sábado, 18 de abril de 2009

George Wagner e sua Coluna "Destaque Sousa no Jornal da Paraíba"


18/04/2009.

A COLUNA DESTAQUE SOUSA vem há mais de um ano levando as notícias da região de Sousa para a Paraíba inteira através do Jornal da Paraíba, o de maior circulação no Estado.

COLUNA DESTAQUE SOUSA/17 DE ABRIL DE 2009

GEORGE WAGNER

Várzeas de Sousa
O gabinete do Vice Governador da Paraíba, Luciano Cartaxo (PT), encaminhou nota a COLUNA DESTAQUE SOUSA, rebatendo as declarações prestadas neste espaço pelo Coordenador do Projeto Várzeas de Sousa, Demilson Lemos e pelo presidente da COPIVASA (Cooperativa dos Irrigantes), Francisco Dias, informando que teriam recebido denúncias de que um primo do vice governador teria invadido um lote de 5 hectares no projeto de irrigação do Governo do Estado.

Várzeas de Sousa I
Na nota de esclarecimento, o vice Governador disse que “não autorizou a ocupação de terras das Várzeas de Sousa destinadas a pequenos produtores rurais. Desautoriza qualquer pessoa, em qualquer situação, a utilizar o seu nome para justificar qualquer ato, lembrando que quem fala pelo vice-governador é somente o próprio vice-governador. “Nossa história política e pessoal foi edificada nos pilares do trabalho, da seriedade, do respeito e da transparência e, por isso, não aceitamos que outras pessoas utilizem o nosso nome de forma indevida”, afirmou.

Várzeas de Sousa II
Luciano Cartaxo ainda esclareceu que “se de fato aconteceu ocupação irregular de terras nas Várzeas de Sousa, o Governo do Estado tomará todas as providências cabíveis no sentido de apurar e punir os responsáveis pelas possíveis irregularidades, garantindo o direito dos trabalhadores rurais regularmente inscritos para recebimento das terras e a preservação do patrimônio público”.

Novo laudo
O Deputado Estadual Lindolfo Pires (DEM) conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa requerimento endereçado a Unidade do Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Sousa solicitando a realização de novo laudo nas dependências do Estádio Antônio Mariz, palco dos jogos do Sousa Esporte Clube no Campeonato Paraibano de futebol.

Novo laudo I
O documento solicitando nova inspeção no Estádio Marizão foi dirigido ao Capitão Eudésio Estrela de Lacerda, comandante da Companhia de Bombeiros na cidade de Sousa. O Deputado argumenta que existem vários laudos divergentes sobre a capacidade de público do estádio de futebol, sendo que um deles limita a presença de público a uma faia de 2.500 pessoas, o que inviabiliza a realização das partidas finais do campeonato, segundo consta no regimento da Federação Paraibana.

Novo laudo II
Com a existência de outros laudos apontando que a praça esportiva (Estádio Antônio Mariz) comporta mais de dez mil torcedores, o Deputado Estadual Lindolfo Pires propôs a realização de nova inspeção, “como forma de solver, dirimir dúvidas havidas, por ocasião da existência de laudos divergentes, pretendemos a feitura de um novo laudo conclusivo, acerca do conflito de capacidade, resolvendo assim de vez a pendência existência, inclusive judicial”.

Ação de Investigação Eleitoral
O juiz da Sexagésima Terceira Zona Eleitoral de Sousa, Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, conduziu a primeira audiência da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o vereador Assis Estrela (PDT) da Coligação Sousa Unida, acusado de distribuir camisetas com eleitores no dia da eleição na comunidade de Lagoa dos Estrelas.

Eleitoral I
O juiz, Henrique Jorge Jácome, disse que a audiência foi suspensa a pedido do Ministério Público para que duas testemunhas possam ser ouvidas em outra comarca, “tivemos que suspender a audiência a pedido do Ministério Público porque arrolou testemunhas que residiam em outra comarca e a parte investigada não se manifestou contra, então nós suspendemos a audiência”. O magistrado disse que apesar do adiamento dos trabalhos, três pessoas arroladas foram ouvidas sobre o caso, “na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, cada parte pode arrolar até seis testemunhas. O Ministério Público, das seis testemunhas que arrolou, duas residiam fora, uma não foi localizada e três foram ouvidas nesta audiência”.

Eleitoral II
O vereador Assis Estrela, que faz parte da bancada de apoio ao prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB), contratou os serviços advocatícios de Francisco Valdomiro Gomes, que representou a defesa do parlamentar na audiência realizada no Fórum Eleitoral Desembargador Walter Sarmento de Sá. Advogados do PMDB, que integra a Coligação Sousa Cresceu e Vai Crescer Muito Mais, representada pelo grupo Gadelha solicitaram a inclusão como assistentes do Ministério Público Eleitoral, alegando parte interessada no caso, mas o pedido foi indeferido pelo juiz Henrique Jorge Jácome.

Temporal
As chuvas fortes que causaram a interdição de trecho da BR 230 na cidade de Patos obrigaram que muitas pessoas da grande Sousa buscassem desvios para chegarem principalmente ao litoral paraibano. Os motoristas optaram por desvio existente na cidade de Pombal, passando pelos municípios de Caicó e Várzea, retomando o percurso da BR na cidade de Santa Luzia. Os veículos de grande porte que foram proibidos de trafegarem nos trechos afetados, também usaram a via para seguirem caminho.

Orçamento Participativo
Secretários do Governo do Prefeito Fábio Tyrone (PTB) realizaram reunião nas dependências do Escritório Regional do Sebrae com presidentes de Associações Comunitárias de Bairro da periferia de Sousa. Cerca de trinta líderes comunitários participaram do encontro com os Secretários de Planejamento, Rodrigo Gurgel, de Infra-estrutura, Gerlando Linhares e o Superintendente do DAESA – Departamento de Água e Esgoto do Município – Ricardo Peter.

Orçamento Participativo II
Segundo o Secretário de Planejamento, Rodrigo Gurgel, a reunião serviu para inaugurar uma proposta apresentada pelo prefeito Fábio Tyrone na campanha eleitoral do ano passado, acerca da implantação do orçamento participativo para definir as prioridades do orçamento para o ano subseqüente. Gurgel disse que a intenção do prefeito é realizar plenárias nos bairros da cidade para ouvir as sugestões de cada comunidade sobre a aplicação dos recursos públicos que chegam a edilidade.

“Só dá Nóis”
Com a falta de espaço no primeiro escalão do Governo do Estado e sem conseguir cargos também no segundo escalão, o ex-prefeito da cidade de Sousa, Salomão Gadelha (PMDB), vem buscando acomodar familiares nas assessorias do Palácio da Redenção. Esta semana o Diário Oficial trouxe a nomeação da filha do ex-prefeito, Mirian Pires Benevides Gadelha, que passa a ocupar o cargo de provimento em comissão de Assistente de Gabinete II, Símbolo CSE-1, com exercício na Secretaria de Estado da Administração. Aos poucos o grupo Gadelha vem buscando compensar através dos cargos estaduais, o prejuízo “financeiro” gerado pela perda do comando da Prefeitura de Sousa.

PEC dos vereadores
O Projeto de Emenda a Constituição Federal de número 333/04 (trezentos e trinta e três) poderá ser votado no senado até final do mês de maio gerando a criação de sete mil e trezentas vagas de vereadores nas casas legislativas do país inteiro com a medida entrando imediatamente em vigor, segundo costa em um tópico em especial do projeto, onde é afirmado claramente que a aplicação das medidas sugeridas se dará de maneira instantânea.

Em Sousa
A Câmara Municipal de Sousa tria um acréscimo de cinco parlamentares, passando a ter quinze vagas no plenário. A bancada do prefeito Fábio Tyrone ganharia reforço de três parlamentares, Flávia Garcia (PDT), Eduardo Medeiros (PTB) e o Sargento Zenias (PHS), que formariam ao lado dos outros vereadores, Aldeone Abrantes (PTB), Renato Garajau (PTB), Assis Estrela (PDT), Dedé Veras (PSDB) e Odair José (PTB). Já a bancada do ex-prefeito Salomão Gadelha (PMDB), ganharia o reforço de dois vereadores, Mozinho Gonçalves (PMDB) e Juscélio Marques (PMDB), que passariam a reforçar em tese a bancada já formada pelos vereadores Ananias Viera (PMDB), Cacá Gadelha (PMDB), Júnior de Nedimar (PMDB), Denis Formiga (PMDB) e Daniel Pinto (PMDB).

George Wagner do Portal Progreso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário