
A pesquisa Nacional de Saúde Bucal, reunirá vários dados sobre a real situação da saúde bucal da população do país, realizando um diagnóstico in loco e detalhado para a melhor atuação das equipes de Atenção Básica.
Para se ter um diagnóstico mais preciso, o município de Sousa optou por ampliar a pesquisa, de 2 para 30 setores diferentes do município, ou seja, mais de 2.800% de abrangência, para que possa ser feito um levantamento epidemiológico mais amplo das condições da saúde bucal da população, com a finalidade de reorganizar a Rede de Atenção Bucal do município de Sousa.
A pesquisa será realizada nos domicílios sorteados previamente que receberão as equipes da Secretaria de Saúde onde serão realizados exames e serão coletados dados sobre as condições socioeconômicas das famílias das várias comunidades do município de Sousa, divididas em 30 setores onde serão examinadas cerca de 1500 pessoas através de 4 equipes que estão sendo Calibradas a partir de hoje (10/05) pelo professor Franklin Forte da Universidade Federal da Paraíba.
As equipes serão formadas pelas profissionais da saúde Drª. Beatriz Batista, Drª. Isabele Sarmento e a Drª. Zildemeiry Pedrosa e as atendentes de Saúde Bucal Silvana Alves, Wéllida Garrido, Geórgia Estrela, Vanusa Tomás, e coordenadas pela Drª Tereza Cristina, que percorrerão as comunidades até o mês de Julho de 2010. Segundo a Drª Maria Lindete Virgínio, coordenadora do programa de saúde bucal, a cidade de Sousa teve a sorte de ser escolhida para participar desta pesquisa sendo que, dos mais de 5500 municípios do Brasil, apenas 150 foram sorteados, entre eles, Sousa, ela ainda informou que serão pesquisadas pessoas de cinco grupos etários, sendo: de 5 a 12 anos, de 15 a 19 anos, de 35 a 44 anos e de 65 a 74 anos.
Ascom Sousa

Nenhum comentário:
Postar um comentário