Com uma equipe multiprofissional formada por mais de dez pessoas, um Centro especializado novinho entregue recentemente e dez máquinas para a realização de tratamento, o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) colocou em funcionamento, na manhã desta quarta-feira (16), o seu mais novo serviço de hemodiálise, que deverá atender os pacientes portadores de insuficiência renal da região polarizada pelo município de Cajazeiras, no sertão paraibano. Na ocasião, um café da manhã foi servido aos primeiros pacientes beneficiados com o serviço, imprensa e a equipe médica que vai conduzir o Centro de Hemodiálise do HRC a partir de agora. Durante todo o primeiro dia de funcionamento do Centro, trinta pessoas realizaram sessão no Hospital, tendo em vista o prévio agendamento das sessões, que são realizadas em três turnos. Para o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, o funcionamento do Centro de Hemodiálise do HRC coloca um fim no sofrimento dos pacientes que eram obrigados a se deslocarem até a cidade de Sousa para realizar o tratamento. “O Hospital Regional atende não apenas a população do município, mas pessoas de 17 municípios da Paraíba e mais a população de alguns municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte que têm que se deslocar até o município de Sousa para fazer suas sessões, que agora não terão mais que se deslocar até Sousa para realizar o tratamento.”, disse o diretor, lembrando que, inicialmente, cerca de 40 pacientes já cadastrados no HRC utilizarão o Centro.
“Temos cerca de 40 pacientes cadastrados que já começam a utilizar o serviço. Só hoje trinta deles já se submeteram ao tratamento, sendo dez logo após o café da manhã de abertura, no final da manhã mais dez pacientes foram submetidos à hemodiálise e no meio da tarde, outros 10 passaram pelo mesmo procedimento”, afirmou Dr. Antônio, destacando que as sessões são realizadas em três turnos, sendo o primeiro a partir das 6h00 da manhã, o segundo a partir das 10h30 e o último turno a partir das 15h00, tendo cada um deles a duração de quatro horas.
O diretor geral do HRC, salientou ainda que novos cadastros também poderão ser realizados e que nada impede que novos pacientes também tenham acesso ao serviço. “Quem for portador de insuficiência renal e que necessite fazer Hemodiálise, precisa apenas ser encaminhado por um médico para integrar a lista dos pacientes cadastrados no HRC”, explica o diretor geral do HRC.
Estiveram presentes à abertura do serviço no Centro de Hemodiálise do HRC o prefeito da cidade de Cajazeiras, Léo Abreu, a secretária de saúde do município, Raelza Borges, além da representante do grupo Santa Terezinha, Ana Cecília, a diretora administrativa do HRC, Jaqueline Braga Abreu, além do diretor geral Dr. Antônio Fernandes Filho.
Equipe
A equipe vencedora da licitação aberta pelo Hospital Regional e que vai atuar no do Centro de Hemodiálise é composta por profissionais do Hospital Santa Terezinha, do município de Sousa. Ela é formada por dois Médicos Nefrologistas, cinco Técnicos de Enfermagem, uma Enfermeira especializada em Nefrologia, um Clínico Geral, um Técnico de Tratamento de Água, um Técnico de Manutenção de máquinas, além de uma Coordenadora que acompanhará a equipe.
News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário