
O evento aconteceu no imóvel cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Paraíba, sede do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – localizado em Piancó, na Rua Virgílio de Araújo Silva, s/n, no Jardim Ouro Branco, a 120m do Fórum Eleitoral, onde está acontecendo o atendimento aos eleitores de 23 de janeiro a 23 de março de 2012, de segunda a sexta-feira das 08 às 18 horas, e aos sábados das 08 às 14 horas.
Compareceram à solenidade de implantação do sistema biométrico, o vice-presidente do TRE-PB no exercício da presidência, desembargador José Di Lorenzo Serpa; o Corregedor Regional Eleitoral, juiz João Batista Barbosa; o juiz da 32ª Zona Eleitoral, José Milton Barros de Araújo; a juíza da 66ª Zona Eleitoral, Luciana Rodrigues Lima; a prefeita do município de Piancó, Flávia Serra Galdino; o prefeito do município de Santana dos Garrotes, José Alencar Lima; o diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino; os secretários, de Gestão de Pessoas, Allan Oliveira; de Tecnologia da Informação, Luciana Norat; a assessora de comunicação institucional, Viviana Targa; as coordenadoras do Desenvolvimento: Márcia Queiroga; da corregedoria eleitoral, Vanessa do Egypto; da Produção e Suporte, Germana Guedes, entre outras autoridades.
A juíza eleitoral da 66ª Zona iniciou os discursos do evento: “É com grande satisfação que integramos o grupo de municípios paraibanos que farão parte do projeto de identificação biométrica para as eleições de 2012. Nossa satisfação consiste ainda em sermos parte desta Justiça Especializada respeitada no mundo todo pelo emprego de avançada tecnologia, rapidez na divulgação dos resultados eleitorais e de lisura inquestionável”, afirmou Luciana Rodrigues.
Em seguida, o desembargador José Di Lorenzo Serpa, presidente em exercício do TRE-PB, usou da palavra: ”Piancó começa, pelo sertão da Paraíba, a utilizar esta nova maneira de identificar o eleitor, por meio da biometria. O voto dá força ao cidadão brasileiro para que ele possa exercer esse direito de maneira plena; o que nós queremos é eleição limpa e transparente”, assegurou Serpa.
Flávia Galdino, prefeita de Pinço, ressaltou que: “Piancó está em festa com a utilização desta nova tecnologia, que seguramente será visitada por outros países”.
O prefeito de Santana dos Garrotes, José Alencar, assentou: “Entramos para a história, e a história vai fazer justiça”.
O desembargador Manoel Soares Monteiro, que recebeu várias homenagens dos munícipes de Piancó, sua terra natal, falou ao público: “O eleitor deve participar livremente do processo eleitoral, sem amarras, sem opressão, sem qualquer tipo de injunção, sem fraudes. É isso o que estamos trazendo à Piancó e à Santana dos Garrotes, com a implantação da biometria”, asseverou o presidente do TRE-PB.
Por fim, usou da palavra o diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio, natural de Piancó: “O eleitor é a razão de existir da Justiça Eleitoral; é com muita alegria que me vejo realizando a abertura dos trabalhos de biometria no município de Piancó; a verdade eleitoral é assegurar que aquele a quem escolhemos na intimidade, na lisura, de cada cidadão corresponderá ao voto que caberá na urna; ninguém mais votará em nome de ninguém; estamos à frente de um projeto que envolve todo governo federal, diversos ministérios, todos os poderes constituídos, para criar a maior base de dados informatizada do mundo; será uma experiência única que servirá de modelo para diversos países”, consolidou.
A primeira eleitora a fazer o recadastramento biométrico, Francineide Rafael de Souza, foi contemplada recebendo das mãos do desembargador Serpa, uma camiseta da Justiça Eleitoral alusiva à revisão com biometria.
No primeiro dia de recadastramento, em Piancó, a Justiça Eleitoral registrou o atendimento de 208 eleitores.
A revisão do eleitorado, nesses dois municípios, consiste em recadastrar 17.883 eleitores com coleta de dados biométricos.
Os eleitores que serão recadastrados devem portar comprovante de residência, documento oficial com foto e cópia desses documentos.
Serão utilizados 25 kits biométricos, cada kit é composto por um computador, uma câmera fotográfica e um leitor de impressão digital.
TRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário