quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UFCG de Sousa ganha 4 Novos Cursos

Campina Grande - Os campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vão ganhar mais 13 novos cursos a partir desse ano. Além disso, será criado um novo campus na cidade que vai oferecer curso de Cinema, abrigando ainda um estúdio cinematográfico e um auditório com capacidade para 600 pessoas, dando continuidade a expansão da instituição.


Os 13 cursos serão distribuídos entre cinco campi da Universidade. O de Campina Grande vai receber o de Cinema, Fisioterapia e Direito. Em Cajazeiras serão implantados os cursos de Educação Física e Fisioterapia. Já o de Pombal, o de Engenharia Civil. Em Patos a instituição pretende disponibilizar os cursos de Ecologia, Psicologia e Ciências Sociais. Em Sousa oferecerá os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo. “Queremos uma expansão ainda maior da Universidade para que todas as regiões do Estado possam contar com o ensino superior, e assim diminuir as desigualdades”, declarou o reitor, Thompson Mariz. Com os novos cursos seriam criados mais 3,6 mil vagas anuais.


Ele revelou ainda que Campina Grande deverá ter mais um campus, que será construído no bairro das Malvinas, oferecendo cursos como o de Cinema. “Também vamos transferir para lá, Arte e Mídia, Música, Desenho Industrial e Comunicação. Nesse campus está previsto a construção de um bom estúdio cinematográfico, auditórios e um centro de convenções que possa abrigar grandes eventos. Queremos partir para o investimento no audiovisual”, detalhou.


A ampliação dos cursos e o campus estão no Plano de Expansão 2 da instituição que será entregue ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) em fevereiro. O projeto está orçado em cerca de R$ 200 milhões
Na expansão novo campus também irá abrigar o Centro de Educação a Distância. “Passaríamos a ter um único local para oferecer formação a distância aos que optarem por essa modalidade”, complementou.


Pólos em 23 cidades


O Plano também prevê a implantação de 23 pólos universitários em cidades adjacentes aos campi já existentes, onde seriam instalados dois cursos em cada uma. Os municípios beneficiadas seriam Teixeira, Santa Luzia, Catolé do Rocha, São Bento, Coremas, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Triunfo, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monteiro, Serra Branca, Taperoá, Boqueirão, Picuí, Barra de Santa Rosa, Piancó, Conceição, Princesa Isabel, Juripiranga, Pedras de Fogo, Queimadas e Esperança.


O Plano de Expansão 2 da UFCG será apresentado em uma solenidade, marcada para o final de fevereiro, quando serão convidados a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Campina Grande, setor turístico, Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Pela sua importância queremos compartilhar com a sociedade civil organizada de Campina Grande, e mostrar a sua importância para a cidade”, sentenciou.


Giovannia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário