Atendendo plenamente aos critérios de qualidade do Ministério da Educação (MEC), o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) foi destaque no documento que atribuiu conceito 3 ao Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ministrado no município de Cajazeiras. De acordo com o relatório da comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, a adequação do HRC para funcionar como hospital-escola foi de fundamental importância para a qualificação do Curso no sertão paraibano, que depende da existência de um campo de práticas para o aprimoramento técnico de seus 246 discentes. De acordo com o documento, foram avaliadas as três dimensões do curso: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. Segundo o diretor do Centro de Formação Professores (CFP) do campus de Cajazeiras, José Cezário Almeida, na avaliação da comissão do MEC, a atuação do HRC foi determinante para a ótima conceituação do Curso, visto que a unidade de saúde, com a aprovação de três Residências Médicas em 2010, contribui bastante com o item ‘organização didático-pedagógica’ do curso.
“Desde 2007 quando o curso foi criado que não temos um campo de práticas. Com certeza o conceito preliminar do curso deve muito à gestão do diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, que conseguiu transformar a unidade de saúde em hospital-escola para o nosso alunado”, disse Cezário, lembrando que Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5, sendo os cursos com conceito 3, que foi o caso do Campus de Cajazeiras, aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC para funcionarem.
Para o diretor-geral do HRC, Antônio Fernandes Filho, a avaliação é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, bem como para a gestão do Hospital, que também comemora essa ótima conceituação. “Estamos satisfeitíssimos com este resultado. Ele prova o compromisso da reitoria da UFCG com o ensino de qualidade, bem como o empenho de toda equipe do HRC, que em parceria com o governo do Estado e a Faculdade Santa Maria, conseguiu a aprovação das Residências Médicas e contribuiu com o sucesso do Curso de Medicina em Cajazeiras”, comemora Dr. Antônio.
Pioneirismo
O Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras foi o primeiro hospital regional público do Estado a ter residência médica. O pleito para a realização da Residência Médica alcançado pelo HRC foi concretizado através de um projeto em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria, que em 2009 conseguiu aprovar três residências médicas: Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria, com ênfase em Neonatologia. Na ocasião da aprovação do projeto, o diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, foi homenageado publicamente na cidade de Cajazeiras, tendo em vista que foi o principal articulador do projeto junto ao MEC.
News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário