
Será lavrado um documento relatando os principais problemas, que será encaminhado as autoridades competentes.
Na avaliação dos participantes da reunião ficou verificado os índices de perda de 70% do algodão, 100% do arroz, 95% do feijão e 80% do milho. Também foi avaliada a precária situação das pastagens impossibilitando o sustento do rebanho, e que em algumas localidades existe a necessidade de carros-pipa para atender as comunidades, onde os reservatórios apresentam 50% de sua capacidade.
Com a volta das chuvas 70% dos agricultores não voltam mais a plantar, ocasionando assim decretar o estado de calamidade no município.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, será feito um cadastramento dos pequenos agricultores juntamente com a EMATER e Agência de Desenvolvimento para oferecer a compra de ração com a CONAB para o sustento do rebanho. A EMATER enviou a Brasília um documento relatando a situação de alerta que passa o município.
Segundo Joaquim Nunes, a EMATER deve colocar no cadastramento do Garantia-Safra, cada técnico na sua área de atuação, também considerou solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) um número maior de quotas pra o município.
Na reunião também discutiu a possibilidade de buscar, junto ao Governo Federal algum programa que assista os agricultores atingidos.
Decom

Nenhum comentário:
Postar um comentário