
Sete comunidades da zona rural de Sousa estão isoladas devido as fortes chuvas nos últimos dias. Moradores das localidades de Saguim, Baixio do Catolé, Várzea da Jurema, Recanto, Floresta e Catolé, que circundam o distrito de Lagoa dos Estrelas na zona rural de Sousa, estão ilhados em virtude da precariedade das estradas que ficaram intransitáveis com o registro os alto índices pluviométricos nas últimas semanas.
Em várias localidades, as pessoas estão esperando as águas baixarem para reativarem o acesso à zona urbana. Na localidade de Pereiros foi registrada uma chuva de 120 mm, o que gerou a sangria de açudes e barreiros de pequeno e médio porte. Fato semelhante também aconteceu no sítio Santa Gertrudes, com registro de grande volume de chuva, o que impossibilitou a locomoção dos moradores.
A situação acabou trazendo dificuldades para o recadastramento de beneficiários do programa Bolsa Família na região. A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Sousa, instalou um posto de atendimento na comunidade de Lagoa dos Estrelas, para evitar que as pessoas da zona rural se dirigissem até a sede do município, mas a situação caótica das estradas impediu que os agricultores saíssem de suas comunidades para providenciar o recadastramento.
Em virtude dos problemas registrados, a prefeitura de Sousa tranqüilizou os beneficiários do Bolsa Família e garantiu que tão logo as águas baixem, outra oportunidade será dada as famílias para regularizarem a situação junto ao Governo Federal.
Outra comunidade que enfrentou problemas de acesso foi a localidade de Curralinho, também na zona rural do município, onde as pessoas ficaram isoladas em virtude da precariedade das estradas, destruídas pelas fortes chuvas.
Na zona urbana de Sousa, o perigo margeia os bairros que ficam localizados as margens do Rio do Peixe que ganhou volume com as últimas chuvas, principalmente com os índices registrados na região de Cajazeiras. Moradores do Guanabara, Várzea da Cruz, Alto do Cruzeiro e André Gadelha, estão temendo a repetição da cheia registrada no ano passado, quando centenas de pessoas ficarão desabrigadas.
A Prefeitura de Sousa já acionou a Defesa Civil do Município, que nas últimas semanas realizou treinamento em várias comunidades, informando aos cidadãos quais as medidas que devem ser tomadas em situações de risco.
Portal Progresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário