deveriam permanecer apenas as dez vagas, porque Sousa iria saber quem realmente tem liderança, quem realmente tem votos".
A matéria será votada em segundo turno na próxima quarta-feira na Casa Otacílio Gomes de Sá.
George Wagner

Nenhum comentário:
Postar um comentário