
Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira dia 24 de março de 2009, o prefeito do município de Sousa Fábio Tyrone, rebateu as declarações feitas um dia antes pelo seu ex-adversário nas urnas André Gadelha derrotado com 121 votos de maioria no último pleito em 2008.
Ele disse que lhe causou estranheza as declarações do ex-vice e prefeito de fato de Sousa André Gadelha do PMDB dizendo que o Povo de Sousa já sentia saudades da gestão do anterior prefeito, que segundo Tyrone, não há como ter saudades de um prefeito que só espalhou a corrupção, colocou Sousa nas manchetes policiais, desviou verbas públicas e que formou até quadrilhas do qual se incluía com muita ênfase o próprio vice prefeito André que só de Combustível ao seu Posto eram comprados pelo município algo em torno de 300 mil reais por mês, enquanto hoje o Governo atual gasta com combustível pouco mais de 60 mil reais mensal, provando que hoje Sousa tem um governo de mãos limpas, honesto e coerente que tem um plano de 4 anos para ser desenvolvido em Sousa.
O prefeito ainda fez questão de relatar as dificuldades que o município esta enfrentando com a Crise Econômica Financeira que passa o país, mas mesmo assim fez questão de frisar que apesar de todas as dificuldades o município está pagando em dia a todos os seus servidores e até de forma antecipada como no caso aos aposentados que já receberam março desde o dia 20, como também foram pagos dividas de parcelamento com o INSS e com a ENERGIDA e que em breve desenvolverá um projeto de reestruturação de todo o sistema de iluminação publica da Cidade, sem falar do repasse aos fornecedores e mesmo depois de tudo isso ainda foi possível repassar o Duodécimo da Câmara de Vereadores, resumindo é um Governo que cumpre com as suas obrigações, disse Fabio Tyrone.
Na mesma entrevista, o prefeito disse que já reformou pelo menos cerca de 10 Escolas, reconstruiu ainda vários Sistemas de Esgotamento Sanitário na Cidade, se realizou a abertura de Postos de Saúde que se encontravam fechados e ainda foi possível realizar cerca de mais de 6 mil atendimentos na Policlínica. O chefe do executivo falou também que o seu plano para Sousa é amplo, desde a construção de casas, calçar ruas sem esquecer do asfalto do qual disse que irá buscar junto ao novo governador os recursos destinados a malha asfaltica de nossa cidade e que pretende uma relação institucional com o Governo Maranhão para que Sousa seja beneficiada com investimentos para a população. “Eu sou da paz e vou pedir sempre por Sousa”, disse o Prefeito.
Sobre as denuncias contra o seu governo Tyrone foi claro, as pessoas querem cobrar em tão pouco tempo ações mais notáveis do governo, nós estamos trabalhando, são apenas dois meses e poucos dias, tenham certeza que em quatro anos nós vamos mostrar consciência, desenvoltura e já nos cem dias a casa já vai esta organizada, pois pegamos o município em estado de desmantelamento, nada funcionava, não tínhamos se quer energia, por aí da pra ver o tamanho do problema e da crise administrativa que Sousa enfrentava, sem falar dos mais de 1 milhão de kg de lixo que tiramos das ruas. “O Governo anterior instalou o calote, Sousa não tinha credibilidade de comprar em comercio nenhum, sem falar em atrasos sucessivos de fornecedores, de salários e se quer o prefeito ninguém via e nem andava em seu gabinete, eu estou todo dia, trabalhando, visitando os pontos de obrais e localidades e pronto para receber os sousenses mesmo que às vezes tenha que dizer um não, e mesmo assim estamos de cabeça erguida e trabalhando, porque acredito muito que quem trabalha com seriedade e tem competência e principalmente não quer levar pra casa vai conseguir realizar” completou o prefeito.
Sobre ainda às declarações de André, Fabio disse que todos sabem quem eu Sou, sabem de minha honradez, de cumprir com os meus compromissos. Quem tem problema de justiça, carta marcada e polícia federal não sou eu, sou limpo, um trabalhador e exerço com muita correção e simplicidade o meu cargo que foi outorgado pelo povo de Sousa e tenho certeza que tem consciência sabe dar valor a este governo, o que existe são algumas pessoas que não entenderam ainda que passou a campanha, que não entenderam ainda que qualquer insucesso faz mal a Sousa e fazem apenas a política do quanto pior melhor e apenas criticam um governo de pouco dias quando tiveram mais de 7 anos para trabalhar por Sousa e posso garantir que no final do nosso mandato faremos uma das maiores administrações de Sousa, pois o primeiro passo foi dado quando da organização inicial da máquina administrativa, resgatar a credibilidade, pagar em dia os compromissos e valorizar o servidor publico como o que ocorreu com os professores que desde janeiro já receberam o novo Piso Salarial dentro do próprio mês e ainda melhoramos o salário de alguns servidores o que significa respeito ao funcionário publico e inclusive se colocou a disposição do sindicato de qualquer dos servidores para solucionar ou esclarecer qualquer problema da classe. Finalizando disparou, “eu estranho muito as declarações do ex-vice prefeito, que tanto mal fez a Sousa, que tantos atos de corrupção cometeu e que todos sabem que não tem preparo para Administração privada e nem publica, e por isso, Sousa optou pela mudança, pois não suportava mais um governo familiar e corrupto”.
O prefeito ainda disse que não era milagreiro e nem prometeu milagres na campanha, mas era trabalhador, e que as declarações de seu adversário eram no mínimo hilariantes, falava como se a cidade tivesse saído do Paraíso e hoje vivenciasse o caos, pelo contrário, eles instalaram o caos e nós estamos revertendo isso, falou Fabio Tyorne.
Compra de votos:
Sobre a acusação de ter comprado votos na eleição de 2008, o prefeito se mostrou tranqüilo quanto ás denuncias feitas na imprensa e na justiça e disse que o judiciário e as pessoas sabem quem comprou voto na eleição do ano passado, que usou a máquina e quem teve assessores presos com dinheiro e lista pela polícia federal. A minha campanha foi à vitória de uma aliança de muitos, onde varias pessoas chegaram até a pagar para trabalhar.
Pagamento do Mês de Março:
Vai depender muito da parcela do dia 30 deste mês, mas a prioridade é o pagamento em dia dos servidores, cumprindo o nosso calendário anunciado, já os dos professores o recurso já está garantido com as verbas do FUNDEB, disse Tyrone.
DAESA:
O Governo reconheceu os erros e prometeu melhorias para o órgão, mais pediu também a compreensão dos usuários no tocante ao pagamento das contas, pois todo dinheiro que entra no DAESA hoje é bem investido e em prol da população. O governo vai dar certo, porque não desvia dinheiro publico e não pratica atos de corrupção.
DEMISSÃO DE SECRETÁRIOS:
Eu gostaria de dizer isto de publico, são pessoas honestas, competentes, que tem uma carreira no serviço publico um nome a zelar. Marcone e Lamartine prestaram grande serviço ao governo, foram pessoas muito fortes na campanha que nos levou a ser prefeito de Sousa, são co-responsáveis por esta mudança e apenas faltou sintonia e de minha parte faltou também eu conversar com eles. eu acho que o modo da demissão não foi correto, poderia ser feito pessoalmente, mais tava faltando sintonia, são pessoas também que embora votadas ao governo de tem outros afazeres e realmente tava na hora de acontecer isso, eles não saíram por falta de capacidade, não saíram por desonestidade, são pessoas probas, honestas e competentes, mais tava faltando um pouco de sintonia e eu nessa posição difícil de comandante tive que optar por algumas mudanças e repito, foi só por falta de sintonia.
Mário Gibson
Nenhum comentário:
Postar um comentário