terça-feira, 1 de março de 2011

Senador Vital do Rego vai buscar solução para impasse entre Governo do Estado e policiais em greve na Paraíba

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) disse na noite desta segunda-feira (28) que vai intermediar solução para o impasse criado entre Governo do Estado e policiais Civis, Militares, Delegados, Agentes Penitenciários e Bombeiros, que anunciaram greve por conta da falta de diálogo do governo para resolver a questão salarial das categorias. Vital disse que fará um pronunciamento, nesta terça-feira (01), no plenário do Senado, em favor de uma solução urgente para a questão.

Ele afirmou que o fará apelo em nome de uma solução urgente para a questão, já que a proposta do governo é apresentar uma solução a partir de setembro. “Primeiro é importante que a categoria seja recebida pelo governador. Pelo que a Paraíba acompanha, sabe-se que há previsão orçamentária para o pagamento do reajuste da categoria. Tanto que o próprio governo promoveu um remanejamento da verba. Então, falta um pouco mais de sensibilidade do governo e é isso que vamos sugerir”.

O Senador mostrou-se visivelmente preocupado com a situação e destacou que não é bom que permaneça o atual clima de instabilidade entre governo e policias. “A Paraíba tem aparecido como estado campeão em índices de violência e isto nos mostra que é necessário encontrar, urgentemente, uma solução para o problema”.

Ele lembrou que, nos últimos dois meses, os policiais tem buscado, em vão, estabelecer diálogo com o governador. “E, agora, o Governo vem com a proposta de que só terá proposta concreta mesmo em setembro. Isso a categoria não aceita. Além do mais, os policiais não aceitam propostas que excluam de qualquer benefício parte da categoria, como quer o governo, ao sugerir que inativos e policiais reformados fiquem de fora”.

Tensionamento – Vital disse que a preocupação aumenta por estarmos às vésperas do Carnaval, período em que muitas pessoas vão às ruas para brincar ou viajam para outras cidades, deixando suas residências sem proteção. “Estou preocupado com o quadro alarmante que poderemos ter, se o governo insistir em tensionar coma s categorias”.

Ele afirmou que percebe uma “unidade de propósitos” entre policiais Civis, Militares, Delegados, Agentes Penitenciários e Bombeiros, sobre o que a categoria reivindica. “Estamos às portas de um feriado. Faço um apelo ao governador para que instaure, imediatamente, uma mesa de entendimento com os policias, em busca do consenso”.

Força – Vital disse que a proposta de convocar a Força Nacional de Segurança não soluciona o problema. “A Força Nacional não dispõe de efetivo para se dirigir à Paraíba. Ela tem que estar em outros locais e a sua presença aqui terá um impacto mínimo na questão da segurança. Esta proposta nos deixa menos tranquilos”.

Segundo Vital, a idéia de convocar a Força mostra que não há interesse em negociar, mas de “esticar a corda”. Ele finalizou reafirmando a existência de condições financeiras para pagar o aumento dos policiais. “Tanto que o governo retirou os recursos que o governo anterior colocou para pagar o aumento dos policiais e relocou para outros programas. É muito perigoso o quadro que está se formando”.



Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário