
A Corrupção, oportunismo e mentiras, para a maioria dos brasileiros, são características diretamente associadas à atividade política, o que faz do político - seja ele honesto ou não - um criminoso suspeito por profissão. Não por menos o nível de desconfiança do político, quase sempre envolvido em escândalos, atinge patamares superiores a qualquer outra instituição do Brasil.
Na Paraíba, onde se respira política, não é diferente: 82% dos paraibanos não confiam nos políticos. É o que revela pesquisa feita em todo o Estado pelo Instituto Opinião, contratado com exclusividade pelo PB Agora. Foram ouvidos 1.985 eleitores em 80 municípios. Cerca de 82,6% dos entrevistados disseram que os políticos são “pouco confiáveis”.
De longe, o índice é bem superior à desconfiança da população em relação à Polícia (58,9%), Sindicatos (48,7%), Imprensa (36,6%) e Igreja (25,5%). De acordo com a pesquisa, o índice de desconfiança com os políticos é maior entre os jovens e cresce proporcionalmente entre aqueles mais bem informados, que é caso dos eleitores com curso superior e que recebem acima de dez salários mínimos.
Entre os jovens de 16 a 24 anos de idade, categoria para qual se atribui “o futuro do País”,a rejeição aos políticos chega a 87,5%, conforme pesquisa do Instituto Opinião na Paraíba.
PB Agora
Instituto Opinião Pesquisas Sociais LTDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário