
“Queremos oferecer uma estrutura capaz de acolher os usuários e isso implica prestar um atendimento com alto poder de resolução, coisa que o acolhimento por classificação de risco alcança com tranquilidade”, destacou Dr. Antônio, lembrando que com o acolhimento por classificação de risco, o paciente é atendido de acordo com a gravidade do problema. “No momento em que o paciente chegar ao hospital, os enfermeiros farão o seu acolhimento de acordo com sua gravidade e o encaminharão a uma determinada sala, que poderá ser vermelha, amarela, azul e verde, que representa o tipo de atendimento que ele terá”, explicou o diretor.
Segundo ele, o projeto de reforma do setor de Urgência e Emergência do HRC conta com a divisão de diversos ambientes especializados para o acolhimento médico, sendo a sala de cor vermelha, destinada aos casos graves, com risco de morte; a sala de cor amarela, para os pacientes em observação médica; a sala verde, para o atendimento médico programado e a sala azul, reservada para que profissionais capacitados estejam à disposição do paciente para orientações quanto a outros serviços de saúde para continuidade da assistência.
Além dessas divisões, outro espaço também já está em construção. Desta vez voltada para o acolhimento das famílias dos pacientes, que na ocasião serão acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. Após a conclusão da reforma, novos equipamentos também incrementarão os novos espaços. Conforme informações da enfermeira-chefe da unidade, Andréia Fernandes, a sala vermelha será uma espécie de UTI, totalmente equipada para realizar os primeiros procedimentos nos casos de urgência e risco de morte. “Lá teremos seis leitos e outros equipamentos vão chegar para o funcionamento de uma espécie de UTI”, disse Andréia.
Para o diretor-geral do HRC, Antônio Fernandes Filho, a implantação do novo método, dinamizará os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços. “Com o novo método, alcançaremos o aperfeiçoamento do trabalho em equipe com a integração e complementaridade das atividades exercidas por cada categoria e a maior conseqüência disso tudo é o excelente atendimento que retorna para os pacientes da unidade que serão acolhidos de forma humanizada e ainda mais competente”, destaca Dr. Antônio.
News - Assessoria & Comunicação

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