segunda-feira, 8 de março de 2010

Vereadores aprovam na Câmara Projeto para implantação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA

Depois de vários dias tramitando na Casa de Otacílio Gomes de Sá, finalmente a Câmara de Vereadores de Sousa aprovou na última sexta-feira, dia 05 de março de 2010 um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que autoriza a implantação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Sousa que será construída no Bairro da Estação e funcionará como uma espécie de Hospital de Pronto Socorro e Urgência.

De acordo com as informações, após a aprovação da matéria por parte dos parlamentares mirins, a Prefeitura terá o prazo de 55 dias para implantar a UPA de Sousa que receberá cerca de 200 mil reais mês do Governo Federal, para implantação desta nova casa de saúde.

Criado em 2002, o projeto das UPAs 24 horas integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso existentes em algumas cidades brasileiras, como Campinas/SP, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ. As UPAs são estabelecimentos de saúde que prestam atendimento emergencial de baixa e média complexidade, sete dias por semana, 24 horas por dia e estão integradas ao SAMU, à rede básica, ao Programa Saúde da Família e aos hospitais de referência. São unidades responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar.

A Unidade de Pronto Atendimento de Sousa receberá todos os casos de urgência e deverá contar com quatro médicos de plantão diários e deverá ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Gomes Sarmento, os recursos já estão assegurados por parte do Governo Federal. A unidade será equipada para exames de raios-X, ultra-som e outros, além de funcionar como uma unidade para atendimento de urgência e emergência inclusive nos fins de semana.


Mário Gibson
Foto Ilustrativa da Inauguração de uma UPA de Minas Gerais


Nenhum comentário:

Postar um comentário