segunda-feira, 23 de julho de 2012
Semelhante ao Caso de Sousa: PT Municipal vence guerra com o Diretório Estadual em Campina
TRT divulga salários e revela que juiz na PB ganhou R$ 98 mil em junho
Definitivamente. Uma sessão no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba, 13ª Região, pode ser considerada uma das mais caras do Brasil, superando o próprio Supremo Tribunal Federal.
É o que revela a divulgação dos salários dos juízes e desembargadores que compõem o pleno do TRT paraibano. Expostos nos portal da transparência, os salários revelam cifras pra escandalizar o mais frígido dos trabalhadores brasileiros.
O presidente do TRT paraibano, desembargador Paulo Maia, recebeu em junho passado um salário bruto de R$ 63.797,19. Depois dos descontos, ficou com pouco mais de R$ 51 mil.
Menos do que a ex-presidente do TRT paraibano, a desembargadora Ana Maria Madruga, que recebeu bruto um salário de R$ 73 mil, embolsando R$ 58 mil.
Os valores ultrapassam em muito o teto dos ministros do Supremo Tribunal de Federal, que giram em torno de R$ 26 mil brutos.
O caso mais extremo do TRT paraibano, no entanto, é do juiz Edvaldo Andrade (foto), empossado no dia 17 de junho de 2002. De acordo com os dados divulgados pelo próprio TRT, o nobre magistrado ganhou um salário bruto de R$ 98,768.55. Isso mesmo: quase R$ 100 mil !.
Depois dos descontos, ficou com salário líquido de R$ 80 mil. Somente o acréscimo em vencimento básico, que é de R$ 24 mil, chegou a R$ 70 mil sob a denominação de “Vantagem Eventual”.
Com tal remuneração, o desembargador paraibano deve ter um dos maiores salários do mês de junho do Brasil.
Juntos, somente os membros do Pleno do TRT paraibano custaram aos cofres públicos mais de meio milhão de reais somente em remuneração.
Veja a lista:
Valores pagos ao Pleno do TRT Paraibano Mês de Junho (Em Reais)
Paulo Maia (Presidente)
Bruto -63.797,19 brutos
Líquido - 51.012,71 líquidos
Carlos Coelho De Miranda Freire (Vice-presidente)
Bruto - 69,102.37
Liquido - 55,565.96
Ana Maria Ferreira Madruga
Bruto- 73.760,00 brutos
Líquido - 58.699,66
Vicente Vanderlei Nogueira de Brito,
Bruto - 74.090,00 brutos
Líquido - 54.981,79
Francisco de Assis Carvalho e Silva
Bruto - 72,318.33
Liquido - 55,508.27
Edvaldo de Andrade
Bruto - 98,768.55
Líquido - 80,972.63
Eduardo Sérgio de Almeida
Bruto - 69,825.25
Líquido - 52,434.91
Ubiratan Moreira Delgado
Bruto - 59,614.71
Líquido - 46,956.75
Wolney de Macede Cordeiro
Bruto - 59,483.90
Líquido 47,978.03
Luís Tôrres
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Câmara Criminal nega apelo a envolvido em agenciamento de “garotas de programa” em Catolé do Rocha
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, reunida na tarde desta quinta-feira (19), negou à unanimidade, provimento ao apelo em favor de Damião Pinheiro Dantas e manteve a decisão do juiz da comarca de Catolé do Rocha, que o condenou a uma pena de um ano de reclusão, em regime semiaberto e 10 dias multas. O relator do processo de nº 014.2007.003215-7/1 foi o desembargador Joás de Brito Pereira Filho.
Pleno do TJ recebe Notícia Crime contra prefeito municipal de Nazarezinho pela prática de crime de responsabilidade
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão ordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (18) recebeu, à unanimidade, Notícia-Crime nº 999.2011.001064-5/001, para que seja procedida as investigações sobre suposto de Crime de Responsabilidade praticado pelo prefeito municipal da cidade de Nazarezinho. O relator do processo é o desembargador João Benedito da Silva.
Prefeitura de Sousa Inicia Pagamento de Julho Hoje

Vale dos Dinossauros: TRF-5 determina paralisação imediata das obras das BRs 426 e 434
Primeira via da identidade será gratuita em todo Brasil

A emissão da segunda via do documento, porém, pode ser cobrada e a taxa, determinada pela legislação de cada estado. Atualmente, alguns estados já isentam o cidadão do pagamento da primeira identidade como o Rio de Janeiro e o Acre, além do Distrito Federal.
Para requerer a carteira de identidade é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento. Brasileiros natos ou naturalizados e o português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade podem obter o documento.
A lei sancionada pela presidente Dilma e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, modifica a Lei no 7.116, de 29 de agosto de 1983, que não traz expresso o direito à gratuidade.
Veja a cara das novas notas de 10 e 20 reais

As notas da segunda família do Real tem possuem marcas táteis e tamanhos diferenciados, com o objetivo de facilitar a identificação dos valores das cédulas pelos deficientes visuais, segundo o BC, além de elementos mais modernos para inibir falsificações.
O tamanho da nota de 10 reais será de 13,5cm X 6,5cm. A nota de 20 reais terá 14,2cm X 6,5cm. Essa não é a primeira vez que se usa o tamanho diferenciado de notas no Brasil. A primeira família de cédulas do Cruzeiro, lançada em 1970, era formada por seis denominações que variavam de tamanhos.
A previsão do BC é lançar as novas notas de 2 e 5 reais em 2013. Não será lançada uma nova cédula de 1 real. As notas antigas continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural, segundo o BC. O Banco Central informa, em seu site, que o número de falsificações tem diminuído ligeiramente nos últimos três anos.
Segunda Família
O projeto das novas cédulas é desenvolvido há vários anos pelo Banco Central em parceria com a Casa da Moeda. A atualização tecnológica das cédulas dependia da aquisição, pela Casa da Moeda de equipamentos de impressão mais modernos. Esse processo foi concluído em 2010. Segundo o Banco Central, os novos equipamentos permitem a impressão de desenhos mais complexos e com maior precisão.
Desde então, já foram lançadas as cédulas de 50 e 100 reais. A maior novidade nessas notas é a faixa holográfica, composta por desenhos descontínuos que, ao serem movimentados, apresentam efeitos de alternância de cores e formas. As notas mantiveram a marca d’água, que apresenta o valor da nota e a imagem do animal; e o número escondido, que aparece quando a nota é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos.EXAME.COM
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Presidente da Famup, Buba Germano, alerta os gestores para a execução do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
Famup
Com o objetivo de eliminar a existência dos lixões nos municípios brasileiros, foi implantada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a Lei nº 12.305 os municípios tem até 2014 para acabar com os lixões e instituir a coleta seletiva.
Em virtude da mesma lei, que estabelece também que os municípios só poderão ter acesso à recursos federais se tiverem seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos elaborados até agosto deste ano, o presidente da FAMUP, Buba Germano, vem alertar os gestores da obrigatoriedade da execução do plano para que não haja perdas para os municípios a partir do próximo mês.
Para entender um pouco mais sobre a Lei, o engenheiro civil Edmilson Fonseca escreveu para a Famup:
A Lei dos resíduos sólidos
No momento atual 165 milhões de brasileiros, ou sejam 85% da população vivem em cidades, onde a qualidade de vida, depende, em boa parte de politicas públicas, de diferentes setores da administração, que levem em conta os aspectos ambientais.
Apesar de temas como o desmatamento e o próprio código florestal, as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o patrimônio genético e a agricultura sustentável continuam a ser prioritários, não se pode esquecer do chamado agenda marrom, ou sejam o lixo e o esgoto, pois ambos são os principais problemas ambientais do Pais.
Outras questões urbanas, como o manejo das aguas pluviais e a drenagem urbana, a ocupação dos mananciais e das Áreas de Proteção Permanente, a prevenção de espaços verdes e a construção sustentável são exemplo de grande relação entre temas ambientais e as politicas urbanas.
Dentro dessas questões MMA (Ministério do Meio Ambiente) relacionados com a sustentabilidade urbanas a implementação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada através da Lei 12.305/2010, depois de vinte anos de tramitação no Congresso Nacional, transformasse em prioridade, acabar com os lixões até 2014 e implantar a coleta seletiva, a logística reversar e a compostagem dos resíduos úmidos, objetivos próprios dessa Lei e que são desafios para o poder público e para o setor privado do País e em especial para os Municípios titulares dos serviços de limpeza urbana . Esta mesma Lei estabelece que após agosto de 2012 a união somente poderá firmar convenio e contratos para repasse de recursos federais para Estados e Municípios, relativos ao tema, se eles tiverem elaborados seus de PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.