quarta-feira, 19 de maio de 2010

Focco aprova pacto para as eleições 2010 na Paraíba

O acordo entre diversas entidades visa a defesa do voto consciente

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), com a participação do Ministério Público Eleitoral, aprovou na manhã de hoje (19) o Pacto Paraibano em Defesa do Voto Consciente nas eleições deste ano no Estado. A reunião ocorreu na sede da Procuradoria da República, na Capital e contou com a presença das principais entidades da sociedade civil organizada, colaboradoras do Fórum.

Segundo o coordenador do Focco, Rainério Rodrigues, ficou decidido que todas as entidades que participaram da reunião irão assinar o pacto, adotando diversas atividades de forma conjunta para a conscientização do eleitor e a realização de eleições com um mínimo de infrações. “O objetivo é que possamos escolher candidatos que realmente possam representar de forma honesta e transparente o eleitor paraibano”.

De acordo com Rainério Rodrigues, o pacto será assinado no dia 27 de maio às 14h, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. “A escolha do TRE tem um fator simbólico, pois é lá onde se resolvem e se decidem as questões eleitorais”, adiantou.

Ainda conforme o coordenador do Focco, o pacto já começa a vigorar a partir do momento em que for assinado. “Nós já criamos, inclusive, uma comissão organizadora que vai se encarregar de estabelecer as medidas que serão adotadas de imediato como publicação de cartilhas, divulgação de atividades, formação de parcerias com a mídia para divulgar as informações aos eleitores, gravações de Vts com artistas locais para que possam de uma forma pedagógica orientar o eleitor para bem escolher seu candidato”, relatou.

Pacto - O pacto busca otimizar as ações e iniciativas dos órgãos e entidades pactuantes voltadas para a conscientização e o esclarecimento do eleitor quanto à importância do seu voto, incentivando-o a assumir uma postura ativa, denunciando às autoridades competentes toda e qualquer ação que desrespeite a lisura do pleito eleitoral, bem como prestar as devidas orientações educativas e preventivas aos candidatos, coligações, partidos e demais envolvidos no pleito.

Com a assinatura do pacto, cada entidade se comprometerá a incentivar a ética, a moralidade, a transparência e a legalidade na condução do pleito eleitoral, repudiando qualquer tipo de pressão (tais como ameaça, chantagem, coação), oferecimento de ajuda financeira, emprego, prestação de serviços ou qualquer tipo de vantagem em troca do voto.

Os pactuantes também se comprometerão a estimular os eleitores a denunciarem aos órgãos competentes toda e qualquer irregularidade identificada na condução da campanha eleitoral, em especial as condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário