sexta-feira, 14 de maio de 2010

Obras da BR 434 começam a ser executadas na próxima semana

Após a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da BR 434, que liga a cidade sertaneja de Uiraúna ao município de Icó (CE), no dia 31 de março, o deputado federal Wilson Santiago (PMDB), autor da emenda que possibilitou a federalização da estrada e a destinação de R$ 24 milhões de recursos da União para realização da obra, disse nesta quinta-feira (13) que os serviços começam a ser executados na próxima semana. Segundo Santiago a informação confirmando o início da obra partiu do próprio DNIT/PB. Ele lembra que a obra, a ser executada pela empresa vencedora da licitação, a Consórcio – Construserv, tem previsão para durar entre 12 e 18 meses.

Para Wilson Santiago, que conseguiu a federalização de 19 km da estrada, o comprometimento dele para com a obra continua até que a rodovia seja finalmente entregue à população. “Da mesma forma que eu me empenhei para conseguir federalizar o trecho e conseguir os recursos para a obra, estou me empenhando para que ela seja iniciada e só vou descansar quando a rodovia for entregue”, afirmou Santiago, que considera a obra de grande importância para o impulso da economia local, visto que representa benefício para o comércio, para as atividades agrícolas e qualidade de vida das populações dos dois estados nordestinos.

“Com a pavimentação, os moradores da região terão ampliadas suas opções de emprego e renda, bem como o escoamento de sua produção que após a pavimentação da estrada não correrá o risco de enfrentar grandes problemas na realização do percurso”, comemora Santiago. Além de Uiraúna, serão beneficiadas diretamente as cidades de Poço Dantas, Santarém e Bernardino Batista que passarão a ter um acesso melhor, uma vez que, atualmente, a BR 434 se constitui em uma via não pavimentada que em épocas de verão causam muitos transtornos por causa dos buracos e da poeira, e no inverno, acontecem vários atolamentos por causa da lama.

Os recursos federais que viabilizarão a pavimentação de 19 km da BR 434 são oriundos do Ministério dos Transportes, através do DNIT. O consórcio vencedor da licitação Construserv é formado pelas empresas Servitram e Construtora Progresso, sendo que uma empresa fiscaliza e a outra, executa a obra. A JBR Engenharia é a empresa que representa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte na supervisão e fiscalização da obra.

“Há mais de 50 anos que a população dessa região pedia a realização dessa obra. Me criei e cresci ouvindo esse clamor e ao chegar ao Congresso, apresentei um PL federalizando esse trecho que foi aprovado e depois sancionado pelo presidente Lula, possibilitando a alocação de recursos no orçamento da União para concretização desse antigo sonho, de forma que me sinto, especialmente, feliz em ter tido êxito nessa iniciativa que vai beneficiar boa parte da população sertaneja de meu Estado”, finalizou Santiago.


News - Assessoria & Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário