sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adaptação do HRC às normas do MEC contribuiu para ótima conceituação do curso de Medicina em Cajazeiras

Atendendo plenamente aos critérios de qualidade do Ministério da Educação (MEC), o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) foi destaque no documento que atribuiu conceito 3 ao Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ministrado no município de Cajazeiras. De acordo com o relatório da comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, a adequação do HRC para funcionar como hospital-escola foi de fundamental importância para a qualificação do Curso no sertão paraibano, que depende da existência de um campo de práticas para o aprimoramento técnico de seus 246 discentes.

De acordo com o documento, foram avaliadas as três dimensões do curso: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. Segundo o diretor do Centro de Formação Professores (CFP) do campus de Cajazeiras, José Cezário Almeida, na avaliação da comissão do MEC, a atuação do HRC foi determinante para a ótima conceituação do Curso, visto que a unidade de saúde, com a aprovação de três Residências Médicas em 2010, contribui bastante com o item ‘organização didático-pedagógica’ do curso.

“Desde 2007 quando o curso foi criado que não temos um campo de práticas. Com certeza o conceito preliminar do curso deve muito à gestão do diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, que conseguiu transformar a unidade de saúde em hospital-escola para o nosso alunado”, disse Cezário, lembrando que Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5, sendo os cursos com conceito 3, que foi o caso do Campus de Cajazeiras, aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC para funcionarem.

Para o diretor-geral do HRC, Antônio Fernandes Filho, a avaliação é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, bem como para a gestão do Hospital, que também comemora essa ótima conceituação. “Estamos satisfeitíssimos com este resultado. Ele prova o compromisso da reitoria da UFCG com o ensino de qualidade, bem como o empenho de toda equipe do HRC, que em parceria com o governo do Estado e a Faculdade Santa Maria, conseguiu a aprovação das Residências Médicas e contribuiu com o sucesso do Curso de Medicina em Cajazeiras”, comemora Dr. Antônio.

Pioneirismo

O Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras foi o primeiro hospital regional público do Estado a ter residência médica. O pleito para a realização da Residência Médica alcançado pelo HRC foi concretizado através de um projeto em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria, que em 2009 conseguiu aprovar três residências médicas: Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria, com ênfase em Neonatologia. Na ocasião da aprovação do projeto, o diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, foi homenageado publicamente na cidade de Cajazeiras, tendo em vista que foi o principal articulador do projeto junto ao MEC.


News - Assessoria & Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário