quinta-feira, 29 de outubro de 2009

42 Auto Escolas estão envolvidas no esquema de concessão ilegal de Habilitações. Uma Empresa de Sousa está na Relação

29/10/2009.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), o coronel Américo Uchôa, superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), afirmou que 42 autoescolas em todo o estado estão envolvidas em um esquema de concessão ilegal de Carteira Nacional de Habilitação.As investigações resultaram na demissão de seis funcionários do órgão acusados de facilitar a aquisição do documento para pessoas inaptas.

Coronel Uchôa declarou que o envolvimento dos Centros de Formação de Condutores (CFC) no esquema foi descoberto durante os processos administrativos abertos contra os servidores do Detran. Somente em João Pessoa, onze empresas, entre filiais e matrizes, são acusadas de participar das irregularidades.

Ele comentou que as escolas chegavam a cobrar entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil para intermediar a compra ilegal de carteira de habilitação. Segundo o Detran, 93 candidatos tiveram o documento cassado e deverão responder a ações penais interpostas pelo Ministério Público. Muitos deles sequer sabiam ler ou escrever. Ser afalbetizado é um pré-requisito para participar dos exames da CNH. De acordo com o coronel Uchôa, agora caberá à Justiça avaliar que tipo de pena caberá a cada um.

O Ministério Público também será responsável por investigar de que forma as autoescolas colaboravam com o esquema. Se constatada a participação, a autoescola será descredenciada do órgão.O Detran também está apurando a participação de mais funcionários da instituição no esquema das fraudes.

Confira a Lista das Empresas denunciadas.

Patos

Cristo Rei

Cruz da Menina

Pombal

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sousa

Santa Anna Auto Escola

Patos

Bom Jesus


Fonte: Paraíba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário