terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pesquisa IBOPE que não foi divulgada já se encontra no TRE com o Juiz da Propaganda Eleitoral

O PolíticaPB teve acesso a pesquisa Ibope que foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pela Coligação Uma Nova Paraíba. A consulta, como foi anunciado pelo bloco de oposição, traz números bem diferentes dos que foram divulgados na última sexta-feira pela Rede Paraíba de Comunicação.

Na manhã desta segunda-feira (30) os advogados da Coligação “Uma Nova Paraíba” ingressaram com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contestando o resultado da pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (27) pela TV Cabo Branco. A representação (n° 6205-73/2010) já está pronta para ser encaminhada ainda nesta segunda-feira (30) ao relator que será o juiz da propaganda Eduardo José de Carvalho Soares.

A pesquisa que foi divulgada, como é padrão do Ibope, traz uma numeração interna JOB943-3/2010. Já a que foi contratada por um empresário de João Pessoa também possui um registro interno padrão: JOB1638/2010.

Apesar de ter acesso aos números, o PolíticaPB não pode divulgá-los, uma vez, que a pesquisa não foi registrada nem junto ao TRE e nem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A divulgação dos dados acarretaria multa, mas como a representação eleitoral é pública qualquer cidadão pode ter acesso aos números junto à Justiça Eleitoral.

Os dados da pesquisa que não foi divulgada mostram números diferentes para quatro candidatos. O percentual de votos de Marcelino Rodrigues (PSTU), Nelson Júnior (PSOL) e Ricardo Coutinho (PSB) é maior na pesquisa apresentada pela coligação de oposição. Já José Maranhão (PMDB) aparece com um percentual menor na consulta.

Entenda o caso

Na manhã desta segunda-feira (30) os advogados da Coligação “Uma Nova Paraíba” ingressaram com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contestando o resultado da pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (27) pela TV Cabo Branco. Segundo o advogado Fábio Andrade foi apresentado ao TRE dois relatórios contendo dados que comprovariam uma suposta fraude nos números já que o resultado não se assemelha aos divulgados na última sexta-feira.



PolíticaPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário