segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pela primeira vez, "Classe Política de Sousa" trabalha de forma conjunta e Cidade é a Grande beneficiada com o asfaltamento de 26 Ruas

14/09/2009.
Depois da boa notícia da liberação dos recursos para o asfaltamento de 26 Ruas da Cidade de Sousa o que não falta é pai para a “criança” que parecia não nascer. Diante de tudo isto é importante fazermos um retrospecto no tempo para que todos possam saber como ocorreu à liberação dos recursos e quem lutou para que a obra pudesse em fim ter previsões reais de ser realizada.

De início podemos adiantar o seguinte. Tudo começou com uma promessa feita pelo Governador Cássio Cunha Lima que dizia não ter realizado obras importantes na Cidade de Sousa por conta da divergência política e administrativa, entre Governo do Estado e Governo Municipal, na época conduzido pelo ex-prefeito Salomão Benevides Gadelha, do qual o ex-governador sempre dizia, que precisava de um aliado a frente dos destinos do município, e assim que Fabio Tyrone fosse eleito, o primeiro presente para a Cidade de Sousa seria a verba de 2 milhões de reais para o asfaltamentos das 26 Ruas. Para que isso ocorresse é importante dizer e relembrar a luta do Deputado Estadual Lindolfo Pires que lutou muito para conseguir tal verba, chegou a ter a disponibilizá-la dias antes da saída de Cássio e correu boatos de que a verba teria sido depositada na Conta errada, e ao perceber o erro, já era tarde demais, Cássio foi cassado e José Maranhão já estava a frente do governo.

A partir de então, todo o esforço do Deputado Lindolfo Pires se tronava em vão, já que como membro da oposição perdeu a condição de articulador com o novo governo e então a história do asfalto parecia não ter mais jeito. Por outro lado, é preciso destacar o que ocorreu paralelamente com o decorrer dos dias, e dois fatores foram de grande importância para o prosseguimento dos contatos:

Primeiro, a iniciativa da bancada de vereadores do PMDB capitaneada pelo Líder da Oposição na Câmara, Vereador Daniel Pinto, que em nome da base e de todos os demais vereadores do PMDB foram a João Pessoa e numa reunião com o Governador José Maranhão, acompanhada do Deputado Leonardo Gadelha do PSB, agora na situação, reivindicaram em favor da liberação dos recursos, pois entendiam que a Cidade é quem sairia beneficiada, e obtiveram sinal positivo do Chefe do Executivo Estadual, para tanto os próprios parlamentares prestaram entrevista em emissoras locais contando o resultado do encontro.

O Segundo fator e também decisivo, pode ser destacado através da iniciativa do Governo Municipal através do Prefeito de Sousa, Fabio Tyrone do PTB, representado pelos secretários de Finanças Carlos Alberto de Freitas e o de Saúde Gilberto Gomes Sarmento, que junto ao Secretário Estadual de Saúde, José Maria de França, aliado de primeira hora de José Maranhão chegaram ao seguinte acordo, o Estado tinha recursos a receber do Hospital Regional de Sousa, já a Prefeitura de Sousa tinha a verba do convênio, ainda proveniente do Governo Cássio. Diante disso, a Prefeitura repassou o dinheiro, 1.250.000,00 R$ para a Secretária de Saúde com a garantia de o Governo Estadual repassar o mesmo valor do recurso como se fosse o valor da primeira parcela do convênio, o qual foi feito. Primeiro a Prefeitura repassou a verba e agora o Estado cumpriu com a sua parte depositando o mesmo valor do que havia recebido através da Secretaria de Planejamento.

A verdade é que todas estas pessoas citadas trabalharam para que os recursos fossem liberados, e o mais importante é saber que o maior beneficiado com tudo isso será a Cidade de Sousa. Não se pode negar que tudo isto ocorre também por que estamos às vésperas de um ano eleitoral, e mais uma vez precisamos refletir, se nós não tivéssemos dois representantes na Assembelia nada disso seria possível, pois, na liberação do dinheiro do asfaltamento das Ruas de nossa cidade não existiu em qualquer momento o dedo de nenhum representante de outra Cidade, por isso, estar mais do que claro que no próximo ano os sousenses que gostam de sua terra não podem desperdiçar o seu importante “voto” com gente de fora que só aparecem de quatro, em quatro anos.

Pra mim não importa muito descobrir essa tal paternidade, o que me deixa feliz é que de uma forma ou de outra a nossa Cidade será beneficiada com os recursos e o melhoramento do nosso trânsito. É claro que não se pode negar que a obra será realizada pela Prefeitura de Sousa, pois os Recursos já estão na conta, só que o Governo do Estado é quem disponibilizará a maior parte do dinheiro da obra ficando para a prefeitura apenas a contrapartida.



Mário Gibson

Nenhum comentário:

Postar um comentário