
A decisão foi anunciada após reunião do Senador Vital do Rego (PMDB-PB) com diretores da instituição.
Para a reunião, Vital convidou também o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (Faepa) e da Comissão Nacional de Assuntos do Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba e do deputado estadual Francisco de Assis Quintans.
Durante o encontro, Vital colocou a preocupação com o endividamento dos agricultores nordestinos e pediu para que o assunto fosse detalhado, em busca de uma solução. “Só na Paraíba são mais de 41 mil agricultores que tem dívidas com o Banco do Nordeste. Destes, cerca de 21 mil não tiveram qualquer contato com o Banco com o objetivo de resolver a situação”, lembrou Vital.
Ao final da reunião, algumas medidas foram tomadas, em relação aos produtores. Primeiro, o BNB vai iniciar um processo de restabelecimento da relação Banco – Cliente que, segundo Vital, está desgastada. “O Banco vai enviar um comunicado aos agricultores informando sobre as últimas decisões da instituição em relação às dívidas e pedindo para que estes agricultores restabeleçam a relação com o banco”, disse.
De acordo com o senador paraibano, o Banco estabeleceu que os agricultores que tiveram dívidas de até R$ 10 mil terão remissão total deste valor. Já para os que tiverem dívidas de até R$ 35 mil, a instituição adotará descontos gradativos.
Audiência com TCU – Os diretores do BNB solicitaram a Vital a intermediação de um contato entre o banco e o Tribunal de Contas da União – TCU. Segundo Vital, a preocupação dos diretores do BNB é a de que o TCU tem feito cobranças ao banco em relação aos prazos para a execução de dívidas. “Vamos restabelecer esta relação entre o Banco do Nordeste e o TCU para rever estes prazos”, disse o senador paraibano.
Para isso, Vital disse que vai solicitar uma audiência com o TCU para debater o assunto. “Vamos propor a criação de um grupo de trabalho para discutir melhor essa questão”, disse. Outra decisão tomada durante a audiência foi a de propor a realização, dentro de um prazo de três meses, de uma Audiência Pública para debater os detalhes de uma Medida Provisória que restabeleça os direitos dos agricultores e produtores endividados, com a participação de representantes do Governo Federal e do Ministério da Fazenda.
Ao final da audiência, Vital recebeu elogios por parte dos diretores do banco, do representante da CNA e do deputado Quintans. “É a primeira vez em oito anos que vejo um político comprometido com a causa”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (Faepa) e da Comissão Nacional de Assuntos do Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário