
As provas, de caráter eliminatório contarão com 100 questões de múltipla escolha, sendo 20 de cada uma de cinco áreas básicas da Medicina, dentre elas, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social e Cirurgia Geral. O HRC está disponibilizando quatro vagas, duas para cada área de especialização. Com a residência, o hospital terá quatro novos médicos a custo zero para o Estado, morando e atuando na instituição.
De acordo com o diretor-geral do HRC, o Dr. Antônio Fernandes Filho, a Residência Médica contará com 40 professores ao todo, depois da implantação das três residências, todos da UFCG, UFPB, Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para ele, a parceria firmada entre as instituições significa um avanço para a saúde pública da região, que atende não somente à demanda paraibana, mas também a de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Ceará. “A parceria do hospital com outras instituições de ensino, inclusive de outros estados, significa um grande avanço para a saúde pública da região. Quem ganha com isso é a população que passará a contar com um serviço especializado, o que também contribuirá para melhoria dos indicadores epidemiológicos em diversos municípios, já que o hospital atende não apenas a população cajazeirense, mas a 17 municípios paraibanos e ainda alguns municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará”, destacou o diretor.
O pleito para a realização da Residência Médica alcançado pelo Hospital Regional de Cajazeiras foi concretizado através de um projeto em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria. Em 2009, na ocasião da aprovação do projeto, o diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, foi homenageado publicamente na cidade de Cajazeiras, tendo em vista que foi o principal articulador do projeto junto ao MEC. “Se não fosse o empenho dele, nós não teríamos conseguido ir tão longe. Ser o primeiro hospital regional público do Estado da Paraíba a ter uma residência médica é uma vitória pra todos nós do sertão”, afirma Pablo Antônio Maia de Farias, Coordenador de curso de Farmácia da Faculdade Santa Maria.
A especialização e estrutura do HRC
A Residência Médica oferecida se constitui numa modalidade de ensino de Pós-Graduação, sob a forma de Curso de Especialização caracterizada por treinamento em serviço e destinada a médicos, formados em Escolas Médicas, reconhecidas pelo ministério da Educação (MEC). O HRC possui área de internação, ambulatório, maternidade, UTI e banco de leite humano. O hospital tem 600 funcionários, incluindo 77 médicos. Vinte e cinco foram contratados nos últimos meses para ampliar a capacidade de funcionamento. A estrutura ainda conta com 150 leitos, dos quais 136 estão em funcionamento, distribuídos entre as várias especialidades médicas e Centro Cirúrgico com três salas, estando em construção mais quatro. O HRC é administrado por uma direção tripartite, com representantes do Governo do Estado (Diretor Clínico), Governo Federal – UFCG (Diretor Geral) e Prefeitura de Cajazeiras (Diretor Administrativo).
News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário