quarta-feira, 24 de março de 2010

Reunião é Realizada Para Tratar às Perdas na Agricultura em Sousa

Na manhã desta segunda-feira (22/03), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, se reunião na Agência de Desenvolvimento de Sousa, para avaliar as perdas do plantio das culturas de milho, feijão, algodão e arroz; a situação das pastagens e o nível dos reservatórios. Estiveram participando da reunião: o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, Manoel Dantas, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gervásio Batista Francisco Vieira representando a EMATER, Ana Cleide Gomes representando a UACRES, Joaquim Nunes representando a UACRES e Sérgio Varandas representando Agência de Desenvolvimento Sustentável.

Será lavrado um documento relatando os principais problemas, que será encaminhado as autoridades competentes.

Na avaliação dos participantes da reunião ficou verificado os índices de perda de 70% do algodão, 100% do arroz, 95% do feijão e 80% do milho. Também foi avaliada a precária situação das pastagens impossibilitando o sustento do rebanho, e que em algumas localidades existe a necessidade de carros-pipa para atender as comunidades, onde os reservatórios apresentam 50% de sua capacidade.

Com a volta das chuvas 70% dos agricultores não voltam mais a plantar, ocasionando assim decretar o estado de calamidade no município.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, será feito um cadastramento dos pequenos agricultores juntamente com a EMATER e Agência de Desenvolvimento para oferecer a compra de ração com a CONAB para o sustento do rebanho. A EMATER enviou a Brasília um documento relatando a situação de alerta que passa o município.

Segundo Joaquim Nunes, a EMATER deve colocar no cadastramento do Garantia-Safra, cada técnico na sua área de atuação, também considerou solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) um número maior de quotas pra o município.

Na reunião também discutiu a possibilidade de buscar, junto ao Governo Federal algum programa que assista os agricultores atingidos.


Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário