
O velho conhecido Açude Grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15) para a alegria e contentamento de todos os cajazeirenses, que se encantam com a beleza proporcionada pela sangria.
Centenas de curiosos se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro para observarem a passagem das águas, que levam na sua correnteza, pastas, peixes e até mesmo entulhos jogados por moradores dentro do açude.
A lâmina da sangria do açude Epitácio Pessoa (Açude Grande) ainda é baixa, chegando a 8 cm, mais a expectativa é que com as fortes chuvas que vem caindo na região, esta lâmina venha a aumentar.
A prefeitura municipal, já realizou a limpeza do sangradouro como também de todo o curso, onde as águas percorrem até chegar ao riacho do Catolé.
O açude grande, construído em 1804, foi propriedade particular da 'Fazenda Grande’, onde viveu Padre Rolim, fundador da cidade. O açude destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais. Historicamente uma peça chave para manter viva a lembrança da fundação de uma linda cidade.
JOSELITO FEITOSA
Diário do Sertão
Nenhum comentário:
Postar um comentário